Boletim #83

Boletim IPPUR nº 83, de 08 de novembro de 2024

Reestruturação territorial metropolitana e os grandes projetos urbanos previstos para a cidade de Maricá/RJ

A professora Alice Matos de Pina apresenta os resultados de sua pesquisa de doutorado acerca das mudanças territoriais ocorridas no município de Maricá e os respectivos projetos urbanos dedicados ao município, com o intuito de estudar os impactos dos planejamentos urbanos da região. A pesquisa tem como um de seus objetivos analisar os dois ciclos do planejamento metropolitano do Rio de Janeiro a partir de sua relação com a problemática sócio-espacial e ambiental, trazendo os aspectos da conjuntura atual de inserção do município na política nacional de produção de espaço urbano. Para isso, propõe um estudo de caso dos grandes projetos urbanos desenvolvidos no ciclo recente do planejamento metropolitano para a cidade de Maricá.

GPDES 5 estrelas: curso recebe nota máxima no Guia Estadão da Faculdade 2024

O Guia da Faculdade 2024 classificou pela segunda vez o Curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Social (GPDES) com a nota máxima de 5 estrelas. O Estadão Guia da Faculdade é anualmente realizado a partir do trabalho voluntário de milhares de docentes universitários para a avaliação de cursos cadastrados no Ministério da Educação quanto ao projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. A nota final de avaliação dos cursos é uma média considerando os resultados dos dois anos anteriores e fica dentro das faixas representadas pelas estrelas, de 0 a 5.

1º Simpósio Ação Pública e Inovações Sociais de Petrópolis – I SiAPIS debate desafios e perspectivas da participação social

O professor Gustavo Costa, do IPPUR, coordenador do projeto de pesquisa “Cartografia do Ecossistema de Inovações Sociais de Petrópolis” e Carla Magno, pesquisadora bolsista do projeto, escrevem sobre o 1º Simpósio Ação Pública e Inovações Sociais de Petrópolis, evento que marcou o encerramento da primeira etapa da pesquisa e o lançamento da plataforma do Observatório de Inovação Social de Petrópolis. O texto relata os debates que ocorreram no simpósio, destacando a prática extensionista na realização do evento, ao envolver diferentes atores e organizações de diversos segmentos da sociedade e estabelecer trocas de experiências de forma dialógica e não hierarquizada em prol do desenvolvimento de ações públicas verdadeiramente engajadas.

Pandemia: A ascensão do chatIA e os percalços da plataformização da assistência social no Rio de Janeiro

Pesquisadores do grupo “O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a pandemia da Covid-19” escrevem sobre sua participação em mesa virtual transmitida no Youtube no Festival do Conhecimento UFRJ. O grupo é coordenado pela professora Renata Bastos e integra estudantes dos cursos de Serviço Social, Gestão Pública e Fisioterapia da UFRJ. A discussão do grupo se deu sobre os obstáculos da introdução de plataformas virtuais no acesso a políticas sociais, com foco no período pandêmico, e trouxe conclusões sobre as diretrizes a serem tomadas no âmbito da inserção da tecnologia no acesso às políticas públicas.

Seminário “Favela, Bairros e Memórias” é realizado na UERJ em parceria com o IPPUR

O Projeto de Extensão Vozes da Luta, do LEDDES-IFCH-UERJ, em parceria com o Laboratório de Estudos das Transformações do Direito Urbanístico Brasileiro (LEDUB) do IPPUR-UFRJ e o Núcleo de Estudos de História Oral Vidas em Movimento (Labimi-UERJ), organizaram o seminário “Favela, Bairros e Memórias – Diálogos Entre Universidade e Moradores”. O evento ocorreu no dia 16/10/2024, na UERJ, no campus Maracanã e contou com a participação do professor Alex Ferreira Magalhães, do IPPUR, que destacou a importância do diálogo entre moradores de favelas e bairros com a universidade.

Reflexões sobre o livro “No Coração da Terra” de Bianca Dieile, resultado de tese premiada do IPPUR

O texto do professor titular aposentado do IPPUR Henri Acselrad e da professora Karine L. Narahara, da University of North Texas, apresenta o livro de Bianca Dieile “No Coração da Terra”, resultante de pesquisa com menção honrosa no prêmio CAPES de 2024 e discute os impactos e controvérsias do fraturamento hidráulico (fracking) para extração de gás e petróleo, destacando os riscos à saúde pública e ao meio ambiente. O livro de Bianca Dieile examina o debate sobre o uso dessa técnica no Brasil e critica como a indústria, com apoio de algumas áreas da ciência e do Estado, legitima práticas poluentes, buscando neutralizar o debate social e ambiental. O artigo aponta o livro como uma leitura fundamental para todos que buscam entender a dinâmica das alianças entre indústria e ciência, para além dos interessados nos horizontes da produção de petróleo e gás. Atravessando fronteiras entre as humanidades e as ciências naturais, o livro constrói diálogos necessários diante do aprofundamento das violências do extrativismo.

Lançamento do livro  “Favelas e memória: Primeiros projetos de urbanização”

No dia 31 de outubro aconteceu o evento de lançamento do livro “Favelas e memória: Primeiros projetos de urbanização”, coletânea organizada pelo professor Rafael Soares Gonçalves da PUC-Rio. O encontro contou com uma roda de conversa com a presença de Rafael Soares Gonçalves (DSS/PUC-Rio), Gerônimo Emílio Almeida Leitão (EAU/UFF), Ana Lucia Britto (FAU/UFRJ) e Luciana Alencar Ximenes (IPPUR/UFRJ). Ana Lucia e Luciana Alencar são pesquisadoras do INCT Observatório das Metrópoles e são autoras de capítulos do livro, junto aos professores do IPPUR Adauto Cardoso e Rosangela Luft.

Professor Daniel Conceição debate sobre os caminhos da economia no programa Faixa Livre

O economista e professor do IPPUR Daniel Conceição, que preside o Instituto de Finanças Funcionais para o Desenvolvimento, fez uma análise sobre os caminhos da economia sob o governo do presidente Lula. Ele chamou atenção para os possíveis efeitos de um movimento recessivo no setor financeiro, questionou as expectativas otimistas do governo em relação aos cortes de gastos públicos e lamentou a postura do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao adotar uma lógica alinhada aos interesses da “Faria Lima” em busca de apoio político.

Trajetórias Profissionais Multidisciplinares no Campo de Públicas: Entrevista com Ana Cláudia Farranha

A Série Trajetórias traz nesta edição a entrevista com a professora Ana Cláudia Farranha, da Universidade de Brasília (UnB), que combina atuação nas áreas de Direito, Administração Pública e Ciência Política, tendo uma formação multidisciplinar que a própria professora destaca como imprescindível para uma boa inserção no Campo de Públicas e no desenvolvimento das políticas públicas. Segundo Ana Farranha, principalmente no contexto brasileiro, o diálogo entre essas áreas é fundamental, além do debate entre gênero e raça. A professora relata, ainda, como suas experiências pessoais influenciaram suas escolhas acadêmicas e profissionais e levaram à conjugação entre o Direito e o Campo de Públicas. Confira a entrevista na íntegra!

Expediente: Direção Fabricio Leal de Oliveira / Coordenação de Divulgação: Mariana Albinati e Claudia Paiva Carvalho / Editora-responsável: Mariana Guimarães de Carvalho / Assistentes editoriais: Thaís Santana e Vivian Monteiro / Apoio: Equipe Agência IPPUR.