Boletim #75
Boletim nº 75, 30 de novembro de 2023
No marco do dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, o professor do IPPUR/UFRJ Renato Emerson dos Santos reflete sobre a retomada das políticas de promoção da igualdade racial, bem como sobre as fragilidades e os desafios decorrentes do último ciclo de desmonte dessas políticas nas gestões Temer-Bolsonaro. Ao abordar os avanços e as dificuldades envolvidas na reestruturação institucional das pautas raciais – com destaque para a criação do Ministério da Igualdade Racial e sua função de dialogar e capilarizar o debate racial nas diversas pastas, poderes e unidades da federação – o professor rememora importantes marcos da luta do movimento negro e de suas articulações com o Estado na busca por disputar e impactar a construção de órgãos, legislações e planos/programas comprometidos com uma agenda de direitos que promova a igualdade racial. Confira o texto completo!
Reconhecimento e homenagem ao Coletivo Maria José Justino por Ações Afirmativas
Você sabia que o IPPUR tem um coletivo negro voltado para o debate e a implementação de políticas afirmativas e antirracistas? Fundado em 2015, o Coletivo Maria José Justino por Ações Afirmativas vem promovendo importantes debates e incidindo sobre as políticas de igualdade racial na universidade. Por isso, recebeu no mês de novembro uma importante Moção de Reconhecimento e Louvor Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Confira na matéria!
Museu da Maré e a produção de cultura e memória pelas e para as favelas
O Museu da Maré é fruto do desejo de moradores e moradoras de criar um espaço de representação da cultura e preservação da história da comunidade do complexo da Maré. Fundado em 2006 por um grupo de jovens do Centro de Ações Solidárias da Maré (CEASM), é hoje resultado de um trabalho conjunto de agentes sociais e busca superar os estigmas relacionados à imagem das favelas, além de constituir uma experiência inovadora de museu na realidade contemporânea. Conheça mais sobre a história da comunidade e do Museu da Maré a partir do relato de estudantes do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social, incluindo uma entrevista com a coordenadora do Museu, Cláudia Rose Ribeiro da Silva.
Vila Autódromo: resistência, memória e desafios para a gestão pública
Em recente visita de campo, estudantes da graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social do IPPUR conheceram a comunidade da Vila Autódromo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O texto aborda as impressões e inquietações dos/as estudantes diante do Museu das Remoções, que conta a história da remoção de centenas de famílias da comunidade e as intensas lutas de moradores para resistir no território. Destaca-se o impacto significativo que o contato direto com a realidade das comunidades afetadas pela atuação estatal pode ter na formação de gestores/as públicos, desenvolvendo uma compreensão mais profunda e empática.
O professor Erick Omena do IPPUR/UFRJ publicou o livro “The Games of Land Dispossession” (Os Jogos de Espoliação Fundiária), em que compara a implementação de grandes projetos urbanos relacionados a megaeventos esportivos no Brasil, na África do Sul e na Inglaterra. O estudo busca compreender o uso do aparato coercitivo nos processos de expulsão de comunidades de suas terras, observando as distinções contextuais, materiais e históricas na organização do sistema-mundo. Veja mais informações sobre a obra!
Atrito de inteligências urbanas no urbanismo periférico orientado por dados
Artigo de Tomás Donadio, Lalita Kraus, Aldenilson Santos e Ramon Carnaval, , aborda as contradições dos reflexos do desenvolvimento tecnológico e da inserção do urbanismo orientado por dados no contexto periférico global. O estudo compara duas iniciativas baseadas em dados: de um lado o poder público da cidade do Rio de Janeiro e do outro a sociedade civil organizada da periferia, e analisa o potencial das inteligências urbanas periféricas no rompimento das estruturas de poder existentes. Confira o artigo completo!
Estudo conduzido pelos professores Orlando Alves dos Santos Junior, Filipe Souza Corrêa e Juciano Martins Rodrigues do IPPUR reflete sobre a influência das milícias nos resultados das eleições de 2022 na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, revelando que Jair Bolsonaro e Cláudio Castro receberam significativamente mais votos em áreas controladas por milícias. Bolsonaro obteve 53,1%, enquanto Castro alcançou 59,3%, sugerindo uma correlação entre o controle miliciano e o apoio a candidatos conservadores.
Debates sobre cidades e políticas urbanas: IPPUR participa do 47º Encontro ANPOCS
O Observatório das Metrópoles teve participação destacada no 47º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), de 18 a 27 de outubro de 2023. Núcleos de Porto Alegre, Natal e Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) coordenaram mesas e grupos de discussão abordando temas como novas agendas urbanas, Campo de Públicas e democracia em disputa. O evento reforçou a importância do Observatório no diálogo sobre questões urbanas nas Ciências Sociais.
Contra a privatização do saneamento: IPPUR apoia carta aberta ao Presidente Lula
IPPUR apoia carta aberta dirigida ao presidente Lula que expressa preocupação com a privatização do saneamento básico no Brasil, apontando contradições entre discursos presidenciais e ações do BNDES. O documento destaca a crescente financeirização do setor, contrariando a busca por um saneamento inclusivo e público, pede revisão de políticas e fim de restrições ao crédito público e enfatiza a importância da gestão pública para a universalização do saneamento.
Cadernos IPPUR – Biblioteca IPPUR oferece orientações
A série Biblioteca IPPUR deste mês fala sobre os Cadernos IPPUR, com o objetivo de divulgar para pesquisadores/as e estudantes os seus conteúdos sobre Planejamento Urbano e Regional, a partir de uma entrevista com com os/as profissionais da biblioteca do Instituto: Cláudia Regina dos Anjos, Gilberto Lima Martins e Kátia Marina da Cunha e Silva.