Boletim #73

Boletim IPPUR nº 73, de 30 de setembro de 2023

Breve relato da participação do IPPUR no V ENEPCP

Durante o período de 4 a 6 de setembro de 2023, aconteceu o V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP), da Associação Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas (ANEPECP), na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. O professor do IPPUR, Gustavo Costa de Souza, que esteve na organização do evento e integrou a última gestão da ANEPECP como diretor de extensão, apresenta um relato sobre o formato, as atividades e as temáticas debatidas no encontro, com destaque para a participação do corpo social do IPPUR.

Participação do IPPUR no V ENEPCP e a perspectiva de gênero no campo de Públicas

A pesquisadora e mestranda do PPGPUR, Glaucy Hellen Herdy, esteve presente no V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas, o ENEPCP, e reflete, a partir da sua experiência no evento, sobre a incorporação de perspectivas de gênero nos trabalhos e nos debates no campo de públicas. Ao apresentar uma cobertura sobre as sessões específicas que trataram da questão de gênero no evento, destaca a importância do aumento das pesquisas e do espaço destinado à temática, com diversidade de enfoques, abordagens e metodologias, mas critica a ainda escassa adesão do público masculino aos debates sobre gênero e aponta para os caminhos e desafios às transformações feministas nesse campo teórico e de ação política. Confira o texto completo!

Igualdade de gênero na universidade: a reivindicação de uma sala de amamentação na Faculdade de Letras/UFRJ

Estudantes do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES) discorrem sobre a reivindicação de uma sala de amamentação no prédio da Faculdade Letras/UFRJ. O texto é construído sob a ótica das mães que frequentam a universidade, na condição de discentes, docentes ou servidoras, e que relatam suas dificuldades e a importância da implementação de espaços adequados ao cuidado com os filhos como medida de permanência estudantil e de melhoria na qualidade de vida das mulheres que são mães.

Livro organizado por professores do IPPUR discute o tema das cidades inteligentes

Os professores do IPPUR Lalita Kraus, Rosangela Luft, Paulo da Costa Reis, Fábio Pimentel de Oliveira, Deborah Werner e Aldenilson dos Santos Vitorino Costa são os organizadores de uma obra coletiva que reúne contribuições em torno do tema das cidades inteligentes. O livro é resultado do projeto de pesquisa intitulado “Desigualdades territoriais e serviços públicos: o Estado do Rio de Janeiro no contexto das cidades inteligentes” e tem como propósito central debater criticamente os discursos e modelos de cidades inteligentes disseminados nos campos acadêmico e político, confrontando essas propostas com as complexidades socioeconômicas brasileiras e situando espacialmente os debates, com destaque para os municípios e para o estado do Rio de Janeiro. Confira mais sobre a proposta do livro e acesse a obra completa!

Ontem, hoje e amanhã: a luta contra as remoções na Vila Autódromo e o Museu das Remoções

A resistência é uma das características que marcam a trajetória dos/as moradores/as da comunidade Vila Autódromo, na Barra da Tijuca, na luta por moradia e no enfrentamento à violência estatal. O tema é objeto das reflexões da moradora e co-fundadora do Museu das Remoções, Sandra Maria Teixeira, e da colaboradora do Museu das Remoções e pesquisadora no IPPUR, Taísa Sanches. As autoras recuperam o surgimento do Parque Olímpico, em contexto de crescimento desenfreado do setor imobiliário, que atravessou a vida dos/as moradores/as da Vila Autódromo. A história é marcada por negligência, negação de direitos e violência sistêmica por parte do Estado, culminando na remoção de centenas de famílias e na destruição de suas residências pelas mãos do poder público. É também a história de luta e de resistência das famílias, que reinvindicam o direito à moradia e à vida digna, bem como o direito à memória sobre a comunidade que existia e que continua a (r)existir. Confira o texto, que compõe uma parceria entre o Museu das Remoções e a Agência IPPUR.

Ocupação Zumbi dos Palmares: uma história de exclusão e luta por moradia no centro do Rio

Francisco Trope da Silva Porto, Mariana Guimarães de Carvalho e Mariana Trotta Dallalana Quintans, integrantes do projeto de extensão NAJUP Luiza Mahin, tratam da história de violência e de luta da Ocupação Zumbi dos Palmares, localizada na região central do Rio de Janeiro. A partir do contexto de déficit habitacional e de precarização das condições de vida e de moradia no centro da cidade, situação agravada durante o período da pandemia, os/as autores/as refletem sobre a atuação segregadora do município, por meio das intervenções urbanísticas na região, sobre as tentativas de remoção das pessoas moradoras na ocupação e sobre suas estratégias de resistência no campo jurídico e popular. Também trazem dados colhidos pelo projeto de extensão sobre o perfil dos/as moradores/as e sobre o andamento e as perspectivas em torno do processo judicial. Confira o texto completo!

Entrevista com professor Carlos Vainer à Revista Nueva Sociedad: Como foi pensado o Brasil e por que é tão excludente

Em entrevista à Revista Nueva Sociedad, o Professor Carlos Vainer (IPPUR/UFRJ) fala sobre a história do planejamento regional e urbano no Brasil, sua relação com as características de periferia global dependente, historicamente construídas na sociedade brasileira, e seus reflexos na persistência de desigualdades no contexto atual.

“Urbanização sim, remoção não” – professor Adauto Cardoso fala sobre tópicos do livro Urbanização de Favelas no Rio de Janeiro em matéria do Conexão UFRJ

Em matéria publicada no Conexão UFRJ, site de notícias da UFRJ, o professor Adauto Cardoso (IPPUR/UFRJ) fala sobre temas tratados no livro recém publicado pelo Observatório das Metrópoles: “Urbanização de Favelas no Rio de Janeiro”. A matéria aborda o histórico dos processos de urbanização de áreas faveladas e os impactos negativos das remoções forçadas para as comunidades, chamando a atenção para a importância de políticas públicas que garantam os direitos da população pobre à moradia e meios de subsistência, bem como à participação no planejamento urbano.

Entrevista com Professor Daniel Conceição ao Programa Faixa Livre sobre política monetária e panorama econômico do novo governo

Em entrevista ao programa Faixa Livre, da Rádio Bandeirantes, o Professor Daniel Conceição (IPPUR/UFRJ) faz uma análise da política monetária e do panorama econômico do novo governo ao comentar a decisão do COPOM sobre a taxa básica de juros a 12,75% e as metas fiscais do governo federal. Segundo o professor, a nova gestão tem estabelecido metas de desenvolvimento muito ambiciosas para o contexto, ao mesmo tempo em que se inclina aos interesses do mercado, que ele afirma não estarem alinhadas ao desenvolvimento pleno nacional.

Biblioteca IPPUR oferece orientações sobre a Base Minerva

A série Biblioteca IPPUR deste mês fala sobre a Base Minerva, suas utilidades para pessoas de dentro e de fora da UFRJ, bem como sobre como usar as suas ferramentas, em especial a de pesquisa.

A entrevista realizada com a bibliotecária Kátia Marina ajuda a resolver dúvidas de estudantes e de outras pessoas interessadas em usar esse ambiente virtual para buscar informações e ampliar seus conhecimentos.

Expediente: Direção Fabricio Leal de Oliveira / Coordenação de Divulgação: Mariana Albinati e Claudia Paiva Carvalho / Assistentes Editoriais: Tayná da Silva Ribeiro; Artur Rocha; Mariana Guimarães de Carvalho / Apoio: Equipe Agência IPPUR.