2º Seminário de Teses e Dissertações: As estratégias de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) como práticas (in)civilizatórias

Boletim nº 39 – 18 de novembro de 2020

No dia 26/10, transmitida ao vivo pelo canal da Agência IPPUR no YouTube e mediada pela profª Lalita Krauss (IPPUR/UFRJ), ocorreu a 2º sessão do ciclo de seminários de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação do IPPUR (PPG-IPPUR/UFRJ), com apresentação do trabalho do Doutorando Leandro C. Juárez Liberatori, intitulado “As estratégias de RSC como práticas (in)civilizatórias: construindo sociedades a partir das corporações (O caso da Norsk-Hydro no Brasil e na Europa)”. O debate contou com a participação dos professores do IPPUR Alberto de Oliveira e Frederico de Araújo.

Liberatori apresentou o caso da empresa norueguesa Norsk-Hydro, produtora de alumínio, com análise dos programas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) voltados às comunidades afetadas pela atuação de unidades mineradoras de bauxita e produtoras de alumina na Amazônia brasileira. O projeto foi desenvolvido em decorrência da catástrofe socioambiental de 2018 em Barcarena/PA, onde houve derramamento de resíduos em córregos da região.  O foco do trabalho está em associar práticas fragmentadas, por parte da empresa, com etapas contextualizadas territorialmente até a geração de produtos de ponta, a partir da alumina para uso industrial – um processo destacado como ecológico no continente europeu, por parte da Hydro.

Para assistir o seminário na íntegra e saber mais sobre a avaliação dos professores participantes, clique aqui.