
Posts Recentes
>> Histórias e Culturas Urbanas – 28/08/2025 – 18h
Publicado em 25/08/2025
>> Ciclo de Diálogos em Planejamento Urbano e Regional – Asociativismo comercial e innovación organizativa. Estado, Desarrollo y Espacio en la escala regional – 29/08/2025 – 10h
Publicado em 25/08/2025
>> Nota de Pesar: Professor Michel Misse (1951-2025)
Publicado em 16/08/2025
>> Defesa de Tese de Mestrado – Carolina Trindade – 04/08/2025
Publicado em 12/08/2025
2º Seminário de Teses e Dissertações: As estratégias de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) como práticas (in)civilizatórias
Publicado em 18/11/2020
CATEGORIAS: Boletim IPPUR, Conteúdo Boletim
Boletim nº 39 – 18 de novembro de 2020
No dia 26/10, transmitida ao vivo pelo canal da Agência IPPUR no YouTube e mediada pela profª Lalita Krauss (IPPUR/UFRJ), ocorreu a 2º sessão do ciclo de seminários de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação do IPPUR (PPG-IPPUR/UFRJ), com apresentação do trabalho do Doutorando Leandro C. Juárez Liberatori, intitulado “As estratégias de RSC como práticas (in)civilizatórias: construindo sociedades a partir das corporações (O caso da Norsk-Hydro no Brasil e na Europa)”. O debate contou com a participação dos professores do IPPUR Alberto de Oliveira e Frederico de Araújo.
Liberatori apresentou o caso da empresa norueguesa Norsk-Hydro, produtora de alumínio, com análise dos programas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) voltados às comunidades afetadas pela atuação de unidades mineradoras de bauxita e produtoras de alumina na Amazônia brasileira. O projeto foi desenvolvido em decorrência da catástrofe socioambiental de 2018 em Barcarena/PA, onde houve derramamento de resíduos em córregos da região. O foco do trabalho está em associar práticas fragmentadas, por parte da empresa, com etapas contextualizadas territorialmente até a geração de produtos de ponta, a partir da alumina para uso industrial – um processo destacado como ecológico no continente europeu, por parte da Hydro.
Para assistir o seminário na íntegra e saber mais sobre a avaliação dos professores participantes, clique aqui.