Biblioteca Integrada EBA FAU IPPUR

Boletim nº 82,  04 de outubro de 2024

Mariana Guimarães

Estudante de Arquitetura e extensionista da Agência IPPUR

 

Salão da Biblioteca Integrada com vista para a sala da equipe técnica. Fonte: Mariana Guimarães

A biblioteca integrada EBA FAU IPPUR reúne os acervos das três instituições em um único local, no segundo andar do Edifício Jorge Machado Moreira, antigo prédio da Reitoria da UFRJ, onde também estão sediadas as três unidades. A ideia de unir as bibliotecas é um projeto de décadas, que se iniciou com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) no início dos anos 2000 e mais tarde passou a contar também com a Escola de Belas Artes (EBA), a fim de ocupar o espaço que, no projeto original do edifício, se destinava à biblioteca da Faculdade de Arquitetura, mas que nunca chegou a ser efetivada.

De acordo com Paula Cotta de Mello¹, coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ (SIBI), a iniciativa de integrar acervos que possuíssem afinidade surge, no início de sua gestão, como uma forma de racionalizar recursos ao evitar, por exemplo, a compra de um mesmo exemplar para mais de uma biblioteca. Além disso, a união dos acervos favorece o intercâmbio de saberes, enriquecendo as práticas de pesquisa. Atualmente, representa um projeto inovador com o maior acervo especializado em Arquitetura, Artes, Design, Urbanismo, Planejamento e Gestão Pública das Américas.

O projeto original do Edifício Jorge Machado Moreira, importante patrimônio arquitetônico do movimento Moderno, destinava-se apenas à então Faculdade Nacional de Arquitetura, com a área da atual biblioteca destinada à biblioteca da FNA, uso que nunca se efetivou. Entre 1960 e 1970, o salão era um local de cerimônias. Posteriormente, se instalaram no prédio a Reitoria, a Escola de Belas Artes e o Instituto de Planejamento Urbano e Regional, e o espaço passou a abrigar em 1978 o Museu Dom João VI, da EBA, que em 2004 foi transferido para o sétimo andar em função de problemas de infraestrutura e manutenção. O salão então permaneceu fechado ao público, com a função de depósito. Diante da falta de manutenção da cobertura, as intempéries causaram graves danos ao espaço, comprometendo o piso, as paredes, instalações elétricas e hidráulicas existentes.²

Projeto da Biblioteca Original. Fonte: NPD FAU UFRJ

Espaço da Biblioteca antes das obras, 2022. Fonte: NPD FAU UFRJ

As bibliotecas das três instituições funcionavam separadamente, até que, com o incêndio ocorrido em 2016, a EBA e o IPPUR deixaram de ocupar o prédio, que teve os 4 andares superiores interditados, e as bibliotecas também passaram a ocupar espaços improvisados, comprometendo a qualidade da exposição, do acesso e da guarda dos acervos. Com as recentes obras de manutenção, o JMM voltou a ser ocupado integralmente e o projeto da biblioteca foi finalmente concretizado. A abertura do espaço permitiu que os acervos fossem adequadamente armazenados e completamente expostos, com áreas apropriadas para consulta e estudo, permitindo a muitos estudantes pela primeira vez uma experiência completa de consulta à biblioteca no espaço acadêmico.

Após estudos de possíveis usos para o salão, as direções da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e da Escola de Belas Artes propuseram a instalação de uma biblioteca tal qual o projeto original, adaptado para as necessidades e possibilidades atuais, pois a restituição do estado original do salão seria impossível diante das restrições orçamentárias. Assim, o projeto de arquitetura foi realizado pela FAU, com participação de professores e estudantes. 

Salão e sala de estudos da Biblioteca Integrada. Fonte: Mariana Guimarães

Em seus mais de 1.210m², se encontra um amplo salão de estudos e leitura com mesas com tomadas e três lounges, contabilizando 100 assentos, com iluminação adequada e wifi liberado graças à Superintendência de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). Há 6 computadores disponíveis para pesquisas e acesso à base de dados da rede de bibliotecas da UFRJ, 5 salas de estudo com equipamentos multimídia, pensadas para atender especialmente às demandas dos cursos de graduação, uma sala de edição de áudio e vídeo e, ainda, uma sala de processamento técnico para a equipe técnico-administrativa de secretaria, chefia, restauração e depósito, com vista para o salão.

No painel de apresentação do projeto da biblioteca, presente no salão de estudos, celebra-se a sua efetivação após tempos difíceis: 

“…considerando o findar de um quadriênio sombrio para nossa educação pública, a consumação da biblioteca surgiu como uma ação coletiva, imbuída de um espírito de resistência, cooperação e otimismo.” 

Salão da Biblioteca Integrada. Fonte: Mariana Guimarães

A realização do projeto, aquisição de acervo e manutenção da infraestrutura foram possíveis graças a recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e de duas emendas parlamentares do ex-deputado federal Alessandro Molon. O acervo conta, no total, com 93.804 exemplares e 49.957 títulos, além de 36.520 livros eletrônicos. A base do IPPUR soma 17449 registros, dentre livros, capítulos de livros, teses, mapas, DVDs/CDs, anais de eventos, entre outros tipos de materiais. 

Estantes da Biblioteca Integrada. Fonte: Mariana Guimarães

O acervo se divide nas estantes por assunto, e os livros possuem a codificação padrão do Sistema de Bibliotecas da UFRJ. As estantes dispõem de placas informativas, sendo possível consultar o acervo através do site Minerva. Para acessar os serviços da biblioteca, como empréstimo de livros, é necessário realizar o pré cadastro, preenchendo o formulário no link: https://forms.gle/xd5qN6BTpRBY7SFr8 e confirmar o cadastro no balcão de atendimento, portando um documento de identificação.

A biblioteca funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, no mezanino do Edifício Jorge Machado Moreira (segundo andar), Avenida Pedro Calmon, 550, Cidade Universitária, Rio de Janeiro. Para mais informações: biadm@email.cla.ufrj.br

¹ Em entrevista para o canal do SIBI, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=x5slfbulyAc 

² Além da entrevista mencionada, todas as informações foram retiradas dos sites da FAU, da SiBI e da UFRJ e do painel disponível na biblioteca sobre o projeto. 

 

REFERÊNCIAS

CONHEÇA a Biblioteca Integrada EBA FAU IPPUR. SiBI UFRJ. 10 jul 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=x5slfbulyAc

BIBLIOTECA integrada EBA FAU IPPUR. FAU-UFRJ. Disponível em : https://www.fau.ufrj.br/biblioteca-integrada-eba-fau-ippur/

CONHEÇA a Biblioteca Integrada EBA FAU IPPUR. SiBI-UFRJ. 28 ago 2024. Disponível em: https://www.sibi.ufrj.br/index.php/inicio/756-conheca-a-biblioteca-integrada-eba-fau-ippur

COUTINHO, Sidney Rodrigues, Biblioteca integrada: novo espaço para o conhecimento. Conexão UFRJ. 6 dez. 2023.  Disponível em: https://conexao.ufrj.br/2023/12/biblioteca-integrada-novo-espaco-para-o-conhecimento/