O Programa de Pós- Graduação em Planejamento Urbano e Regional – PPG-PUR – da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi criado em 1971, no âmbito da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia – COPPE. Um dos primeiros a oferecer cursos de pós-graduação nesta área no país, o PUR deu origem, em 1987, ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – IPPUR – vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE).
De abordagem interdisciplinar, o Programa de Pós-Graduação stricto sensu, o PPG-PUR, tem como campo basilar as Ciências Sociais, com ênfase na Economia, Sociologia e Ciência Política. Essa interdisciplinaridade se manifesta claramente na formação do corpo docente do Programa, que envolve professores formados em Arquitetura e Urbanismo, Sociologia, Economia, Engenharia, Geografia, História e Administração Pública. Como consequência, o Programa tem recrutado estudantes de diversas formações e com diferentes inserções profissionais.
Para enfrentar o desafio da interdisciplinaridade, o PPG-PUR optou por desenvolver uma organização acadêmica (currículo) com amplo conteúdo formativo, que se expressa na carga horária ocupada por disciplinas obrigatórias de formação teórica e analítica nos três campos disciplinares já citados, em suas conexões com a dimensão territorial dos processos sociais.
Mudanças significativas ocorreram no campo do Planejamento Urbano e Regional desde sua criação. Nesse sentido verificou-se uma evolução, ampliação e diversificação de temáticas, que passaram a incluir fortemente dimensões tecnológicas, ambientais, étnico-raciais, culturais e de gênero. Além disso, os processos de reestruturação territorial decorrentes das mudanças sócio-político-econômicas implicaram a necessidade de se repensar as escalas territoriais de análise dos fenômenos sociais e de intervenção política, colocando novos desafios para o Instituto.
O PPG-PUR conta com mais de 40 professores em seu quadro docente e tem uma única área de concentração, Planejamento Urbano e Regional, de forma a garantir tanto a interdisciplinaridade quanto a interação entre estudos de corte teórico e analítico e investigações com enfoques mais voltados para a intervenção e a orientação de políticas públicas.
Em consonância com a tríade que conforma a Universidade Pública no Brasil, realiza as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão de modo a consolidar uma abordagem com forte conteúdo interdisciplinar e ênfase na formação básica conjugada a uma visão plural dos processos sociais e espaciais, a fim de capacitar o pós-graduando para a pesquisa, a docência e/ou mercado de trabalho.
A proposta é a formação específica, capacitação profissional, formação política e técnica de sujeitos sociais para intervenção no debate público. Próximo de completar 50 anos, o PPG-PUR já formou mais de 700 mestres e doutores em Planejamento Urbano e Regional, consolidando-se como instituição de excelência no campo reconhecida nacional e internacionalmente.