Boletim nº 15

O Boletim IPPUR nº 15 divulga a análise, escrita por Heitor Silva e Rômulo Correa, sobre a expansão dos movimentos de direita e pró-governo. Nesta edição, reflexões, artigos, vídeos, cartilhas, campanhas e muito mais!

 

A ascensão do bolsonarismo

Há já algum tempo os partidos de esquerda vêm bradando aos quatro ventos que o Brasil vive uma “ascensão do fascismo”; e que, diante desta sinistra ameaça, há que se construir uma frente ampla da civilização contra a barbárie, do progresso contra o atraso, do amor contra o ódio. O efeito prático dessa ladainha é que por ela a esquerda fica autorizada a entrar nas mais oportunistas alianças, na mais escancarada conciliação de classes, desde que, bem entendido, seja contra o fascismo e em defesa dos “valores democráticos”.

 

Livros para pensar a relação entre saúde e urbanização

A pandemia de coronavírus que nos assola joga o mundo em uma crise sanitária, econômica e política sem precedentes, ao mesmo tempo que nos chama a reflexão urgente. É tempo de pensar a produção do espaço urbano e sua relação com a saúde e a doença. Para isto preparamos uma lista com 10 livros que refletem sobre a interface entre natureza, urbanização e saúde, para ajudar na reflexão de estudantes, professores e tomadores de decisão neste momento de crise sanitária.

 

Regionalismo latino-americano em face da pandemia neoliberal, uma alternativa e uma necessidade

Em outros tempos, antes da Grande Depressão, os países latino-americanos cresceram impulsionados do exterior pelo crescimento persistente das exportações. Não há nada que sugira, pelo menos por enquanto, que este fenômeno deve ser repetido, com intensidade semelhante, exceto em casos muito particulares. A alternativa entre continuar a crescer vigorosamente dessa forma, ou crescer para dentro, através da industrialização, não é mais apresentada. Este último tornou-se a principal maneira de crescer.

 

Lições da “coronacrise” para a guerra contra a pobreza e as desigualdades

Parece ser consenso que a humanidade vive um período equivalente ao dos tempos de guerra, travando batalhas diárias contra a expansão de um inimigo que, nesse caso, é comum a todos, o coronavírus. Diversos economistas, de distintas matrizes, presidentes, políticos em geral, cientistas e profissionais da saúde parecem concordar com a ideia de que situações extremas exigem medidas extremas. Tem-se discutido largamente as opções à disposição do Estado em sua tentativa de amenizar os impactos da crise.

 

Obituário Wilson Cano: Um pensador do desenvolvimento

O economista paulistano Wilson Cano, pesquisador do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE-Unicamp), morreu na sexta-feira (3/4), aos 82 anos. Recentemente, decidiu lançar um site com toda a sua produção científica e, na apresentação, explicou seu propósito: “É, modestamente, contribuir com maior acesso ao conhecimento de nossa economia nacional, de seu subdesenvolvimento, da explosiva e má formação de suas economias urbana e regional e dos crassos erros cometidos em suas políticas públicas, fatos que hoje têm sido pouco e mal debatidos no país, notadamente na universidade, no sindicato e na mídia”.

 

O coronavírus e a economia – Quais as nossas opções?

Há realmente um dilema entre salvar vidas ou salvar a economia? Neste animação feita por alunos de um grupo de Economia do Setor Público do IE/UFRJ são apresentados três cenários possíveis com as opções que temos para enfrentar a crise: a) não fazer quarentena ou apenas quarentena vertical; b) fazer quarentena horizontal sem ampliar os gastos públicos de forma contundente e rápida; c) fazer quarentena horizontal e ampliar os gastos públicos para garantir renda para famílias e empresas e recursos para saúde.

 

Cartilha de orientações para população em situação de rua e iniciativas sociais na prevenção ao coronavírus

A cartilha surge da emergência na assistência à POP Rua, com muitas iniciativas insurgentes realizadas em grande parte pela sociedade civil, a fim de oferecer uma das necessidades mais básicas de um ser humano: alimentação, higienização, assistência social, entre outros. No entanto, muitos projetos estão com dificuldades para se organizar em virtude das recomendações sanitárias. O objetivo é dar continuidade às ações sem oferecer risco a vida dos voluntários e da população assistida.

 

Apoie ao menos uma campanha

O Boletim IPPUR, para auxiliar a divulgação das diversas vaquinhas online, que visam atender às mais variadas demandas dos mais impactados no combate ao Coronavírus, reforça a lista de contribuições selecionada pela Âgencia IPPUR .

 

Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro.