Posts Recentes

  • >> Edital UFRJ nº 1025/2025 – Concurso Professor Substituto – GPDES/UFRJ

    Publicado em 02/12/2025

  • >> Defesa de Dissertação de Mestrado – Maria Tereza Aguiar Parreira – 28/11/2025

    Publicado em 27/11/2025

  • >> Defesa de Dissertação de Mestrado – Tainá Farias da Silva Maciel – 25/11/2025

    Publicado em 27/11/2025

  • >> Edital UFRJ 1025/2025 – Concurso de Professor Substituto GPDES/IPPUR

    Publicado em 26/11/2025

Boletim IPPUR #89

Publicado em 10/09/2025

CATEGORIAS: Boletim IPPUR, Destaques

Boletim IPPUR nº 89, de 10 de setembro de 2025

Tecnologia em defesa do território: Geração cidadã de dados e monitoramento territorial independente na região Amazônica

Tainá Maciel, Lalita Kraus e Flávio Silva são integrantes do grupo de pesquisa RASTRO, do IPPUR, e escrevem sobre dataficação e usos subversivos da tecnologia em defesa de territórios. O texto analisa as contradições da dataficação na vida contemporânea e a persistência das práticas colonialistas sob a lógica extrativista no contexto da Amazônia Legal, com o avanço de práticas de controle tecnopolítico do território por grandes corporações. Diante disso, apresentam movimentos de organizações civis que articulam tecnologias de dados e saberes tradicionais, a fim de subverter o uso da tecnologia para o bem comum e para a defesa territorial. 

Como o incentivo e valorização à ATHIS estão sendo formulados dentro da política nacional para os próximos 15 anos?

Jéssica Santana é urbanista, assessora técnica, arquiteta e pós graduanda do PPGPUR e escreve sobre o panorama nacional da Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social diante da formulação do Plano Nacional de Habitação para os próximos 15 anos. Jéssica traz os dados das pesquisas realizadas entre o IPEA e o CAU/BR no âmbito da constituição do Plano, refletindo sob uma perspectiva crítica, diante da conjuntura histórica da ATHIS no Brasil sobre o que podemos esperar quanto à valorização da ATHIS nos próximos anos.

Observatório das Metrópoles e IPPUR/UFRJ são homenageados na Câmara Municipal do Rio de Janeiro em celebração ao Dia Nacional da Habitação

O INCT Observatório das Metrópoles e o IPPUR foram homenageados pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro por sua contribuição histórica à defesa do direito à moradia digna e ao planejamento urbano inclusivo. As instituições receberam Moção de Louvor e Reconhecimento, em solenidade que reuniu parlamentares, lideranças populares, pesquisadores e movimentos sociais no âmbito das comemorações pelo Dia Nacional da Habitação, celebrado em 21 de agosto.

Ensaio sobre o evento “Mundo LGBTQIAPN+: Incidências Políticas no Planejamento Urbano e na Gestão Pública”

Cris Lacerda, doutorande em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR, traz um relato sobre a mesa de debate acerca das pautas LGBTQIAPN+ relacionadas ao campo de públicas, organizada por discentes do PPGPUR em parceria com o Laboratório de Etnografia Metropolitana – LeMetro. O evento contou com a presença de integrantes da sociedade civil organizada, parlamentares e estudantes da pós graduação e da graduação do IPPUR. Confira o relato completo!

Cidade e Cultura: Visita à praça Saens Peña

Os estudantes extensionistas da ação “Vida Pública: os temas republicanos nos espaços escolares e de ensino”, vinculada à disciplina Cidade e Cultura, ambas coordenadas pela professora Renata Bastos, escrevem sobre as experiências de ensino e extensão vivenciadas no semestre letivo de 2025.1. O texto traz informações sobre a disciplina e as atividades que foram desenvolvidas durante o período, as reflexões críticas acerca das relações entre a vida urbana e as manifestações culturais propiciadas pelas dinâmicas e pela integração entre ensino e extensão. Leia o relato na íntegra!

25 anos do Centro de Estudios de la Mujer en la Historia de America Latina

Fabia Eduarda Franco, graduanda do GPDES e extensionista bolsista do projeto ‘Encontros Internacionais: o brasileiro entre outros hispanos’, traz um relato sobre o encontro de comemoração pelos 25 anos do Centro de Estudios de La Mujer en la Historia de America Latina (CEMHAL), que contou com o lançamento do livro comemorativo de 25 anos da instituição. O evento, sob coordenação do projeto de extensão, foi transmitido ao vivo e pode ser acessado no youtube da Agência IPPUR. Confira o relato completo!

Professor Marcelo Ribeiro participa de edição especial do podcast Cidades de Fato

Marcelo Ribeiro, professor do IPPUR e um dos coordenadores do INCT Observatório das Metrópoles no Rio de Janeiro, concedeu entrevista ao podcast Cidades de Fato, em série especial que reúne entrevistas com especialistas  gravadas durante o XXI ENANPUR. Na entrevista, o professor comenta sobre seu novo livro: “Estrutura social familiar nas cidades brasileiras” e sobre sua trajetória no INCT, dentre outros assuntos relacionados ao Planejamento Urbano e Regional crítico. Confira o episódio completo.

Prefeitura de Maricá publica sobre Seminário sobre Regularização Fundiária realizado em parceria com o IPPUR

A prefeitura de Maricá publicou em seu site sobre a participação no seminário desenvolvido em parceria com o IPPUR, com exposição do professor Alex Magalhães, para diálogos relacionados à regularização fundiária em áreas periféricas. Segundo a prefeitura, o encontro faz parte da preparação para um novo programa municipal de regularização fundiária, com a intenção de basear a construção de políticas públicas em dados, metodologias e experiências consolidadas. Acesse o site e confira a matéria completa.

Professor Henri Acselrad publica no portal A Terra é Redonda

Em texto publicado no portal a terra é redonda, o professor Henri Acselrad argumenta acerca da estreita relação entre as problemáticas de cunho social e os reflexos da crise climática, reivindicando a politização do debate e a importância da mobilização das ciências sociais neste contexto. Henri critica a oposição entre temas relacionados a ciências, técnicas, meio ambiente e política, contextualizando a conjuntura histórica da agenda ambiental e climática no Brasil e no mundo frente às pressões político-econômicas, refletindo sobre o papel da ciência no contexto de despolitização em nossa sociedade.

 

Expediente: Direção Fabricio Leal de Oliveira / Coordenação de Divulgação: Mariana Albinati e Claudia Paiva Carvalho / Editora-responsável: Mariana Guimarães de Carvalho / Apoio: Equipe Agência IPPUR.

Compartilhar