Boletim nº 42
O Boletim IPPUR nº 42 divulga o artigo “Vida Pública”, escrito por discentes do Instituto, que conta a história do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) e é dedicado à memória da ex-vereadora do Rio, Marielle Franco, além de outros artigos e editais.
Vida Pública: Os Temas Republicanos nos Espaços Escolares e de Ensino Mareenses
Elaborado por Adriano Mendes (PPG/IPPUR/UFRJ) e Caio Matheus Santos (GPDES/IPPUR/UFRJ), o artigo traz como temática a combinação da participação social com a gestão pública. Os autores propõem um ato reflexivo a respeito da combinação supracitada em relação ao desenvolvimento dos indivíduos que são do Complexo da Maré, principalmente no que tange a temas como cultura e educação.
DIVULGA IPPUR – É possível equacionar o problema da pobreza via economia de mercado?
O artigo, publicado na revista InSURgência, por Alex Ferreira Magalhães (IPPUR/UFRJ), tem como objetivo expor e analisar a concepção de política de regularização fundiária defendida pelo economista peruano Hernando de Soto. No trabalho, problematiza-se a proposta de formalização das propriedades imobiliárias detidas pelos pobres, em suas respectivas localidades periféricas, e ressalta-se essa medida não apenas como suposta estratégia de combate e superação da pobreza, mas também como pressuposto de ações capitalistas em locais vulneráveis.
Resultado do trabalho final de curso da aluna Ully Sant’Anna Ribeiro, do GPDES, o artigo relata a implementação do Conselho da Juventude da cidade do Rio de Janeiro como uma ferramenta de gestão participativa. Tendo em vista a importância da participação social numa gestão democrática e progressista, o trabalho demonstra os obstáculos e desafios enfrentados para a execução do Conselho em âmbito governamental. Dessa forma, a nova gestão municipal carioca, por meio da Secretaria da Juventude (JUVRIO), pretende implantar o Conselho e aprofundar as relações com a sociedade.
Ambiente, desigualdade e racismo
Através do mapeamento da distribuição de resíduos de indústria química e petroquímica, o professor Henri Acselrad (IPPUR) aborda a temática da despossessão ambiental, fator que antecede aos processos de transformação industrial, os agravos ambientais, tais como a invasão das terras indígenas, o esvaziamento das tradições culturais, o agronegócio, os desastres naturais e a pandemia envolvendo uma desigualdade ambiental. O artigo avança, ainda, sobre a necessidade de construção social, refletindo as práticas ambientais predatórias, a partir das questões abordadas.
O artigo do doutorando Gustavo Schiavinatto Vitti (IPPUR/UFRJ), publicado na Revista e-Metropolis, salienta a discussão acerca dos elementos que constroem o novo capitalismo. A partir de três bases conceituais, realiza-se uma reflexão sobre as mudanças e processos que estruturam o capitalismo e, assim, analisa-se as transformações de seu “espírito”. Vitti aponta, ainda, para as formas de associação dessas mudanças e seus impactos nas dinâmicas de reprodução e engajamento legitimador do capitalismo frente às suas crises e críticas. É abordada também a constitucionalização do capitalismo e suas rupturas no período contemporâneo, associado aos instrumentos neoliberais de empresariamento.
Livro: “Dimensões da neoliberalização à brasileira”
A live de lançamento do ebook “Dimensões da Neoliberalização à Brasileira”, organizado por Juliana Aguiar de Melo e Richard Lins, ocorreu no dia 02 de fevereiro. O livro reúne artigos redigidos através de uma articulação entre pesquisadores e instituições de diversas áreas do conhecimento, entre eles alunos da Pós-Graduação do IPPUR. O resultado deste trabalho aborda as escalas, faces e dimensões do processo de neoliberalização no Brasil, com a intenção de demonstrar as pluralidades e particularidades da tendência mercantil brasileira.
Diálogos sobre Gestão Cultural – 7ª Edição
O Ciclo de Debates “Diálogos sobre Gestão Cultural” promove, pela primeira vez, uma chamada de artigos para serem apresentados na 7ª edição do evento, a ser realizada entre os dias 01 e 03 de março de 2021, através de transmissões ao vivo. Os interessados devem enviar resumos expandidos até o dia 05 de fevereiro, através do site ‘Coletivo Gestão Pública’, escolhendo em qual dos cinco grupos de trabalho gostaria de participar: gestão cultural, identidades e territórios; gestão de espaços culturais; gestão cultural e liberdade de criação; gestão cultural e insurgências contemporâneas; gestão cultural no contexto de pandemia.
A ANEPCP lançou o Edital do IV Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP). O evento terá como tema “Sociedade, Estado e o Público: formação e ação por caminhos democráticos em contextos de crise” e ocorrerá entre os dias 01 e 03 de setembro de 2021. Seguindo as medidas sanitárias adequadas para o período de pandemia, o evento deve ocorrer presencialmente na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. Caso não seja possível, ocorrerá na modalidade virtual, por meio de plataformas digitais para interação simultânea. O presente edital traz a descrição das atividades e de suas regras de funcionamento, assim como o cronograma do IV ENEPCP.
Concurso de logomarca comemorativa 10 anos do GPDES
Em comemoração aos 10 anos do Curso de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES), o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) promove o Edital de Concurso para Seleção de Logomarca Comemorativa. As inscrições poderão ser realizadas pelo e-mail até o dia 10 de fevereiro de 2021 e são abertas a todo o corpo social da UFRJ.
Edital: Programa Institucional de Fomento Único de Ações de Extensão (PROFAEX) 2021
A Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) lançou o edital PROFAEX 2021 para concessão de bolsas de extensão aos professores coordenadores, podendo ser submetidas as propostas até o dia 07 de março de 2021.
A FGV divulga a chamada “Gerenciamento de projetos e infraestrutura nos países em desenvolvimento e economias emergentes” para submissão de trabalhos para os Cadernos EBAPE.BR. Os interessados devem enviar um resumo, em inglês ou português, de no máximo 500 palavras até o dia 31 de março de 2021.
Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de
Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro.