Boletim nº 1

O Boletim IPPUR nº 1 divulga o evento promovido pelo CAGESP/UFRJ sobre a Reforma da Previdência. Ainda, outros artigos, eventos e editais.

 

A quem interessa a Reforma da Previdência?

O IPPUR e o CAGESP/UFRJ realizaram, no dia 2 de setembro, o evento “Reforma da Previdência e o Projeto Future-se: desafios impostos à Gestão Pública”. O debate contou com a participação de Sara Granemann, da Escola de Serviço Social. De acordo com a professora, “se admitirmos a Previdência Pública como solução para a classe trabalhadora, a previdência privada não cresce. E é assim que temos uma retórica mistificadora”.

 

Future-se por dentro: dois lados

Neste artigo para o Boletim IPPUR, o professor Fernando Peregrino analisa os prós e contras do programa Future-se. Segundo a análise, um dos erros principais do Governo Federal é não reconhecer que as universidades públicas são responsáveis por 95% da produção de conhecimento científico do país.

 

III ENEPCP: desafios para gestão pública

O IPPUR mostrou, mais uma vez, engajamento no Campo de Públicas, professores e graduandos do GPDES participaram do III Encontro ENEPCP (Natal/RN), e contribuíram para o debate sobre o tema “Democracia n Século XXI e os desafios para a Gestão Pública”.

 

Nossos corpos desestabilizam as estruturas impostas

Neste artigo para o site da Carta Capital, a pesquisadora Joyce Trindade (GPDES/IPPUR) aponta como a tentativa de invisibilização dos corpos negros se apresenta no planejamento da cidade e na massacrante distância das regiões periféricas até os locais de tomada de decisões institucionais.

 

Enap lança em português um clássico sobre políticas públicas

O livro “Burocracia de Nível de Rua”, de Michael Lipsky, é um dos clássicos na área de políticas públicas. Agora a obra ganha a sua primeira versão em português no lançamento da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

 

XXV Semana PUR

De 07 a 10 de outubro de 2019, acontece a 25ª edição da Semana  de Planejamento Urbano e Regional, com o tema “A inflexão ultraliberal e o desmonte das políticas públicas no Brasil”.

 

Edital: Doutorado IPPUR 2020
Chamadas e mais informações sobre o Processo Seletivo Doutorado IPPUR 2020.

 

Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Jornalista responsável: Breno Procópio.