Boletim #75

Boletim nº 75, 30 de novembro de 2023

Reflexões num 20 de novembro, dia da Consciência (de luta!) Negra num contexto de reconstrução de políticas públicas de igualdade racial

No marco do dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, o professor do IPPUR/UFRJ Renato Emerson dos Santos reflete sobre a retomada das políticas de promoção da igualdade racial, bem como sobre as fragilidades e os desafios decorrentes do último ciclo de desmonte dessas políticas nas gestões Temer-Bolsonaro. Ao abordar os avanços e as dificuldades envolvidas na reestruturação institucional das pautas raciais – com destaque para a criação do Ministério da Igualdade Racial e sua função de dialogar e capilarizar o debate racial nas diversas pastas, poderes e unidades da federação – o professor rememora importantes marcos da luta do movimento negro e de suas articulações com o Estado na busca por disputar e impactar a construção de órgãos, legislações e planos/programas comprometidos com uma agenda de direitos que promova a igualdade racial. Confira o texto completo!

Reconhecimento e homenagem ao Coletivo Maria José Justino por Ações Afirmativas

Você sabia que o IPPUR tem um coletivo negro voltado para o debate e a implementação de políticas afirmativas e antirracistas? Fundado em 2015, o Coletivo Maria José Justino por Ações Afirmativas vem promovendo importantes debates e incidindo sobre as políticas de igualdade racial na universidade. Por isso, recebeu no mês de novembro uma importante Moção de Reconhecimento e Louvor Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Confira na matéria!

Museu da Maré e a produção de cultura e memória pelas e para as favelas

O Museu da Maré é fruto do desejo de moradores e moradoras de criar um espaço de representação da cultura e preservação da história da comunidade do complexo da Maré. Fundado em 2006 por um grupo de jovens do Centro de Ações Solidárias da Maré (CEASM), é hoje resultado de um trabalho conjunto de agentes sociais e busca superar os estigmas relacionados à imagem das favelas, além de constituir uma experiência inovadora de museu na realidade contemporânea. Conheça mais sobre a história da comunidade e do Museu da Maré a partir do relato de estudantes do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social, incluindo uma entrevista com a coordenadora do Museu, Cláudia Rose Ribeiro da Silva.

Vila Autódromo: resistência, memória e desafios para a gestão pública

Em recente visita de campo, estudantes da graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social do IPPUR conheceram a comunidade da Vila Autódromo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O texto aborda as impressões e inquietações dos/as estudantes diante do Museu das Remoções, que conta a história da remoção de centenas de famílias da comunidade e as intensas lutas de moradores para resistir no território. Destaca-se o impacto significativo que o contato direto com a realidade das comunidades afetadas pela atuação estatal pode ter na formação de gestores/as públicos, desenvolvendo uma compreensão mais profunda e empática.

Livro publicado por professor do IPPUR faz estudo comparativo sobre grandes projetos urbanos relacionados a megaeventos esportivos

O professor Erick Omena do IPPUR/UFRJ publicou o livro “The Games of Land Dispossession” (Os Jogos de Espoliação Fundiária), em que compara a implementação de grandes projetos urbanos relacionados a megaeventos esportivos no Brasil, na África do Sul e na Inglaterra. O estudo busca compreender o uso do aparato coercitivo nos processos de expulsão de comunidades de suas terras, observando as distinções contextuais, materiais e históricas na organização do sistema-mundo. Veja mais informações sobre a obra!

Atrito de inteligências urbanas no urbanismo periférico orientado por dados

Artigo de Tomás Donadio, Lalita Kraus, Aldenilson Santos e Ramon Carnaval, , aborda as contradições dos reflexos do desenvolvimento tecnológico e da inserção do urbanismo orientado por dados no contexto periférico global. O estudo compara duas iniciativas baseadas em dados: de um lado o poder público da cidade do Rio de Janeiro e do outro a sociedade civil organizada da periferia, e analisa o potencial das inteligências urbanas periféricas no rompimento das estruturas de poder existentes. Confira o artigo completo!

Estudo de professores do IPPUR revela forte influência das milícias nas eleições de 2022 no Rio de Janeiro

Estudo conduzido pelos professores Orlando Alves dos Santos Junior, Filipe Souza Corrêa e Juciano Martins Rodrigues do IPPUR reflete sobre a influência das milícias nos resultados das eleições de 2022 na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, revelando que Jair Bolsonaro e Cláudio Castro receberam significativamente mais votos em áreas controladas por milícias. Bolsonaro obteve 53,1%, enquanto Castro alcançou 59,3%, sugerindo uma correlação entre o controle miliciano e o apoio a candidatos conservadores.

Debates sobre cidades e políticas urbanas: IPPUR participa do 47º Encontro ANPOCS

O Observatório das Metrópoles teve participação destacada no 47º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), de 18 a 27 de outubro de 2023. Núcleos de Porto Alegre, Natal e Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) coordenaram mesas e grupos de discussão abordando temas como novas agendas urbanas, Campo de Públicas e democracia em disputa. O evento reforçou a importância do Observatório no diálogo sobre questões urbanas nas Ciências Sociais.

Contra a privatização do saneamento: IPPUR apoia carta aberta ao Presidente Lula

IPPUR apoia carta aberta dirigida ao presidente Lula que expressa preocupação com a privatização do saneamento básico no Brasil, apontando contradições entre discursos presidenciais e ações do BNDES. O documento destaca a crescente financeirização do setor, contrariando a busca por um saneamento inclusivo e público, pede revisão de políticas e fim de restrições ao crédito público e enfatiza a importância da gestão pública para a universalização do saneamento.

Cadernos IPPUR – Biblioteca IPPUR oferece orientações

A série Biblioteca IPPUR deste mês fala sobre os Cadernos IPPUR, com o objetivo de divulgar para pesquisadores/as e estudantes os seus conteúdos sobre Planejamento Urbano e Regional, a partir de uma entrevista com com os/as profissionais da biblioteca do Instituto: Cláudia Regina dos Anjos, Gilberto Lima Martins e Kátia Marina da Cunha e Silva.