Aplicadas Descomplicadas: canal de vídeos ensina Microeconomia, Macroeconomia, Cálculo Aplicado e Estatística de forma descontraída

Boletim nº 76, 05 de março de 2023

 

Aplicadas Descomplicadas: canal de vídeos ensina Microeconomia, Macroeconomia, Cálculo Aplicado e Estatística de forma descontraída

Contribuiu com a matéria o discente do GPDES Artur Rocha

 

Não é novidade para os estudantes do GPDES que a docente Viviane Maria Bastos, que oferece as disciplinas Introdução a Métodos Quantitativos Aplicado à Gestão (IMQA) e  Métodos Quantitativos Aplicado à Gestão (MQA) possui um canal no Youtube bastante acessado. Neste canal, cujo alcance de público vai bem além da comunidade do IPPUR, a professora oferece conteúdos complementares e de revisão sobre essas disciplinas.  Além disso, aborda outros temas como Microeconomia e Macroeconomia, de forma descontraída e adaptada à linguagem dos estudantes.

As duas disciplinas de Métodos Quantitativos, oferecidas logo no início da graduação, são consideradas um desafio por muitos dos alunos do GPDES. Por esse motivo e em função das necessidades de adaptação didática impostas pela pandemia de Covid-19, o canal foi muito bem-vindo pelos estudantes e está de fato ajudando em seus estudos, como nos conta a criadora do canal.

A Agência IPPUR entrevistou a docente Viviane, que conta mais detalhadamente sobre a experiência com o canal, disponível na plataforma Youtube (https://www.youtube.com/c/aplicadasdescomplicadas) e também no Instagram (https://www.instagram.com/aplicadasdescomplicadas/).

 

Agência IPPUR: Quando o canal foi criado e o que motivou a sua criação?

Profa. Viviane Bastos: O canal “Aplicadas Descomplicadas” foi criado no YouTube em fevereiro de 2021, antecedendo o início do período remoto de 2020.1. A principal motivação foi criar um recurso complementar às aulas de IMQA (Cálculo Aplicado) e MQA (Estatística Aplicada), especialmente considerando as limitações de acesso aos recursos necessários para realizar aulas online com conteúdo quantitativo por parte dos monitores da disciplina. Ao longo do ano de 2021, foram publicados 51 vídeos no canal, além da realização de 14 transmissões ao vivo para resolução de exercícios com os alunos das disciplinas.

Agência IPPUR: Quais conteúdos são oferecidos nos vídeos do canal?

Profa. Viviane Bastos: Inicialmente, o objetivo era criar um conteúdo complementar para as minhas disciplinas no período remoto. Posteriormente, resolvi expandir o conteúdo do canal para contemplar tópicos das disciplinas de Microeconomia e Macroeconomia. Meu objetivo no canal é ir além dos conceitos básicos, explicando o passo a passo de toda a parte quantitativa e gráfica da teoria. Atualmente, o canal conta com 246 vídeos sendo 55 sobre Estatística, 21 sobre Matemática Básica, 32 sobre Cálculo Aplicado, 16 sobre Matemática Financeira, 98 sobre Microeconomia e 24 sobre Macroeconomia.

Agência IPPUR: Como é o processo de produção dos conteúdos, passando pela escolha dos temas, gravação, edição dos vídeos e divulgação?

Profa. Viviane Bastos: A escolha dos temas foi inicialmente alinhada com o conteúdo programático das disciplinas IMQA e MQA. Ao expandir para Microeconomia e Macroeconomia, priorizei abordar os assuntos nos quais percebi, com base em minha experiência, que os alunos enfrentavam maiores dificuldades. Atualmente, minha estratégia concentra-se em preencher lacunas no conteúdo de Microeconomia e, assim que finalizar, vou investir mais tempo na produção de conteúdo de Estatística, que é bem mais extenso do que a ementa de MQA e o conteúdo de Macroeconomia. 

Quanto ao processo produtivo, todas as etapas – desde a preparação do roteiro das aulas até a postagem do vídeo – são realizadas por mim. Isso inclui a pesquisa e o preparo de cada aula, a elaboração dos slides para a gravação, a gravação em si, a edição do vídeo e, por fim, a configuração e programação da postagem no YouTube. Estimo que cada vídeo demande aproximadamente de 30 a 40 horas de trabalho até estar pronto para ser postado na plataforma.

Agência IPPUR: De que modo os vídeos auxiliam na metodologia de ensino das disciplinas envolvidas?

Profa. Viviane Bastos: Os vídeos do canal desempenham um papel importante no ensino das minhas disciplinas, proporcionando aos alunos uma ferramenta complementar ao que é apresentado em sala de aula. Eles auxiliam no reforço do conteúdo e na prática de exercícios. A grande vantagem dos vídeos é que os alunos têm a liberdade de pausar, retroceder, parar e revisar o conteúdo quantas vezes forem necessárias e de acordo com suas dificuldades e da sua velocidade.

Agência IPPUR: Como tem sido a recepção e o retorno dos/as estudantes do curso de Gestão Pública?

Profa. Viviane Bastos: O feedback dos alunos do GPDES foi sempre muito positivo. Mesmo após o retorno ao ensino presencial, os alunos continuam utilizando o conteúdo do canal para revisar tópicos abordados em sala de aula e acompanhar passo a passo soluções de exercícios similares aos que são trabalhados em sala. Os quadros sintéticos postados na aba Comunidade e no Instagram também são apreciados como ferramentas de revisão.

Vale ressaltar que o canal Aplicadas Descomplicadas transcendeu as fronteiras e ultrapassou o alcance do GPDES. Atualmente, o canal tem mais de 12 mil seguidores e mais de 880 mil visualizações. Embora as estatísticas do canal não forneçam informações detalhadas sobre o público, os comentários nos vídeos indicam que o canal também ajuda alunos de outros cursos, como Administração, Engenharia e Economia, tanto do ensino presencial quanto do Ensino à Distância. Além disso, tenho observado muitos comentários de estudantes que estão se preparando para concursos públicos. O público do canal abrange a faixa etária de 18 a 55 anos e vai além das fronteiras brasileiras (68,6%), cruzando o Atlântico até Angola (11,8%), Moçambique (7,3%), Portugal (7,0%) e Cabo Verde (0,4%).