A inscrição em uma disciplina é o ato de vinculação do aluno a uma determinada turma de uma determinada disciplina, para o aprendizado de certo conteúdo. Uma turma é uma associação entre uma disciplina e determinado(s) professor(es). A inscrição em disciplinas ocorre no início de cada um dos quatro períodos letivos e é composta por três momentos distintos com prazos bem definidos:
1º) Em um primeiro momento há um prazo para o aluno submeter pedidos de inscrição em disciplinas;
2º) Em seguida há um prazo para o aluno submeter pedidos de alterações (inclusões e exclusões) de inscrição em disciplinas;
3º) Por último há um prazo para o aluno submeter pedidos de trancamentos (exclusões) de inscrição em disciplinas.
Importante:
- Todos os prazos estão definidos no Calendário PPG-PUR disponível em Mestrado e Doutorado.
- As disciplinas ofertadas pelo PPG-PUR podem ser consultadas na Grade Horária da Pós-Graduação.
Alunos de outros cursos, de graduação e de pós-graduação, da UFRJ e de outras instituições de ensino superior, e interessados em geral que não possuam vínculo com instituições de ensino superior podem solicitar inscrição em disciplinas do PPG-PUR, desde que possuam a graduação como nível de escolaridade mínima ou que pelo menos estejam cursando a graduação.
Para realizar inscrição em disciplinas, o pretendente deve acessar uma das opções abaixo, de acordo com o seu perfil:
1 – Aluno do PPG-PUR: Utilizar o SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica) – Portal do Aluno para submeter seus pedidos de inscrição em disciplinas, para submeter seus pedidos de alterações (inclusões e exclusões) de inscrição em disciplinas e para submeter seus pedidos de trancamento (exclusão) de inscrição em disciplinas, respeitando os prazos definidos no Calendário PPG-PUR disponível em: https://ippur.com.br/pos-graduacao/stricto-sensu/calendario-pos/
2 – Interessado que não seja Aluno do PPG-PUR: Interessado que não seja Aluno do PPG-PUR deve utilizar o Formulário de Inscrição em Disciplina – Interessado que não seja aluno do PPG-PUR (clique aqui) para submeter seus pedidos de inscrição em disciplinas, para submeter seus pedidos de alterações (inclusões e exclusões) de inscrição em disciplinas e para submeter seus pedidos de trancamento (exclusão) de inscrição em disciplinas, respeitando o prazo definido no próprio formulário.