Tempo de Cuidado: Outra Forma de Estar no Mundo

Boletim nº 87, 09 de junho de 2025
André Martins – graduando no curso de Relações Internacionais da UFRJ
Letícia Corrêa – graduanda no curso de Gestão Pública Desenv Econômico e Social da UFRJ
Paula Lacerda – graduanda no curso de Relações Internacionais da UFRJ
A primeira sessão do ciclo de 2025 do curso de Extensão “Encontros Internacionais ‘O brasileiro entre outros hispanos’: afinidades, contrastes e possíveis futuros nas suas inter-relações” ocorreu no Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, no dia 12/04/2025 às 15h e foi dedicado à discussão do livro Tiempo de cuidados: Otra forma de estar en el mundo (2021), da escritora espanhola Victoria Camps, reconhecida por suas contribuições na ética e na filosofia política.
A atividade ainda buscou aprofundar o debate sobre os conceitos explorados em sua obra e refletir sobre sua aplicação no contexto atual. O evento foi organizado pelos extensionistas do projeto coordenado pela professora Renata Bastos e contou com a participação de estudantes de diferentes cursos da UFRJ e também secundaristas do Colégio Pedro II.
O desenvolvimento do evento se deu ao longo dos meses de março e abril por meio de reuniões semanais, em torno de 2 horas, visando a construção coletiva da apresentação. Junto aos professores, os extensionistas aprofundaram os estudos acerca dos conceitos da autora, com fim de prepará-los para a apresentação do livro, já mencionado acima, Tiempos de Cuidado (2021), buscando analisar e compreender as percepções da autora sobre cuidado e ética em especial no contexto da Pandemia de Covid 19.

Membros do Grupo de Extensão “Encontros Internacionais ‘O brasileiro entre outros hispanos’: afinidades, contrastes e possíveis futuros nas suas inter-relações” no dia.
Acervo próprio.
Nos dias que antecederam o evento, o curso de extensão foi divulgado através da transmissão ao vivo, na quarta-feira, dia 09/04/2025, pelo canal de extensão da UFRJ1. Naquele espaço a profa Renata Bastos e a extensionista Letícia Corrêa, através dos slides elaborados pela bolsista PIBIAC Josiane Lima Barreto², apresentaram a programação do curso, metodologia, parcerias, pesquisa, ações realizadas e, sobretudo, divulgação do cronograma de atividades de extensão, em especial, a apresentação do livro da escritora Victoria Camps. Salientaram a parceria do curso com o Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, desde 2019, e as atividades nas escolas públicas do Rio de Janeiro. Criado na Espanha em 1991, o Instituto Cervantes é uma instituição pública que objetiva promover o ensino da língua espanhola e a divulgação das culturas hispânicas no mundo. Com sede em Madri e Alcalá de Henares, possui mais de 100 centros em 50 países, oferecendo cursos de espanhol, atividades culturais e exames de proficiência.
A atividade do curso de extensão contou com a participação de 40 pessoas entre ouvintes e apresentadores (estudantes e professoras). O livro trabalhado tem 12 capítulos no total, sendo que cada palestrante apresentou dois capítulos, destacando suas principais ideias. As apresentações exploraram temas como a ética do cuidado, sua relação com a política, a educação, a economia e o meio ambiente.
Os capítulos 1, 2 e 3 (introdução, um trabalho invisível e o sujeito que somos) retratam o cenário onde se encontra o cuidado na sociedade, uma atividade desvalorizada historicamente, realizada, principalmente, por mulheres de forma não remunerada. Nesse cenário, a autora analisa a dimensão fundamental do cuidado: o comportamento a partir do sujeito que somos. Ela defende que a natureza humana é relacional e dependente, sendo o cuidado fundamental para afirmação da vida, em contraposição à marginalização do trabalho do cuidador na economia produtiva e à restrição do papel do cuidado ao gênero feminino.

