IPPUR participa da 12ª Semana de Integração Acadêmica (SIAc) da UFRJ

Boletim nº 71, 30 de junho de 2023

Entre os dias 29 de maio e 02 de junho, a UFRJ realizou a 12ª edição da Semana de Integração Acadêmica (SIAc).  Esse é o principal evento da universidade, abrangendo  o tripé ensino-pesquisa-extensão e sendo  responsável por mobilizar, anualmente, toda a comunidade acadêmica.

Passado o período da pandemia de Covid-19, o evento retornou de forma plena ao formato presencial e incorporou temas de destacada importância e atualidade. Dentre os assuntos tratados, incluem-se  debates sobre inovação e o conhecimento na era da Inteligência Artificial, bem como sobre a função da cultura e da diversidade no campo científico. A comunidade acadêmica teve a oportunidade de apresentar seus trabalhos e de debater os projetos de pesquisa e de extensão em desenvolvimento, contando com a colaboração  de todos os centros e campi da UFRJ.

A estudante do GPDES Yeda dos Santos destacou a variedade de atividades e de temas nas apresentações ocorridas no campus da Praia Vermelha:

“A SIAc foi um momento ímpar que conectou discentes, docentes e servidores presencialmente, após o período de isolamento social da pandemia. O evento de ensino, pesquisa e extensão da UFRJ englobou diversas atividades relacionadas à iniciação científica, artística, tecnológica e cultural. No campus da Praia Vermelha, pude acompanhar a apresentação dos posters com temas que variaram de economia à tecnologia. Na exposição, os acadêmicos bolsistas divulgaram o desenvolvimento das pesquisas científicas, promovendo os projetos de extensão dos quais fazem parte. Houve, ainda, apresentações  de Vídeo, Dança, Exposição Artística, Oficinas, Visitas Guiadas, Trabalhos, entre outros.”

O corpo social do IPPUR participou ativamente do evento, com um total de 37 trabalhos apresentados na modalidade oral, número que inclui estudantes da graduação e dos programas de pós-graduação, sob a orientação de 18 professores/as. O IPPUR contou com sete sessões próprias, nas quais foram apresentados 29 trabalhos, além de participar, com mais 8 trabalhos, nas sessões integradas com outras unidades. Anthony Matos, egresso do GPDES e mestrando do PPGPUR, comentou sobre a sua participação na SIAc e sobre os aprendizados que retirou dessa experiência:

“Para mim foi um grande prazer estar presente na 12.ª SIAC da UFRJ. Pude neste evento, apresentar todo o trabalho desenvolvido nos últimos 2 anos como graduando do GPDES e orgulhosamente como membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Relações Sociais e Movimentos Sociais (NEGRAM). Estar debatendo a respeito da patrimonialização dos bens negros, na Pequena África e, revisitar toda a construção científica que abriu as portas para a minha entrada no Programa de Pós-Graduação do IPPUR, foi especial para mim. Tal participação fechou um ciclo de enorme aprendizado, de crescimento pessoal e profissional em minha vida, sendo também fundamental para me fazer compreender, mediante toda preparação, discussão e contribuições nas sessões das quais participei, que a construção do saber científico é coletiva, e eventos como este são de suma importância para o enriquecimento de nossos trabalhos acadêmicos e trajetória dentro e fora da universidade.”

A riqueza da SIAc está igualmente na abertura e oportunidade para se conhecer coisas novas: diferentes temas, projetos, pesquisas e iniciativas desenvolvidas nos mais diversos espaços da universidade. Dandara Ildefonso, graduanda do GPDES e integrante da Agência IPPUR, relatou como foi acompanhar sessões de outros cursos, na condição de monitora:

“Fiquei [como monitora] no prédio de Letras e Artes, e achava que não ia ter nenhuma identificação com as sessões, já que o meu curso ficou alocado no campus da Praia Vermelha. No entanto, participei de diversas sessões, a maioria dos cursos de Letras e Arquitetura e Urbanismo, que eram completamente pertinentes à formação em Gestão Pública. Existem diversos projetos importantes e legais por toda a UFRJ, para todos os gostos, e a SIAc é uma oportunidade de conhecê-los. Descobri, por exemplo, que o curso de Letras oferece uma extensão que busca promover o direito e o acesso à leitura em presídios, inclusive para fins de remição da pena. Em Arquitetura, um aplicativo que mostra se locais de turismo no Rio de Janeiro são acessíveis ou não para pessoas com deficiência visual. A extensão ‘TV Suat’ foi o projeto com mais variedade de cursos que conheci: Direção Teatral, Engenharia, Comunicação e por aí vai. Foram diversas sessões, um aprendizado enorme e principalmente a vontade de querer fazer parte disso tudo, que eu nem saberia que existia se não fosse a SIAc. O debate de um mesmo assunto sob a perspectiva e bagagem de cada curso é muito rico.” 

Como os relatos reforçam, a SIAc contribui com a formação de jovens pesquisadores/as e profissionais nas diversas áreas, com a divulgação e a circulação de conhecimentos, com a aproximação entre cursos, grupos, projetos e pessoas. O corpo social do IPPUR, com sua interdisciplinaridade característica, mantém sua tradição e compromisso de engajamento nesse importante evento científico e de integração acadêmica.