Boletim #86

Boletim IPPUR nº 86, de 07 de maio de 2025
Bianca Leandro, doutoranda em Planejamento Urbano e Regional do IPPUR, escreve sobre as relações entre a incidência e mortalidade por doenças infecciosas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e as condições de reprodução social no espaço urbano, que refletem as desigualdades socioespaciais e de acesso às políticas públicas. Bianca defende uma análise crítica dos dados de saúde em diálogo com o contexto socioeconômico e histórico de modo a compreender as doenças infecciosas como expressões concretas das desigualdades estruturais, chamando a atenção para a importância de abordagens integradas de políticas públicas que abranjam, para além da esfera restrita da saúde, o planejamento territorial e o combate às desigualdades.
Cidades como arenas culturais: os serviços públicos e o HIP HOP
Os integrantes do projeto de extensão e pesquisa do núcleo de estudos “Vida Pública: os temas republicanos nos espaços escolares e de ensino”, coordenado pela professora Renata Bastos, relatam a atividade realizada pelo grupo em uma das ações extensionistas da disciplina Cidade e Cultura. A atividade contou com a exposição de cartazes de trabalhos realizados pelo grupo em investigações sobre serviços públicos em uma das edições de uma batalha de rap na favela da Rocinha, apresentando as pesquisas realizadas na universidade aos integrantes da comunidade, fomentando o debate, a integração e a troca de saberes.
Projeto de pesquisa e extensão do IPPUR investiga o direito das favelas
O Projeto de Pesquisa e Extensão O Direito das Favelas é realizado pelo Laboratório de Estudos das Transformações do Direito Urbanístico (LEDUB) – (IPPUR/UFRJ) e investiga a regulação do espaço nas favelas e outras formações urbanas análogas. Ao partir da compreensão de que as favelas não constituem espaços de vazio regulatório, o projeto busca contribuir para o debate sobre os processos de organização do espaço nessas áreas, almejando a construção de análises generalizáveis que superem os estudos de caso individualizados que caracterizam o atual cenário das investigações. A atuação do projeto se dará em comunidades na zona norte e sul da cidade do Rio de Janeiro, em função de encontrar representantes interlocutores que se interessem pela temática da regularização fundiária dentro dos territórios. Conheça mais sobre o projeto!
Cecília Baldani e Leonardo Teixeira, pós graduandos do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFRJ) e integrantes do NAJUP Luiza Mahin, projeto de extensão da Faculdade de Direito (FND/UFRJ), apresentam o dossiê lançado no final de março na InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais. O dossiê intitulado “Poder Judiciário e conflitos fundiários no campo e na cidade” reúne produções e documentos relacionados à luta por terra e território e as relações com o poder público, especialmente o Poder Judiciário, através de uma perspectiva de construção do conhecimento interligada com a práxis. Os autores fizeram parte da construção do material e destacam a importância do debate sobre o tema para pensarmos um Brasil democrático e que assegure os direitos fundamentais das populações. Confira o texto e o material completo!
O Instituto de Arquitetos do Brasil, núcleo do Rio de Janeiro (IAB-RJ) deu posse ao novo Conselho Consultivo do Observatório Colaborativo da Agenda (OCA) Urbana Fluminense, com o professor Alex Magalhães como um dos integrantes. A iniciativa é organizada pelo IAB RJ junto a entidades acadêmicas e da sociedade civil, em busca de uma agenda urbana mais democrática e constrói estudos que contribuam para o debate sobre políticas públicas no estado do Rio de Janeiro.
O Movimento dos Atingidos por Barragens divulgou a abertura de mais uma turma do curso de extensão e especialização realizado em parceria com o IPPUR. O programa já qualificou cerca de 300 estudantes de diversas categorias desde sua criação em 2008, representando um importante espaço de formação da classe trabalhadora no sentido da construção de um modelo energético de bases populares. De Entre os estudantes da nova turma encontram-se brasileiros e estrangeiros oriundos de movimentos populares e entidades sindicais da América Latina e Europa.
Expediente: Direção Fabricio Leal de Oliveira / Coordenação de Divulgação: Mariana Albinati e Claudia Paiva Carvalho / Editora-responsável: Mariana Guimarães de Carvalho / Apoio: Equipe Agência IPPUR.