Boletim #74
Boletim IPPUR nº 74, de 31 de outubro de 2023
O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PPGPUR) Igor Dalla Vecchia aborda temas trabalhados na disciplina optativa Gestão Pública da Informação (GPI), ofertada no curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES), com ênfase nos modelos atuais de plataformas digitais e seus usos no campo da gestão pública. O texto discute o fenômeno da transformação digital e sua chegada ao setor público, a influência do modelo atual de plataforma digital nesse processo, o aumento do investimento em tecnologia e inovação a partir da crise de 2008, a polarização das atividades laborais no mercado e os desafios que a transformação digital no setor público enfrenta à luz desse cenário.
Sete anos do incêndio no antigo Prédio da Reitoria da UFRJ: causas, consequências e desafios
Na noite de 3 de outubro de 2016, o edifício Jorge Machado Moreira, antes conhecido como “Prédio da Reitoria”, sofreu um incêndio iniciado no oitavo andar, onde estavam sediadas atividades da administração central da universidade. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) funcionava no 5º andar do prédio e, desde então, luta pela recuperação do espaço para retomar a plena ocupação da sua sede, bem como reivindica uma estrutura adequada para o curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES). Integrantes da Agência IPPUR rememoram os 7 anos do incêndio do prédio e os impactos para a UFRJ e o Instituto.
Contribuições da Rio Innovation Week para pensar a gestão pública
Entre os dias 03 e 06 do mês de outubro aconteceu no Píer Mauá, Centro do Rio de Janeiro, o evento Rio Innovation Week, uma semana de conferências e apresentações de projetos e iniciativas com enfoque na integração da tecnologia nos mais diversos setores da sociedade. Estudantes da graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social – o GPDES – estiveram presentes e aproveitaram a programação. As temáticas da tecnologia como motor do desenvolvimento econômico e social, da gestão pública de cidades integradas, as chamadas smart cities, e os debates sobre políticas e projetos públicos foram os que mais chamaram a atenção dos estudantes, que apresentam algumas impressões sobre o evento. Confira!
Casa Almerinda Gama: a ocupação feminista que acolhe e empodera mulheres no Rio de Janeiro
A Casa de Referência da Mulher Almerinda Gama, ocupação organizada pelo Movimento de Mulheres Olga Benário e localizada na Rua da Carioca nº 37, no Rio de Janeiro, foi criada no dia 08 de março de 2022. O imóvel, que estava abandonado há mais de oito anos sem cumprir qualquer tipo de função social, foi ocupado pelo movimento para ser utilizado como um local de acolhimento às mulheres. As ocupantes, no entanto, estão enfrentando um processo judicial movido pelo Governo do Estado com o objetivo de reaver a posse do imóvel. Conheça um pouco da história da Casa, sua luta e resistência diante das investidas do Estado, em texto elaborado por discentes do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social.
Os países africanos e o amanhã nas regiões no sul global em era de globalização
Bráulio Sebastião André, pesquisador do LABHAB/FAU USP e doutor pelo IPPUR/UFRJ, fala sobre os impactos socioeconômicos dos processos de urbanização acelerada nos países africanos e suas inserções no contexto do capitalismo periférico. O fim da Guerra Fria levou à democratização de regimes marcados pelos conflitos políticos militarizados no continente, que se tornou alvo dos investimentos dos países centrais, assim como outros exemplos do sul global. A partir da perspectiva da divisão territorial do trabalho no contexto da globalização, Bráulio analisa o papel do continente africano nessa conjuntura, os desdobramentos dos desenvolvimentos urbanos acelerados e os caminhos para combater as desigualdades, frente às questões sócio-territoriais internas.
A desigualdade de renda havia reduzido após a pandemia, mas voltou a crescer nas principais metrópoles brasileiras nos últimos cinco trimestres. A razão entre a média de renda dos 10% mais ricos e os 40% mais pobres aumentou de 29,7 para 32 vezes entre o segundo trimestre de 2022 e o mesmo período de 2023. Essa tendência de aumento da desigualdade pode ser explicada pela diferença na recuperação de rendimentos entre os mais ricos e os mais pobres. É o que explica pesquisa com participação do Observatório das Metrópoles, repercutida em matéria publicada pelo Monitor Mercantil.
O relançamento do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ tem gerado importantes debates em relação a problemas e insuficiências em sua execução, principalmente relativos ao atendimento da Faixa 1 que contempla a população mais vulnerável. A retomada do programa enfrenta o desafio de articular a habitação com outras políticas complementares para efetivamente reduzir as disparidades habitacionais. No caso do Rio de Janeiro, pesquisas indicam que, em razão da localização dos empreendimentos, o programa contribuiu para precarização e violência, incluindo a atuação de milícias. O tema foi objeto de reflexão pelos pesquisadores do Observatório das Metrópoles, Samuel Thomas Jaenisch e Tainá Alvarenga.
Repositório Pantheon: Biblioteca IPPUR oferece orientações
A série Biblioteca IPPUR deste mês trata do Repositório Pantheon e de suas funcionalidades com o objetivo de ampliar o entendimento de pesquisadores/as e estudantes. A entrevista foi realizada com os/as bibliotecários/as do IPPUR, Cláudia Regina dos Anjos, Gilberto Lima Martins e Kátia Marina da Cunha e Silva, que trazem explicações e esclarecimentos sobre essa ferramenta. Confira!
Expediente: Direção Fabricio Leal de Oliveira / Coordenação de Divulgação: Mariana Albinati e Claudia Paiva Carvalho / Editora-responsável: Mariana Guimarães de Carvalho / Assistentes editoriais: Vitor Roger Faceira Benjamin; Felipe Ramos Rabello Pitzer de Souza / Apoio: Equipe Agência IPPUR.