Boletim #73
Boletim IPPUR nº 73, de 30 de setembro de 2023
Breve relato da participação do IPPUR no V ENEPCP
Durante o período de 4 a 6 de setembro de 2023, aconteceu o V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP), da Associação Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas (ANEPECP), na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. O professor do IPPUR, Gustavo Costa de Souza, que esteve na organização do evento e integrou a última gestão da ANEPECP como diretor de extensão, apresenta um relato sobre o formato, as atividades e as temáticas debatidas no encontro, com destaque para a participação do corpo social do IPPUR.
Participação do IPPUR no V ENEPCP e a perspectiva de gênero no campo de Públicas
A pesquisadora e mestranda do PPGPUR, Glaucy Hellen Herdy, esteve presente no V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas, o ENEPCP, e reflete, a partir da sua experiência no evento, sobre a incorporação de perspectivas de gênero nos trabalhos e nos debates no campo de públicas. Ao apresentar uma cobertura sobre as sessões específicas que trataram da questão de gênero no evento, destaca a importância do aumento das pesquisas e do espaço destinado à temática, com diversidade de enfoques, abordagens e metodologias, mas critica a ainda escassa adesão do público masculino aos debates sobre gênero e aponta para os caminhos e desafios às transformações feministas nesse campo teórico e de ação política. Confira o texto completo!
Estudantes do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES) discorrem sobre a reivindicação de uma sala de amamentação no prédio da Faculdade Letras/UFRJ. O texto é construído sob a ótica das mães que frequentam a universidade, na condição de discentes, docentes ou servidoras, e que relatam suas dificuldades e a importância da implementação de espaços adequados ao cuidado com os filhos como medida de permanência estudantil e de melhoria na qualidade de vida das mulheres que são mães.
Livro organizado por professores do IPPUR discute o tema das cidades inteligentes
Os professores do IPPUR Lalita Kraus, Rosangela Luft, Paulo da Costa Reis, Fábio Pimentel de Oliveira, Deborah Werner e Aldenilson dos Santos Vitorino Costa são os organizadores de uma obra coletiva que reúne contribuições em torno do tema das cidades inteligentes. O livro é resultado do projeto de pesquisa intitulado “Desigualdades territoriais e serviços públicos: o Estado do Rio de Janeiro no contexto das cidades inteligentes” e tem como propósito central debater criticamente os discursos e modelos de cidades inteligentes disseminados nos campos acadêmico e político, confrontando essas propostas com as complexidades socioeconômicas brasileiras e situando espacialmente os debates, com destaque para os municípios e para o estado do Rio de Janeiro. Confira mais sobre a proposta do livro e acesse a obra completa!
Ontem, hoje e amanhã: a luta contra as remoções na Vila Autódromo e o Museu das Remoções
A resistência é uma das características que marcam a trajetória dos/as moradores/as da comunidade Vila Autódromo, na Barra da Tijuca, na luta por moradia e no enfrentamento à violência estatal. O tema é objeto das reflexões da moradora e co-fundadora do Museu das Remoções, Sandra Maria Teixeira, e da colaboradora do Museu das Remoções e pesquisadora no IPPUR, Taísa Sanches. As autoras recuperam o surgimento do Parque Olímpico, em contexto de crescimento desenfreado do setor imobiliário, que atravessou a vida dos/as moradores/as da Vila Autódromo. A história é marcada por negligência, negação de direitos e violência sistêmica por parte do Estado, culminando na remoção de centenas de famílias e na destruição de suas residências pelas mãos do poder público. É também a história de luta e de resistência das famílias, que reinvindicam o direito à moradia e à vida digna, bem como o direito à memória sobre a comunidade que existia e que continua a (r)existir. Confira o texto, que compõe uma parceria entre o Museu das Remoções e a Agência IPPUR.
Ocupação Zumbi dos Palmares: uma história de exclusão e luta por moradia no centro do Rio
Francisco Trope da Silva Porto, Mariana Guimarães de Carvalho e Mariana Trotta Dallalana Quintans, integrantes do projeto de extensão NAJUP Luiza Mahin, tratam da história de violência e de luta da Ocupação Zumbi dos Palmares, localizada na região central do Rio de Janeiro. A partir do contexto de déficit habitacional e de precarização das condições de vida e de moradia no centro da cidade, situação agravada durante o período da pandemia, os/as autores/as refletem sobre a atuação segregadora do município, por meio das intervenções urbanísticas na região, sobre as tentativas de remoção das pessoas moradoras na ocupação e sobre suas estratégias de resistência no campo jurídico e popular. Também trazem dados colhidos pelo projeto de extensão sobre o perfil dos/as moradores/as e sobre o andamento e as perspectivas em torno do processo judicial. Confira o texto completo!
Em entrevista à Revista Nueva Sociedad, o Professor Carlos Vainer (IPPUR/UFRJ) fala sobre a história do planejamento regional e urbano no Brasil, sua relação com as características de periferia global dependente, historicamente construídas na sociedade brasileira, e seus reflexos na persistência de desigualdades no contexto atual.
Em matéria publicada no Conexão UFRJ, site de notícias da UFRJ, o professor Adauto Cardoso (IPPUR/UFRJ) fala sobre temas tratados no livro recém publicado pelo Observatório das Metrópoles: “Urbanização de Favelas no Rio de Janeiro”. A matéria aborda o histórico dos processos de urbanização de áreas faveladas e os impactos negativos das remoções forçadas para as comunidades, chamando a atenção para a importância de políticas públicas que garantam os direitos da população pobre à moradia e meios de subsistência, bem como à participação no planejamento urbano.
Em entrevista ao programa Faixa Livre, da Rádio Bandeirantes, o Professor Daniel Conceição (IPPUR/UFRJ) faz uma análise da política monetária e do panorama econômico do novo governo ao comentar a decisão do COPOM sobre a taxa básica de juros a 12,75% e as metas fiscais do governo federal. Segundo o professor, a nova gestão tem estabelecido metas de desenvolvimento muito ambiciosas para o contexto, ao mesmo tempo em que se inclina aos interesses do mercado, que ele afirma não estarem alinhadas ao desenvolvimento pleno nacional.
Biblioteca IPPUR oferece orientações sobre a Base Minerva
A série Biblioteca IPPUR deste mês fala sobre a Base Minerva, suas utilidades para pessoas de dentro e de fora da UFRJ, bem como sobre como usar as suas ferramentas, em especial a de pesquisa.
A entrevista realizada com a bibliotecária Kátia Marina ajuda a resolver dúvidas de estudantes e de outras pessoas interessadas em usar esse ambiente virtual para buscar informações e ampliar seus conhecimentos.
Expediente: Direção Fabricio Leal de Oliveira / Coordenação de Divulgação: Mariana Albinati e Claudia Paiva Carvalho / Assistentes Editoriais: Tayná da Silva Ribeiro; Artur Rocha; Mariana Guimarães de Carvalho / Apoio: Equipe Agência IPPUR.