Boletim nº 18

O Boletim IPPUR nº 18 divulga o artigo da doutoranda do IPPUR Fabíola Neves e do graduando do GPDES Rafael Barbosa sobre a utilização em massa de tecnologia no combate à pandemia e quais os eventuais riscos. Ainda, artigos, campanhas, divulgações, concurso e muito mais!

 

Digitais a todo custo: as contradições e riscos dos sistemas online

Desde o processo eleitoral de 2019, temos visto o elemento técnico assumir certa centralidade nos discursos da elaboração de novas políticas públicas e no presente contexto, o caráter técnico está diretamente associado à capacidade de coletar, filtrar e analisar dados em grande quantidade através de dispositivos eletrônicos. Assim, o que aqui queremos apresentar é uma breve reflexão sobre o modo como a coleta e o uso de dados tem aparecido dentro do desenvolvimento de políticas públicas de controle da pandemia do COVID -19. Para tal, levamos em consideração interesses do mercado, dos governos estaduais e federal e a contribuição, não consentida, da população para desenvolver a discussão.

 

Crise da saúde e contradição neoliberal na fronteira norte do México: propostas de solução desde abaixo e baseadas na economia social do conhecimento

O estado do norte é uma potência exportadora e o cluster mais importante da América Latina de dispositivos médicos, com cerca de 80 empresas transnacionais estabelecidas em seu território, que representam 50% da produção nacional, gerando 75 mil empregos. Tal cenário provoca uma situação de contradição entre a priorização dos objetivos de mercado e a garantia do bem-estar da população. Nesse caso, a contradição neoliberal é expressa priorizando a fabricação e exportação de equipamentos médicos necessários para combater a pandemia, em detrimento da saúde pública dos habitantes e da promoção de condições materiais para conter a propagação e os efeitos do vírus no país.

 

Coronavírus: reflexões acerca da pandemia global e sua relação com o direito à água e ao esgotamento sanitário

As epidemias dos séculos XVIII e XIX geraram efeitos diversos, que vão além da emergência de tecnologias positivas de poder e fortalecimento do biopoder. A impossibilidade das elites se protegerem de doenças antes do surgimento da penicilina e de outros avanços da medicina moderna gerou também certo consenso sobre a necessidade de levar saneamento para as mais diversas áreas da cidade – incluindo aquelas habitadas pelas classes trabalhadoras – independentemente da capacidade de pagamento dos usuários. Até então, como relatam diversos autores, os serviços eram prestados por companhias privadas e restritos às áreas nobres das cidades. Segundo Swyngedouw, Kaika e Castro (2016), este modelo de provisão restrita e estratificada, que predominou até meados do século XIX, constituiu a primeira etapa histórica da provisão de água nas cidades.

 

Por uma pauta de unidade dos trabalhadores contra a coronacrise

Nestes tempos de pandemia da COVID-19, há um esforço de toda a sociedade, através da quarentena e do distanciamento social, para que a velocidade de transmissão da doença não seja tão rápida a ponto colapsar o já precário, subfinanciado e explicitamente fundamental Sistema Único de Saúde (SUS) e, consequentemente, elevar ainda mais o número de óbitos. Essas medidas de reclusão das pessoas em suas casas, de fechamentos dos estabelecimentos e de espaços públicos têm impactos em diversas dimensões da vida social seja nas relações no interior das unidades domésticas, na saúde pública, na habitação, nos transportes, na educação, na economia, etc.

 

A produção da natureza e o coronavírus

Na história, podemos observar momentos onde grandes epidemias tiveram papel central na reorganização das sociedades. Seja causando um impacto populacional, como a peste na Europa medieval; seja provocando mudanças na organização urbana e na própria forma de compreensão espacial das doenças, como o caso do cólera em Londres. No final do ano passado, em Hubei, na China, na populosa cidade de Wuhan, capital da província — cidade sede de indústrias automobilísticas –, surgiram casos de uma grave doença respiratória de origem desconhecida, que posteriormente seria identificada como um novo Coronavírus (2019-nCoV), uma mutação do vírus da SARS que castigou o sudeste da Ásia em 2003 e se espalhou pelo mundo.

 

Fundo Coppetec de Apoio: ventiladores de exceção para Covid-19 

A UFRJ se dispõe a desenvolver e produzir ventiladores pulmonares de exceção para a ventilação invasiva de pacientes em estado grave de Covid-19 (infectados pelo vírus SARS-CoV-2), em situações ou locais em que não se disponha de ventiladores pulmonares mecânicos produzidos com registro da Anvisa. Trata-se de um projeto em desenvolvimento, cujos produtos serão validados por meio de dois protocolos experimentais com testes em seres humanos.

 

10 anos da revista e-metropolis

Motivados pelo objetivo de democratizar o acesso e a divulgação do conhecimento científico no âmbito do Planejamento Urbano e Regional e suas áreas correlatas, o primeiro número da “e-metropolis” foi publicado em maio de 2010. A revista completa 10 anos de existência, tendo cumprido muitas das metas estabelecidas no momento de sua concepção, além de ter extrapolado muitas delas a partir do instante em que se aproximou de outras áreas do conhecimento.

 

Podcast – Cientistas Sociais e o Coronavírus

A proposta desta série é a de inverter o vetor do boletim cientistas sociais e Coronavirus. Complementarmente, aqui a proposta não é privilegiar a análise dos especialistas, mas sim a de amplificar as histórias sobre as variadas experiências da quarentena. Ouviremos enfermeiros, médicos, porteiros, entregadores e coveiros, ecoando suas experiências neste momento. No melhor estilo antropológico, estes episódios apostam na possibilidade de que, mais uma vez, histórias particulares nos afetem.

 

Concurso CAF

O CAF — banco de desenvolvimento da América Latina — abriu as inscrições para o concurso de ensaios universitários “Ideias para o futuro“, que tem como objetivo reunir a visão dos jovens universitários sobre os desafios para o desenvolvimento da América Latina e o Caribe. O concurso premiará o melhor ensaio em âmbito nacional para, posteriormente, escolher os três melhores ensaios ao nível ibero-americano. Os ganhadores ao nível ibero-americano apresentarão seus ensaios na Conferência CAF, que será realizada na Cidade do México em novembro de 2020.

 

Notificação sobre o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

A abertura dos 60 novos leitos de terapia intensiva no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ está prevista para acontecer, gradualmente, a partir da próxima segunda-feira (27/4).

 

Apoie ao menos uma campanha

O Boletim IPPUR, para auxiliar a divulgação das diversas vaquinhas online, que visam atender às mais variadas demandas dos mais impactados no combate ao Coronavírus, reforça a lista de contribuições selecionada pela Âgencia IPPUR .

 

Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro.