Posts Recentes

  • >> Edital UFRJ nº 1025/2025 – Concurso Professor Substituto – GPDES/UFRJ

    Publicado em 02/12/2025

  • >> Defesa de Dissertação de Mestrado – Maria Tereza Aguiar Parreira – 28/11/2025

    Publicado em 27/11/2025

  • >> Defesa de Dissertação de Mestrado – Tainá Farias da Silva Maciel – 25/11/2025

    Publicado em 27/11/2025

  • >> Edital UFRJ 1025/2025 – Concurso de Professor Substituto GPDES/IPPUR

    Publicado em 26/11/2025

Boletim IPPUR #88

Publicado em 09/07/2025

CATEGORIAS: Boletim IPPUR, Destaques

Boletim IPPUR nº 88, de 09 de julho de 2025

Homenagem ao professor Robert Moses Pechman

A comunidade Ippuriana lamenta profundamente o falecimento do professor Robert Moses Pechman, ocorrido no fim de maio. Integrantes do grupo de pesquisa Laboratório do Escândalo, então coordenado pelo professor, escreveram textos em homenagem que contam sensivelmente um pouco da presença especial do professor em suas trajetórias pessoais, profissionais e acadêmicas. 

Entrevista com o professor Renato Emerson sobre a nova diretoria da ANPUR (2025-2027)

Durante o XXI ENANPUR (Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional), que aconteceu em maio deste ano, em Curitiba (PR), a Assembleia Geral 2025 da ANPUR elegeu a nova diretoria da Associação, para a gestão 2025-2027. A nova chapa eleita conta com o professor Renato Emerson dos Santos, do IPPUR, como um de seus diretores, que concedeu à Agência IPPUR uma entrevista sobre o processo de formação da chapa e as perspectivas da nova gestão. Confira!

30ª edição da Semana IPPUR debate planejamento urbano e regional e gestão pública nas periferias do capitalismo

Em outubro será realizada a 30ª edição da Semana IPPUR com o tema “O Planejamento Urbano e Regional e a Gestão Pública nas Periferias do Capitalismo: Desafios e Potencialidades da Condição Periférica”. Esta edição comemora 30 anos ininterruptos de realização de encontros entre a comunidade ippuriana e busca discutir a importação de modelos e práticas hegemônicas nos contextos periféricos do capitalismo, através de mesas de debate, apresentações de trabalhos e atividades relacionadas aos projetos desenvolvidos no IPPUR. Saiba mais!

Lançadores de alerta e empoderamento das comunidades circunvizinhas a megaempreendimentos: o caso da interrupção da Mina Guaíba do Rio Grande do Sul por coletivos populares

Thiago Ferreira, doutorando em Planejamento Urbano e Regional pelo PPGPUR, escreve sobre o processo de disputa de grupos organizados contra a implementação de megaempreendimentos de grandes impactos locais e regionais, observando o caso do projeto da Mina Guaíba, no Rio Grande do Sul. Thiago investiga, a partir de uma perspectiva crítica sobre o modelo de desenvolvimento que considera o lucro privado acima dos direitos populares e do meio ambiente, as interações entre os grupos a favor e contra o licenciamento do projeto, e os caminhos possíveis para a luta dos coletivos populares contra as forças do capitalismo de desastres.

Curso de extensão “Formação Popular e Intercâmbio de Experiências em Lutas Sociais” mobiliza vozes e lideranças femininas

A primeira edição do curso de extensão “Formação Popular e Intercâmbio de Experiências em Lutas Sociais” ocorreu entre abril e junho de 2025. O curso é promovido através de uma parceria entre o ETTERN (IPPUR/UFRJ), o PPGAUD (UFC) e CEPPUR (UFPA), incluindo uma perspectiva internacional com parceiros nos Estados Unidos e na África do Sul, em busca da troca de saberes entre ambiente acadêmico e lideranças populares. Esta edição contou com 4 aulas que tiveram especial protagonismo feminino no compartilhamento de perspectivas, experiências e conhecimentos nas lutas em que estão inseridas. Leia o relato das doutorandas do IPPUR, Camila Silveira e Carmen Rosane Costa, e saiba mais sobre o curso e acesse as aulas disponíveis no youtube!

Primeiro episódio da série “Justiça em dados” do Grupo Rastro no ar!

Foi lançado o primeiro episódio da série “Justiça em Dados”, organizada pelo Grupo de pesquisa Rastro (IPPUR/UFRJ). A série reúne experiências de ativismo de dados no atual contexto de dataficação na sociedade contemporânea, buscando inserir os dados em uma agenda mais ampla de justiça social. O primeiro episódio trata da política de segurança pública, da importância da Geração Cidadã de Dados e do ativismo da organização Fogo Cruzado e foi realizado em parceria com‪ o data_labe e em colaboração com o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) e o Instituto Fogo Cruzado‬. Assista!

Painel da CLACSO debate reformas energéticas na América Latina com participação da professora Deborah Werner

O portal da Universidade Nacional da Colômbia publicou uma matéria sobre as discussões do painel “Reformas energéticas na América Latina: entre o negacionismo climático e a sustentabilidade”, do qual participou a professora Deborah Werner. O painel faz parte da décima edição do Congresso Latino-Americano e do Caribe de Ciências Sociais (CLACSO), que ocorreu UNAL em março deste ano. O evento contou com representações da Argentina, Brasil Colômbia, México e Venezuela e debateu questões referentes à justiça climática, soberania energética e direitos humanos no contexto da transição energética. 

Professor Daniel Negreiros publica texto sobre o Novo Arcabouço Fiscal e as recentes decisões do Ministério da Fazenda

Novo texto do professor Daniel Negreiros no Medium, junto a Lucien, Kieran e Aiden trata do Novo Arcabouço fiscal e das recentes decisões do Ministério da Fazenda, referentes ao corte de gastos. O texto explica, da perspectiva das demandas sociais da população brasileira, a justificativa dada pelo Ministério para a necessidade dos cortes de gastos, passando por uma análise da construção do plano do Arcabouço Legal e da movimentação do Ministro Haddad, denunciando a falta de políticas benéficas para a população em prol dos interesses do mercado financeiro.

Professora Suyá Quintslr analisa os serviços de saneamento básico prestados no estado do Rio de Janeiro em texto no Brasil de Fato

Em texto publicado no Brasil de Fato, Suyá Quintslr, professora do IPPUR, e Juliana Mello de Queiroz abordam as questões relativas aos serviços de saneamento básico prestados no estado do Rio de Janeiro, a partir do caso da concessionária Iguá Rio de Janeiro S.A., responsável pelo fornecimento de água e esgoto na região da AP4 do Rio de Janeiro, de Miguel Pereira e de Paty do Alferes. Elas analisam que os serviços de saneamento no estado se afastam do cumprimento das demandas da sociedade em função de interesses mercadológicos, como advertem diversos setores populares, e questionam a aplicação de critérios e sanções nos 4 blocos de concessões na região fluminense.

Expediente: Direção Fabricio Leal de Oliveira / Coordenação de Divulgação: Mariana Albinati e Claudia Paiva Carvalho / Editora-responsável: Mariana Guimarães de Carvalho / Apoio: Equipe Agência IPPUR.

Compartilhar