A criação do Selo: a comemoração pelos 50 anos do IPPUR

Boletim nº 49 – 04 de agosto de 2021

Em 2021, o IPPUR celebra seus 50 anos e, para darmos início às comemorações, divulgamos o Selo, elaborado por Luciana Alencar Ximenes e Samuel Thomas Jaenisch, pesquisadores do Observatório das Metrópoles, junto à memória de criação dos autores dessa bela homenagem.

Por Luciana Alencar Ximenes¹ e Samuel Thomas Jaenisch²

O IPPUR, ao longo de seus cinquenta anos, se consolidou enquanto um centro de excelência em ensino e pesquisa reconhecido pela qualidade de sua produção acadêmica, sempre atravessada por uma postura combativa e pautada pelo pensamento crítico. Um espaço coletivo de debate e aprendizado que buscou incorporar em seu quadro social um amplo leque de formações profissionais que dão vida, através de seu corpo docente, discente e de técnicos, a um denso mosaico de perspectivas teóricas e metodológicas. Como parte de sua trajetória, o IPPUR manteve também seu papel de entidade ativa no debate público, transpassando os muros da universidade com atividades de extensão e formação popular, fortalecendo a sociedade civil organizada e mantendo um compromisso com a manutenção da democracia. 

Foi muito gratificante para nós, autores do selo comemorativo, podermos contribuir com as comemorações desta data tão relevante em um momento que nos exige a renovação das perspectivas e o apreço aos espaços construídos coletivamente. 

Partindo disso, a composição do selo procurou fazer presente uma das marcas mais emblemáticas da história do IPPUR, podendo ser lida tanto como “50” (em referência à data comemorativa) quanto como “5º”, em referência à sede do instituto no quinto andar do Prédio da Reitoria da UFRJ. Um espaço conquistado pelo seu corpo social após uma longa batalha travada contra a repressão do regime militar, garantindo as condições para que suas atividades pudessem ser consolidadas e expandidas. Décadas depois dessa conquista, o instituto passa por um revés, tendo sido alijado de sua sede, vítima de um incêndio que comprometeu o uso de todo o prédio. Por isso, incorporar a referência ao “5º Andar” nas comemorações desses “50 anos” alimenta a esperança por uma retomada desse espaço, incorporando também a luta contra a precarização do ensino e da universidade pública, tão importante no cenário político que estamos vivendo atualmente.

Que este seja um ano de muitas comemorações para o IPPUR, que a comunidade acadêmica do instituto possa celebrar as conquistas que marcaram os últimos cinquenta anos, mas também projetar o seu futuro, incorporando novas questões de pesquisa e perspectivas de análise, colaborando com a produção de novas epistemologias orientadas pela diversidade e a justiça social, em um perspectiva transescalar e contra-hegemônica. 

¹Mestra e doutoranda em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR e pesquisadora do Grupo Habitação e Cidade da Rede Observatório das Metrópoles.  

²Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR e pesquisador do Grupo Habitação e Cidade da Rede Observatório das Metrópoles.