O IPPUR mantém a tradição de publicação de edições comemorativas de coletâneas composta de textos de seus docentes a cada decênio de sua existência. A edição dos 20 anos do Instituto, a primeira a inaugurar essa tradição, foi organizada pelas professoras Ana Clara Torres Ribeiro e Rosélia Piquet intitulada “Brasil. Território da Desigualdade” (Jorge Zahar Editor, 1991) que apresentava textos inéditos dos docentes. Os 30 anos foram comemorados com a Edição Especial dos Cadernos IPPUR (2001-2/2002-1) organizada pelo professor Henri Acselrad com o título “Planejamento e Território. Ensaios sobre a desigualdade”. A edição dos 40 anos foi organizada pelo professor Jorge Natal e intitulada “Território e Planejamento” (Letra Capital, 2011).
Além das coletâneas comemorativas, em 2018 os professores Pedro de Novais e Fabrício Leal organizaram o livro “Território e Planejamento: perspectivas transdisciplinares” (Letra Capital, 2018) composto por artigos de seu corpo docente, no intuito de realçar as linhas do seu pensamento crítico, a interdisciplinaridade e as possibilidades de intervenção pública que marca a trajetória do Instituto.
Em virtude dos festejos de 50 anos do IPPUR, a tradição será mantida. Será lançado na Semana IPPUR 2022 o livro comemorativo do cinquentenário desse Instituto em formato de e-book composto por textos de seus docentes. Acesse as coletâneas já disponíveis.
Território e Planejamento
PUR/UFRJ 40 Anos: 1971-2021
Pensamento crítico, interdisciplinaridade e intervenção pública.
A obra, organizada pelo Professor Jorge Natal, foi lançada pela Editora Letra Capital, em 2011 em comemoração aos 40 anos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, da UFRJ.
Apresentação: Jorge Natal e Hipólita Siqueira
“Escrever a apresentação de um livro, seja ele qual for, constitui exercício eivado de preocupações. Uma delas diz respeito à forma propriamente dita (da redação); mas essa preocupação, felizmente, é superável graças à certeza de que logo adiante entrará em cena um bom revisor – o que nos permite seguir adiante (escrevendo). O problema mesmo radica na busca pela devida apreciação do trabalho a ser apresentado. No caso desta apresentação, no entanto, e aqui, infelizmente, a preocupação é enorme, pois não se trata somente (sic) de escrever algo que seja adequado em termos de conteúdo sobre um dado trabalho – mas sim sobre 27. As agruras dos apresentadores, no entanto, não param por aí, uma vez que esses 27 trabalhos sugerem pelo menos possíveis oito seções temáticas, refletindo, assim, com este número de seções, a pluralidade de vieses analíticos, metodológicos, teóricos etc. do atual corpo docente da nossa Casa e, por conseguinte, o tamanho da tarefa a enfrentar!”
Acesse a obra aqui.
Território e Planejamento: perspectivas transdisciplinares
Organizado por Fabrício de Oliveira e Pedro de Novais Lima Júnior, a obra lançada em 2018, pela Letra Capital, reúne textos dos Professores do IPPUR, já em sua nova conformação, com a criação da Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES/UFRJ).
Apresentação: Fabrício de Oliveira e Pedro de Novais Lima Júnior
“O Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi criado em 1971, no âmbito da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE). Um dos primeiros a oferecer cursos de pós-graduação nessa área no Brasil, o PUR deu origem, em 1987, ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ), que formou, desde então, cerca de 450 mestres e 200 doutores em Planejamento Urbano e Regional.
Em 2010, em cooperação com outras unidades de ensino da UFRJ, o IPPUR criou o Curso de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico Social (GPDES), de caráter pluridisciplinar, voltado para a formação de quadros profissionais capacitados a conceber, gerir e avaliar políticas, planos, programas e projetos de agências governamentais e não governamentais.
Neste livro apresentamos uma pequena mostra da produção do corpo docente do IPPUR desenvolvida em articulação com as atividades de pesquisa, ensino e extensão da pós-graduação e graduação do IPPUR/UFRJ. Os textos estão organizados segundo linhas de pesquisa que visam, em seu conjunto, a construção de um saber crítico sobre a realidade urbana e regional brasileira e a elaboração de metodologias e conhecimentos aplicáveis que contribuam para fazer do Planejamento Urbano e Regional um instrumento voltado para tornar nossas cidades e espaços regionais mais democráticos e justos”.
Acesse a obra aqui.