Resistir Centro: colabore na reforma das ocupações

O direito à moradia é o pilar de todos os direitos fundamentais que devem ser garantidos às pessoas no Brasil. Apesar disso, a realidade de milhares de brasileiros é a luta cotidiana para sobreviver em condições precárias de habitabilidade. Na cidade do Rio de Janeiro, marcada por suas belezas naturais e obras primas arquitetônicas, a realidade da moradia da população mais pobre oscila entre uma possibilidade de dignidade em áreas distantes do centro ou ocupações com variados níveis de precariedade na área central da cidade.

Moradia não é só quatro paredes e um teto, é acesso a serviços e infraestruturas públicas, possibilidade de emprego e transporte digno! Em busca desses elementos, centenas de famílias habitam terrenos e prédios não totalmente adequados às suas necessidades.

No Centro do Rio de Janeiro existem pelo menos 50 prédios abandonados que foram ocupados por pessoas sem teto como forma de ter uma moradia para viver. São mães solteiras, famílias vindas de outras cidades ou estados, pessoas expulsas de conjuntos habitacionais por milícias, ex-moradores de rua, e outras pessoas de baixa renda sem teto. Muitos desses imóveis eram prédios comerciais ou administrativos que foram abandonados e deixados vazios por anos. Ao serem ocupados, eles foram adaptados para servir de moradia. Mas muitos desses imóveis se encontram em grave estado de precariedade, como falta de esgotamento sanitário adequado, telhas quebradas, infiltrações, fiações elétricas em péssimo estado, entre outros problemas.

Assim, o objetivo dessa vaquinha é fortalecer a luta dessas famílias e promover melhorias em suas moradias, garantindo maior dignidade e condições de permanência na área central da cidade. O CENTRO DO RIO TEM MUITA VIDA, PULSA, E A LUTA DAS POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS DEVE SER VALORIZADA!

VAMOS AJUDAR CENTENAS DE FAMÍLIAS A TEREM MELHORES CONDIÇÕES PARA (R)EXISTIR NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO!

Link para colaborar: https://abacashi.com/p/resistircentro

Os valores arrecadados nessa vaquinha serão utilizados para as seguintes intervenções:

• Desratização de ocupações

• Reestruturação de instalação elétrica, reduzindo riscos de curto circuitos e incêndios

• Obras de esgotamento sanitário

• Obras nas coberturas/telhados, com a substituição de telhas e estruturas apodrecidas

Todas as intervenções serão planejadas e supervisionadas por profissionais habilitados.

PROMOÇÃO:

Central de Movimentos Populares

APOIO:

Observatório das Metrópoles – IPPUR/UFRJ

Universidade da Cidadania/UFRJ

Germinal

Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro – SENGE-RJ

Jubileu Sul