O programa de Pós-Graduação mantém uma única área de concentração – Planejamento Urbano e Regional, de forma a garantir tanto a interdisciplinaridade quanto a interação entre estudos de corte mais analítico e investigações com enfoques mais voltados para a intervenção. Essa área de concentração está atualmente subdividida em 4 linhas de pesquisa, descritas a seguir:
Linha 1: Planejamento e Estruturação Urbana e Metropolitana
Está centrada na investigação acerca da produção do espaço construído, de grandes intervenções públicas no espaço urbano-metropolitano e dos conflitos que surgem em torno da apropriação do território.
Linha 2: Planejamento, História e Cultura
Centra-se na investigação da organização espacial das cidades através políticas públicas e governamentais e sua territorialização, enfocando aspectos da história, da identidade e da cultura.
Linha 3: Planejamento, Meio Ambiente e Tecnologia
Centra seus estudos nas mudanças na relação sociedade/natureza, nos conflitos e nas consequências ambientais sobre o território, assim como nas transformações decorrentes das novas formas e tecnologias de comunicação.
Linha 4: Planejamento, Território e Desenvolvimento Regional
Está centrada na investigação da produção do espaço regional, da dimensão interescalar e dos conflitos que surgem em torno da apropriação do território.
Linha 5: Planejamento, Gestão e Políticas Públicas no Território
Está centrada no estudo da gestão pública e políticas públicas e seus impactos territoriais, enfocando: federalismo, capacidades estatais, arranjos de gestão e governança, e interação entre Estado e sociedade civil, políticas públicas e seus recortes de gênero, raça, classe e outras formas de desigualdade e opressão.