MundoTrans: incidências políticas no planejamento urbano e na gestão pública – 01/07/2025

O Laboratório de Etnografia Metropolitana-LeMetro e IPPUR convidam a tod@s para o debate “Mundo LGBTQIAPN+: incidências políticas no planejamento urbano e na gestão pública”, a ser realizado no dia 01 de julho, no auditório G2 da Faculdade de Letras da UFRJ. O evento reúne ativistas, parlamentares e acadêmicos em torno das pautas LGBTQIAPN+ e suas incidências nas áreas do planejamento urbano e da gestão pública.
Na mesa 1, “Políticas públicas LGBTQIAPN+” (10h-12h), teremos a participação de Ariela Nascimento, assessora parlamentar da vereadora Benny Briolly e articuladora da Rede Trans Brasil e da Rede Trans UFF; Ernane Alexandre, superintendente de Políticas LGBTI+ da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e coordenador do Programa Rio sem LGBTIfobia, do governo do Estado do Rio de Janeiro; e Sarah Wagner, pesquisadora do Grupo de Estudos em Gênero, Sexualidade e(m) Interseccionalidades na Educação e(m) Saúde (GENI) da UERJ, professora e jornalista colunista do portal Brasil 247. A mediação será de Cris Lacerda, mestre e doutorande do PPGPUR-IPPUR.
Na mesa 2, “Planejamento Insurgente LGBTQIAPN+” (13:30-15:30), teremos como participantes Fiona Almeida, arquiteta e urbanista trans e mestranda do PPGPUR-IPPUR; Indianarae Siqueira, traviarca e presidente do Grupo Transrevolução e da Rede Brasileira de Casas de Acolhimento, CasaNem e ativista da Rede Brasileira de Prostitutas Gabriela Leite e Coletivo Putas daVida; Isaac Porto, assessor parlamentar da deputada Dani Balbi e jurista; Marcio Saraiva, escritor, poeta e sociólogo, mestre em políticas públicas para o público LGBTI+ e doutor em pssicosociologia pela UFRJ. A mediação será de Luna Ribeiro, arquiteta e mestranda do PPGPUR-IPPUR.