Cientometria sobre o Campo de Públicas
Boletim nº 65, 02 de agosto de 2022
O Boletim IPPUR divulga a Revista de Sociologia e Política com destaque para o artigo “Campo de Públicas: uma cientometria a partir de Projetos Pedagógicos de Curso”, de autoria de Augusto Junior Clemente, Mirella Fontes Ricarte de Oliveira, Rodrigo Rossi Horochovski, Ivan Jairo Junckes, Natália Tavares de Azevedo, da Universidade Federal do Paraná, Matinhos, PR, Brasil. Trata-se de uma cientometria sobre 14 PPCs do Campo de Públicas de IES públicas. O artigo mapeia o rol de autores e temas centrais ensinados nos bacharelados e revela um campo que se divide entre ciência política e sociologia, de um lado, e administração, economia e direito, de outro.
O campo de estudos de políticas públicas (“Campo de Públicas”) é uma área de ensino em franca expansão no Brasil. O artigo analisa a identidade intelectual e disciplinar dessa área através das referências bibliográficas dos planos de ensino presentes nos Projetos Pedagógicos de 14 cursos de bacharelado. Materiais e Métodos: Utilizando técnicas cientométricas e de análise de redes, construímos uma rede bimodal formada pelas conexões entre os Projetos Pedagógicos dos cursos (PPCs) do Campo de Públicas e os autores citados nas referências bibliográficas das disciplinas (obrigatórias e optativas) desses cursos. Dois tipos de análises foram feitas: acoplamento bibliográfico de documentos e cocitação de autores. Resultados: Verificamos que não há formação convergente para gestores públicos no Brasil. A análise de redes mostrou a existência de dois clusters principais. O primeiro aproxima os cursos com leituras mais afins às Ciências Sociais, em especial Ciência Política e Sociologia. O segundo agrupa cursos que têm maior aderência às Ciências Sociais Aplicadas, especialmente às disciplinas administrativas, jurídicas e econômicas. Descrevemos esses dois perfis como “gestor de políticas públicas” e “administrador público e organizacional”, respectivamente. É mais correto, portanto, se falar em “campos” de públicas, no plural, dada a diversidade dos currículos. Discussão: O artigo gerou informações para o aperfeiçoamento de instrumentos de avaliação da área. Os resultados podem orientar a reforma de PPCs, a abertura de novos cursos e fomentar o debate sobre a identidade intelectual e disciplinar do Campo de Públicas em função das distintas formações oferecidas àqueles que pretendem atuar no setor público brasileiro.
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