
Posts Recentes
>> Edital UFRJ nº 1025/2025 – Concurso Professor Substituto – GPDES/UFRJ
Publicado em 02/12/2025
>> Defesa de Dissertação de Mestrado – Maria Tereza Aguiar Parreira – 28/11/2025
Publicado em 27/11/2025
>> Defesa de Dissertação de Mestrado – Tainá Farias da Silva Maciel – 25/11/2025
Publicado em 27/11/2025
>> Edital UFRJ 1025/2025 – Concurso de Professor Substituto GPDES/IPPUR
Publicado em 26/11/2025
Campanha de apoio: Central de Movimentos Populares-Rio e Observatório das Metrópoles para elaboração da cartografia das ocupações espontâneas da área central do Rio de Janeiro
Publicado em 02/08/2022
CATEGORIAS: Boletim IPPUR, Conteúdo Boletim, Eventos IPPUR
Boletim nº 65, 02 de agosto de 2022
Participe da Campanha de apoio para a elaboração da cartografia das ocupações espontâneas da área central do Rio de Janeiro.
O direito à moradia é o pilar de todos os direitos fundamentais que devem ser garantidos às pessoas. Apesar disso, a realidade de milhares de brasileiros é a luta cotidiana para sobreviver em condições precárias de habitabilidade. Na cidade do Rio de Janeiro, marcada por suas belezas naturais e obras primas arquitetônicas, a realidade da moradia da população mais pobre oscila entre uma possibilidade de dignidade em áreas distantes do centro ou ocupações com variados níveis de precariedade na região central.
Assim, o Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ) em parceria com a Central de Movimentos Populares – CMP-Rio iniciaram uma cartografia das ocupações espontâneas da área central do Rio de Janeiro como desdobramento do Projeto Morar, Trabalhar e Viver no Centro. Ao identificar os imóveis ocupados pelas famílias, fomos confrontados com a necessidade de construir uma rede de solidariedade de forma a criar condições mínimas de habitabilidade para os moradores das ocupações do Centro.
Nesse contexto, a Central de Movimentos Populares (CMP), com o apoio do Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ), Universidade da Cidadania/UFRJ,Germinal, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro – SENGE-RJ e Jubileu Sul, decidiu criar uma vaquinha online, com o apoio das organizações que trabalham, apoiam e lutam pelo direito à cidade, pela permanência das moradias populares na área central.
A vaquinha pretende mobilizar recursos para que intervenções importantes sejam feitas garantindo maior qualidade de vida e moradia para seus moradores. Nesse sentido, pedimos o apoio da sua instituição na divulgação desta iniciativa.
O site da vaquinha é: https://abacashi.com/p/resistircentro
Ficamos à disposição em caso de qualquer dúvida ou esclarecimento que se faça necessário. Desde já agradecemos o seu apoio.