Apresentação dos capítulo 2 e 3 (um trabalho invisível e o sujeito que somos) pela extensionista Josiane Lima Barreto.
Acervo próprio.
Nos capítulos 4, 5 e 6 (Os espaços de cuidado, a justiça e o cuidado, a profissionalização do cuidado), a autora oferece uma nova perspectiva do cuidado, para além das obrigações formais, uma forma de justiça social e humana, baseado em princípios universais. A Ética do Cuidado, proposta pela filósofa, equipara o cuidado à justiça, cujo valor e responsabilidade devem ser assumidos tanto no âmbito individual quanto no coletivo.
Nesse contexto, nos capítulos 7,8 e 9 (O único argumento, A autonomia dos mais velhos e Por uma administração cuidadora e cuidadosa), reivindica-se a importância do papel do Estado na promoção de uma administração cuidadora e cuidadosa, ou seja, a ocupação governamental em promover o cuidado em diferentes esferas da vida social. Para a Camps, a qualidade da democracia está ligada à capacidade de reconhecer e integrar o cuidado como elemento central nas políticas públicas e nas relações sociais.
Nos últimos três capítulos (Ajudar a morrer, Cuidar da casa comum e Auto cuidado), a autora trata sobre a questão da morte acompanhada e da eutanásia. Para ela, o cuidado deve estar presente até o fim da vida, incluindo o direito de morrer com dignidade. Nessa visão, a morte assistida se torna um ato de cuidado, quando feito com respeito, empatia e escuta.

Apresentação do Capítulo 10 do Livro “Tiempos de Cuidado” (2021) pela extensionista Paula Vieira Lacerda.
Acervo próprio.
Ademais, no capítulo Casa Comum, a filósofa estende o conceito de cuidado para o plano ecológico e planetário. Assim, ela argumenta que o planeta, nossa “Casa Comum”, também deve ser objeto de cuidado. A autora sublinha o tema a partir da encíclica do Papa Francisco (2015), Laudato Si, uma carta oficial do alto escalão do Clero para toda igreja, na qual o pontífice urge o combate às mudanças climáticas, convocando os fieis a mudarem de postura frente a crise ecológica, convocando-os para a missão ecológica de cuidar da “Casa Comum”. Sob essa ótica, a autora conclui que o cuidado ambiental deve estar no centro das políticas públicas e das práticas cotidianas, ligadas à justiça social e ambiental, para uma ética do cuidado que também seja sustentável e comprometida com o futuro.
Por fim, no último capítulo, a autora reflete sobre uma dimensão essencial do cuidado: o autocuidado. Sem o autocuidado, segundo a filósofa, não é possível cuidar dos outros. Isso pois, cuidar, além da responsabilidade, envolve principalmente o autoconhecimento, que se torna possível através do cuidado de si através de uma visão humanizadora e relacional.
Além das apresentações dos alunos e da profa Renata Bastos, a atividade contou com a participação da também professora da UFRJ, Sandra Becker, que explorou o conceito de bioética e as dimensões do cuidado em diferentes tipos de isolamento. O debate tomou como ponto de partida o isolamento enfrentado durante a pandemia de Covid-19 e suscitou a reflexão sobre futuros isolamentos possíveis devido à relação humana com a natureza.
O curso trouxe a temática do cuidado à tona, viabilizando discussões aprofundadas sobre os argumentos da autora, o contexto atual do cuidado e possíveis aplicações na realidade. Essa reflexão proporcionou um espaço frutífero para o compartilhamento de conhecimento e trocas entre público, estudantes e professores.
Dessa forma, a discussão conjunta potencializou a reflexão crítica sobre o papel do cuidado na sociedade contemporânea, reforçando a necessidade de sua valorização como prática social e política, para além do âmbito privado. Essa interação coletiva fortaleceu o aprendizado e contribuiu para a construção de um olhar mais sensível e engajado diante dos desafios atuais relacionados ao cuidado, em especial o Cuidado com a Casa Comum.
1 – A transmissão está disponível no canal da extensão da UFRJ no Youtube, acesso em 03. Maio. 2025.
2 – Graduanda do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social