Biblioteca do IPPUR produz vídeos com treinamentos para usuários/as

 

Boletim nº 69, 27 de abril de 2023

Desde 2017, em um movimento de expansão da sua atuação digital, a Biblioteca do IPPUR tem produzido uma série de vídeos com treinamentos para seus usuários, incluindo conteúdos sobre ferramentas de pesquisa e sobre elaboração de trabalhos científicos. Além de proporcionar um acesso à distância, a iniciativa aposta na produção audiovisual como estratégia de comunicação de maior alcance e efetividade. A equipe da Agência IPPUR conversou com as bibliotecárias Katia Marina e Cláudia Anjos sobre o projeto:

Agência IPPUR: Como surgiu a ideia de produção da série de vídeos? 

A ideia surgiu a partir do investimento na capacitação de usuários online, que acontece na biblioteca desde 2009, e do desejo de promover um melhor uso dos recursos informacionais disponíveis na UFRJ.

Agência IPPUR: Quem produz os vídeos e como os temas são escolhidos? 

Os vídeos são produzidos pela equipe de bibliotecários da Biblioteca do IPPUR/UFRJ. Todo conteúdo dos vídeos do canal de treinamento é direcionado para informação e educação da comunidade, visando integrar e promover a ambientação dos usuários com a vida acadêmica no contexto da comunicação científica.

Agência IPPUR: De que maneira os conteúdos podem ajudar os/as estudantes no desenvolvimento de suas pesquisas? 

Os treinamentos oferecidos pelo canal da biblioteca objetivam tornar os usuários/clientes mais capazes e competentes no tanto no processo de busca de informações (podemos citar como exemplos o Treinamento Base Minerva que apresenta os recursos disponíveis na base e mostra como realizar buscas, renovar ou reservar obras entre outras ações e o Treinamento Guia do Portal CAPES que detalha os recursos do portal de periódicos) como na padronização dos seus trabalhos (a exemplo do Guia Prático para Normalização de Trabalhos Acadêmicos e do vídeo sobre Como fazer referência no formato ABNT de documentos em meio digital ou eletrônico).

A série de vídeos está disponível no Canal da Biblioteca no Youtube, não deixe de conferir!