O PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL E A GESTÃO PÚBLICA NAS PERIFERIAS DO CAPITALISMO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA CONDIÇÃO PERIFÉRICA

O mais tradicional evento da comunidade ippuriana chega à sua trigésima edição. De modo a celebrar este importante marco e fazer jus ao tradicional estímulo ao pensamento crítico e ao ativo engajamento na transformação da realidade socioespacial em que vivemos, a Semana IPPUR de 2025 tem como tema principal a discussão sobre o planejamento urbano e regional e a gestão pública nas periferias do capitalismo, em especial sobre os desafios e potencialidades da condição periférica nestes campos da produção do conhecimento e da ação social.

A escolha desta temática principal visa colocar em questão a importação, por parte de acadêmicos e ativistas situados em contextos periféricos e posições subalternizadas em diferentes escalas, de modelos teóricos e de práticas originalmente construídas para dar conta de contextos e posições centrais e dominantes no sistema-mundo capitalista contemporâneo. Por um lado, a iniciativa está alinhada com as discussões recentemente estimuladas pelos principais eventos de nosso campo, como o último Encontro Nacional da ANPUR, que enfatizou a pertinência de se pensar as ideias, políticas e práticas em territorialidades do chamado Sul Global. Por outro lado, a temática proporciona a oportunidade de colocarmos em perspectiva nossa posição no sistema-mundo, desessencializando-a e identificando o compartilhamento da condição periférica, subalterna e dependente com outras sociedades e grupos, impulsionando assim a solidariedade e cooperação intelectual e política entre pesquisadores e ativistas situados nas periferias, em suas múltiplas escalas e expressões. Particularmente, este último aspecto tem o potencial de fortalecer a internacionalização de nosso instituto, promovendo ainda mais o diálogo com instituições de ensino e pesquisa também situadas nas periferias do sistema-mundo.

Dentro deste escopo, os eixos temáticos que organizam as sessões de apresentação de trabalhos foram selecionados a partir de temas que compõem as linhas de pesquisa dos grupos e laboratórios do IPPUR, de modo que o tema principal da Semana IPPUR 2025 interpela a todos de forma transversal, direcionando os debates nas sessões. Inspirada por esses desafios, a Comissão Organizadora da Semana IPPUR 2025 convida a todos os grupos de pesquisa, docentes, discentes, alunos egressos, pesquisadores e técnico-administrativos à elaboração de contribuições, individuais ou coletivas, em torno dos eixos temáticos descritos abaixo e com as modalidades dos trabalhos a serem inscritos, descritas no item 2.1.

I.      Planejamento e Estruturação Urbana e Metropolitana

Trabalhos sobre a produção do espaço construído, de grandes intervenções públicas no espaço urbano-metropolitano e dos conflitos que surgem em torno da apropriação do território.

II.    Planejamento, História e Cultura

Trabalhos sobre a organização espacial das cidades através de políticas públicas e governamentais e sua territorialização, enfocando aspectos da história, da identidade e da cultura.

III.     Planejamento, Meio Ambiente e Tecnologia

Trabalhos sobre as mudanças na relação sociedade/natureza, nos conflitos e nas consequências ambientais sobre o território, assim como nas transformações decorrentes das novas formas e tecnologias de comunicação.

IV. Planejamento, Território e Desenvolvimento Regional

Trabalhos sobre a produção do espaço regional, da dimensão interescalar e dos conflitos que surgem em torno da apropriação do território.

V. Planejamento, Gestão e Políticas Públicas no Território

Trabalhos sobre a gestão e políticas públicas e seus impactos territoriais, enfocando: federalismo, capacidades estatais, arranjos de gestão e governança, e interação entre Estado e sociedade civil, políticas públicas e seus recortes de gênero, raça, classe e outras formas de desigualdade e opressão.

VI.  Gestão Pública e Terceiro Setor

Trabalhos sobre experiências que contemplem interações socioestatais envolvendo a sociedade civil por meio de ONGs, movimentos sociais, cooperativas, associações e outras formas de organização

3 – Inscrições

Clique aqui para se inscrever na Semana IPPUR 2025

2 – Template – Trabalhos

Clique aqui para acessar o template

1 – Edital

Clique aqui e acesse o edital

ETAPAS DATAS
Publicação do edital 01/07/2025
Início da inscrição de trabalhos para sessões temáticas, sessões livres, pôsteres, fotografias, vídeos e lançamento de livros 01/07/2025
Término da inscrição de trabalhos para sessões temáticas, sessões livres, pôsteres, fotografias, vídeos e lançamento de livros 25/08/2025
Resultado da seleção 15/09/2025
Divulgação da programação completa e início do prazo para inscrição de ouvintes e monitores 19/09/2025
Prazo para envio dos arquivos (vídeo, fotografias e pôsteres) Até 26/09/2025
Prazo para envio dos arquivos (vídeo, fotografias e pôsteres) 08/10/2025
Término do prazo para inscrição de ouvintes 17/10/2025
Realização da XXVII Semana IPPUR 2025 13/10 a 17/10/2025
Prazo para envio de trabalho escrito completo (condicionado à aprovação do comitê científico) 17/11/2025