Aula Inaugural IPPUR 2020 com Sonia Fleury

Boletim nº 33 – 19 de agosto de 2020

 

As atividades de ensino do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, da UFRJ, retornam em agosto de 2020.

Para ministrar a Aula Inaugural, o IPPUR tem a honra de receber a Professora e Pesquisadora Sônia Fleury.

Sônia Fleury é Pesquisadora do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, Coordenadora Geral do Dicionário de Favelas Marielle Franco e Membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

Aula Inaugural

Data: 24/08/2020

Horário: 14h

Local: GoogleMeet e Canal da Agência IPPUR*

Tema: A Desconstrução da Democracia Social e da Cidadania Urbana no Brasil

Link: Texto para debate

Inscrições para entrar na sala Google Meet aqui.

Sônia Fleury iniciou sua carreira acadêmica no Setor de Psicologia Social da UFMG, sob a coordenação do Professor Célio Garcia, onde desenvolveu atividades de docência, pesquisa e análise institucional durante a década de 1970. Neste período participou de análises institucionais com Michel Foucault e Georges Lapassade (ver G. Lapassade. Les chevaux du diable Une dérive transversaliste. Universitaires, Paris. 1974).

No final dos anos 1970, trabalhou na FINEP, onde participou da implantação do programa de apoio a pesquisas que constituiu o campo da Saúde Coletiva. Ao mesmo tempo, atuou como pesquisadora do PESES/FINEP/FIOCRUZ, sob a coordenação de Sérgio Arouca, analisando o Complexo Previdenciário de Assistência. Participou ativamente na luta pela democratização, como liderança em algumas das mais atuantes instituições do setor de saúde como o CEBES e a ABRASCO, onde foi formulado e impulsionado o projeto da Reforma Sanitária Brasileira que resultou na criação do Sistema Único de Saúde – SUS. Durante a Nova República atuou como consultora do Ministério da Previdência Social, na gestão do Dr. Waldir Pires, onde se formulou a proposta de uma previdência viável e inclusiva. A participação política em organizações da sociedade civil também incluiu ser membro do conselho consultor do IBASE durante a gestão do Betinho, e refundar o CEBES como presidente na gestão 2006-2009.

A experiência associada de militância e especialista na área a qualificou para exercer o papel de consultora da Assembleia Nacional Constituinte, para a elaboração do capítulo sobre a Seguridade Social da Constituição de 1988, na relatoria do Senador Almir Gabriel. Teve participação ativa na redação do documento preparatório e como expositora na 8ª Conferência Nacional de Saúde. Fundou o Núcleo de Estudos Político-Sociais em Saúde (NUPES), na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, com o objetivo de estudar de forma comparada a Reforma Sanitária Brasileira.

Na Presidência da FIOCRUZ, assessorou o vice-presidente, Mario Hamilton no desenvolvimento da metodologia e implantação do o 3º. Congresso Interno da FIOCRUZ, uma experiência original de participação no planejamento institucional. Aposentou como pesquisadora titular em 1995. Trabalhou na Fundação até 2018, com seu trabalho em prol da construção de uma sociedade democrática e da universalização dos direitos sociais no Brasil foi reconhecido quando recebeu Medalha de Ouro Oswaldo Cruz do Ministério da Saúde, em 2009, e em perfil traçado por Kelly Morris para a revista inglesa The Lancet, Volume 377, Issue 9779.

Com a eleição de Lula, foi nomeada membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, CDES 2003-2006. Também foi Membro da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS).

Nos Estados Unidos foi Faculty Fellow do Kellog Institute for International Studies (1990/91) da Notre Dame University e Senior Social Development Specialist Lecturer no INDES o Banco Interamericano de Desenvolvimento BID- Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Social, lecionando Políticas Sociais para gestores latino-americanos (1997/2002). Professora visitante em diversas Universidades na América Latina e na Europa. Membro de conselhos editoriais e acadêmicos em diversos países. Atuou em diferentes ocasiões como consultora tanto de Ministérios e órgãos do governo como de diversas organizações não governamentais no Brasil. Também foi consultora em vários países dos principais organismos internacionais: OPS, BID, UNDP, World Bank, FLACSO, dentre outros. Sua obra foi publicada em vários idiomas e países, contando com 143 artigos em publicações científicas, 105 capítulos de livros, 12 livros publicados, 14 coletâneas organizadas.

Fonte: Plataforma Lattes.