Boletim nº 17

O Boletim IPPUR nº 17 divulga o artigo “Meio Ambiente e Pandemias: o que esperar do futuro?”, que traz a visão do engenheiro ambiental e sanitarista, Wander Guerra, sobre a relação entre crise do coronavírus e a natureza. Ainda, artigos, livros, comemorações, campanhas e muito mais nesta edição!

 

Meio Ambiente e Pandemias: o que esperar do futuro?

É imprescindível que ao tratarmos da pandemia de Covid-19, ocasionada pelo vírus Sars-Cov-19, lembremos o quanto o surgimento de novas doenças cujo principais vetores são animais silvestres está intrinsecamente ligado à maneira como a sociedade e o modo de produção capitalista interagem com a natureza. É cada vez mais evidente que, à medida que as intervenções do ser humano sobre a natureza crescem exponencialmente, mais a sociedade fica exposta a riscos patológicos desconhecidos. Ao passo que as fronteiras entre ambientes naturais e ambientes construídos deixam de existir, crescem as chances de patógenos – anteriormente contidos em habitats equilibrados – se apropriarem daquele novo ambiente.

Como pagar as consequências econômicas do COVID-19 ou a janela de oportunidades para mudar o status quo

Logo no primeiro final de semana da quarentena brasileira, fomos brindados com a análise de colegas economistas[3], da área da gestão pública, a qual nos revelou que o pensamento econômico pode nos ajudar a superarmos esse momento difícil. Basicamente, nosso desafio se resume à seguinte pergunta: Como pagar as consequências econômicas do COVID-19? Os colegas invocaram, entre outros autores, John Maynard Keynes. Keynes várias vezes foi incitado a atuar sobre o setor público britânico e, quando o fez, abertamente indicou políticas públicas para civilizar o planeta.

Covid-19 e direito fundamental à água: Adoção de Plano de Atendimento Emergencial para garantir o abastecimento de água na região metropolitana do Rio de Janeiro

Com a implementação da Constituição Federal de 1988, foram definidos diversos direitos fundamentais, não só os individuais, mas também diversos direitos difusos. Esses direitos fundamentais visam efetivar o Princípio da dignidade da pessoa humana, posto que este se faz presente nas mais variadas vertentes do Direito. Sendo a água um bem essencial para a vida no planeta, temos a máxima de que não se pode viver sem ela. Portanto, a água é um direito humano, essencial para a vida e indispensável para a sobrevivência e desenvolvimento dos seres humanos (demanda fisiológica), além de ser um recurso estratégico e essencial por sua demanda sociológica.

Política Pública e Território: Onze estudos Latino-Americanos

Esta coletânea reúne trabalhos de acadêmicos e especialistas componentes do Grupo de Trabalho “Políticas públicas y territorios” do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). Apresentam-se aqui os resultados de nove pesquisas acerca de experiências de políticas públicas em distintos recortes temporais e seus impactos territoriais e duas contribuições teóricas. Investigar e refletir em torno das políticas públicas implica em aproximar-se do “Estado em ação” ou dos modos que as ações dos governos foram e são levadas a cabo.

IPPUR e os 50 anos do CCJE

Em ocasião da celebração dos 50 anos do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), a equipe do centro organizou a gravação de vídeos institucionais de suas unidades. O vídeo institucional do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) conta sua origem e história por intermédio de relatos de seu corpo docente e por alunos de seu curso de graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social. O IPPUR é um centro de referência no Brasil e na América Latina no estudo e análise de problemáticas, visando a solucioná-las, no que tange ao Planejamento Urbano e Regional.

A cruel pedagogia do vírus

Boaventura de Souza Santos traz reflexões sobre o impacto do distanciamento social nos grupos sociais mais vulneráveis. O ensaio faz parte da série Pandemia Capital, organizada pela editora Boitempo, que conta com as contribuições de intelectuais e ativistas em tempos de COVID-19.

Biblioteca Calas em acesso aberto: afrontar las crisis desde América Latina

“CLACSO presenta la Biblioteca en Acceso Abierto “Afrontar las crisis desde América Latina”, del Centro Maria Sibylla Merian de Estudios Latinoamericanos Avanzados (CALAS). La colección aborda de manera crítica los conflictos más acuciantes en la región, promoviendo el diálogo de diversas disciplinas y puntos de vista en búsqueda de posibles caminos para afrontar las múltiples crisis.”

Nós por nós contra o coronavírus

“A proposta da campanha é que a juventude seja a ponte entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda! Vamos organizar pequenas equipes de transporte e limpeza que serão responsáveis por recolher, higienizar e distribuir doações que venham de toda cidade do Rio de Janeiro. Incentivando a solidariedade carioca, impulsionando doações e contribuições e distribuindo de forma segura para quem mais precisa.”

Ação de solidariedade aos alunos da UFRJ

“Com 1 mês de quarentena, o DCE Mário Prata e os CAs da UFRJ estão construindo a ação solidária “Eles Pelo Lucro, Nós Pela Vida”, por entenderem que a pandemia tem aumentado a precarização da vida e gerado um grande impacto nas condições sociais e econômicas de milhares de brasileiros. Muitos estudantes mantêm a sua renda fazendo bicos ou vendendo doces nas universidades. Na primeira distribuição nossa meta é atender a 32 estudantes e suas famílias, que receberão em suas casas cestas básicas e alguns outros itens como a remédios e itens de higiene.”

Apoie ao menos uma campanha

O Boletim IPPUR, para auxiliar a divulgação das diversas vaquinhas online, que visam atender às mais variadas demandas dos mais impactados no combate ao Coronavírus, reforça a lista de contribuições selecionada pela Âgencia IPPUR .

 

Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro.