A criação do Programa de Pós-graduação que deu origem ao IPPUR ocorreu em 1971. A primeira turma de mestrado deste Programa teve início em 1972. Ao
considerar o prolongamento da Pandemia da Covid-19 no Brasil durante o ano de 2021, resolvemos realizar as comemorações dos 50 anos do IPPUR de modo presencial em 2022. No entanto, para marcar o seu cinquentenário em 2021, estabelecemos uma mesa redonda de lançamento das atividades comemorativas por mecanismo virtual na sessão de abertura da Semana IPPUR-2021.
Por ser um dos primeiros Programas de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional do país, surgido durante a ditadura militar brasileira, o IPPUR possui uma grande experiência neste campo do conhecimento. Por este motivo, o tema da mesa redonda de lançamento do seu cinquentenário será “A trajetória do Planejamento Urbano e Regional no Brasil”.
Para desenvolver o tema da mesa redonda, abordando-o no período anterior à ditadura militar, durante a ditadura militar e após a redemocratização do país,
convidamos Tânia Bacelar de Araújo, Roberto Monte-Mor e Hermínia Maricato. A coordenação da mesa redonda de lançamento dos 50 anos do IPPUR será conduzida pelo Diretor do IPPUR, Orlando Alves dos Santos Júnior.
Tânia Bacelar de Araújo
Professora aposentada da UFPE, foi Diretora de Planejamento Regional da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e de Economia da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Foi Secretária do Planejamento e da Fazenda do Estado de Pernambuco, Secretária de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional e Secretária de Planejamento da Prefeitura do Recife. É sócia da Consultoria Econômica e Planejamento (CEPLAN).
Roberto Luís Monte-Mór
Doutor em Planejamento Urbano, professor e pesquisador na UFMG, coordenou o Plano Metropolitano de Belo Horizonte e seus desdobramentos (2009-19) e também o Centro de Estudos da Índia, na UFMG (2013-2018) e é pesquisador do CNPq.
Ermínia Maricato
Professora Titular da USP. Foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo (1989/92) e Secretária Executiva do Ministério das Cidades (2003/2005). Membro do Conselho de Pesquisa da USP (2007), membro da Coordenação do BrCidades e medalha de Ouro da Federação Panamericana de Associações de Arquitetos 2020.