7º Debates IPPUR: A assessoria técnica e educacional meio ambiente e barragens

Boletim nº 27 – 04 de julho de 2020

 

 

O diálogo pretende trazer a experiência ATEMAB/ETTERN e as formas através das quais têm, ao longo de 30 anos, articulado ensino, pesquisa e assessoria técnica a movimentos sociais. Quais seus impactos no ensino de pós-graduação, na pesquisa e na luta dos atingidos pelas barragens no Brasil e na América Latina. A conversa contará com depoimentos dos alunos que se formaram nos cursos de extensão e especialização “Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo”.

 

 

A assessoria técnica e educacional meio ambiente e barragens

06/07/2020 – 14H

Canal da Agência IPPUR, no Youtube.

Com Carlos Vainer, Flávia Braga e moderação de Francine Damasceno.

 

 

Carlos Vainer

Professor Titular – Colaborador do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ). Coordenou o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (2012-2019). Coordenou o Programa de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (2010-2016) e coordena o Curso de Especialização Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo (2009-atual.). Por três vezes dirigiu o IPPUR/UFRJ. Integrou o Comitê Técnico do Plano Diretor UFRJ-2020 (2007-2014). Foi Secretário Executivo e Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – ANPUR. Coordenou o Grupo de Trabalho sobre Migrações Internas da Associação Brasileira de Estudos Populacionais. Integrou o Steering Committee do II World Planning Schools Congress, México, 2006. Coordenou o Program of Research and Cooperation on Social Movements in the South – Brazil, South Africa, India and Tailand (2005-2008) e dirigiu o Pôle d´Excellence Métropoles, Inégalités et Planification Démocratique (Agence Universitaire de la Francophonie – 2007/2012). Integrou o Dams and Development Fórum/United Nations Environmental Program e a Comissão Especial sobre Violações dos Direitos Humanos Decorrentes da Implementação de Barragens, criada pela Resolução 26/2006 do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Integra o Grupo de Trabalho Barragens, Mineração e Direitos Humanos, do Conselho Nacional de Direitos Humanos (2019-Atual). Lidera o ETTERN (Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza), onde dirige a Rede de Observatório de Conflitos Urbanos, o Observatório Socioambiental de Barragens, a Assessoria Técnica e Educacional Meio Ambiente e Barragens e coordena o Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual. Tem desenvolvido e orientado pesquisas nas seguintes áreas: desenvolvimento regional e urbano, políticas urbanas, metodologias e modelos de planejamento, políticas migratórias, impactos sociais e ambientais de grandes barragens, conflitos sociais resultantes da implantação de grandes projetos, conflitos sociais urbanos, movimentos sociais urbanos, globalização e movimentos sociais comparados.

 

 

Flávia Braga Vieira

Possui graduação em Ciências Sociais (1998), mestrado em Sociologia e Antropologia (2001) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional (2008) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professora Associada de Sociologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) onde leciona, desenvolve projetos de pesquisa e extensão e é professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais. No Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ, coordena o curso de extensão/especialização Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo. Tem experiência nas áreas de Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, movimentos sociais, Estado e políticas públicas, desenvolvimento e conflitos socioambientais, marxismo, América Latina.

 

 

Francine Damasceno

Possui graduação em Direito pela Universidade Cândido Mendes (1999). Mestre e Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Agricultura, Desenvolvimento e Sociedade-CPDA/UFRRJ. Como formação complementar, estudou o Sistema Americano de Direitos Humanos na Comissão de Direitos Humanos da OEA-Washington/DC e Políticas Públicas em Direitos Humanos, no IPDDH/Mercosul. Possui experiência como docente nas áreas de Direito, com ênfase em Direitos Humanos e Ambientais, atuando nos seguintes temas: Ambiental e Agrário, Urbanístico, Administrativo, Constitucional, Sociologia Jurídica e Conflitos Socioambientais. Em Ciências Sociais com a temática de Justiça Ambiental, Sociedade e Meio Ambiente, Movimentos Sociais , Ecologia Política, Teoria Política e Metodologia de Pesquisa. Professora Orientadora das Pós graduações em Direito da Universidade Cândido Mendes/Multiplus e da Especialização no IPPUR/UFRJ: Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo. Coordenou o Curso de Extensão promovido pelo CDDH de Petrópolis e Universidade Católica de Petrópolis e com a UNIFESO/Teresópolis. Formação em Direito Social e Assessoria Jurídica Popular. Ministrou curso na Universidade Andina Simon Bolivar/Equador, como professora convidada. É advogada e educadora popular de movimentos sociais urbanos e rurais e articuladora da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares. Pesquisadora Vinculada ao Projeto de Pesquisa Observatório dos Vales e do Semiárido mineiro da UFVJM, do Projeto de Extensão de Formação de Juventudes para participação nos debates sobre os Projetos de Desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha. E pesquisadora vinculada ao Laboratório Fluminense da UFRRJ que vem prestando assessoria técnica aos atingidos pelo desastre de Mariana e Barra Longa, através da Cáritas Diocesana e da AEDAS.(Pesquisa e Extensão). Realiza estágio de pós doutorado no IPPUR/UFRJ.