Boletim nº 27

O Boletim IPPUR nº 27 divulga o artigo, escrito por uma Cientista Política pela Universidade Nacional Autônoma do México, sobre perspectivas da globalização frente aos desdobramentos da pandemia da Covid-19. Ainda, artigos, eventos, divulgações, chamadas e muito mais!

 

Desglobalização ou globalização diferente?

Nos últimos meses ressurgiu na imprensa a palavra desglobalização, um termo usado depois da crise financeira e econômica de 2007-2009 para descrever a contração do comércio internacional. Mas, agora, o uso do conceito renasce com mais força na mídia pelas consequências realmente mundiais da pandemia da Covid-19. Neste contexto, novamente o termo desglobalização provoca uma espécie de “coceira” na boca dos analistas econômicos para descrever as contrações do comércio entre países, a queda no fluxo de pessoas, das mercadorias e dos investimentos.

 

O coronavírus e a situação dos trabalhadores invisíveis no Brasil

Um novo vírus que passamos a conhecer como Sars-CoV-2 ou, comumente, novo coronavírus impôs novas relações socioespaciais, escancarou diversas contradições do capitalismo ao grande conjunto da sociedade brasileira e mundial. As limitações de acesso, de estrutura e de capilaridade dos sistemas de saúde têm sido o grande desafio para a contenção do vírus em diversos países. No entanto, a pandemia atinge de forma singular cada uma das formações socioespaciais no mundo.

 

“Entre vírus e vistos”: Entrevista com o prof. Helion Pôvoa Neto

O coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios, Helion Pôvoa Neto, fala sobre o impacto da pandemia nos processos e políticas migratórias. Movimentações nacionais e internacionais, xenofobia, vistos, documentações, vigilância e anonimato. Como outras pandemias e crises sanitárias definiram a composição demográfica, identidades e sistemas de controle.

 

Livro: “COVID-19 e a Crise Urbana”

A pandemia se instaura num urbano em crise, de enfrentamentos políticos cujas alianças se fazem contra o social. À deriva, uma parcela da sociedade, presa nas periferias urbanas sem assistência e políticas de produção do espaço de uma vida digna, vai construindo estratégias próprias e solidárias de superar este momento. Esta aparece como a possibilidade decriar os laços que permitem construir um projeto de futuro em comum na cidade, recolocando a luta de classes num outro patamar: a solidariedade frente a barbárie.

 

7º Debates IPPUR: A assessoria técnica e educacional meio ambiente e barragens

O diálogo pretende trazer a experiência ATEMAB/ETTERN e as formas através das quais têm, ao longo de 30 anos, articulado ensino, pesquisa e assessoria técnica a movimentos sociais. Quais seus impactos no ensino de pós-graduação, na pesquisa e na luta dos atingidos pelas barragens no Brasil e na América Latina. A conversa contará com depoimentos dos alunos que se formaram nos cursos de extensão e especialização “Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo”.

 

Epidemia e Ordem Pública – A Cidade do Rio de Janeiro no século XIX

A quarta live do Ciclo de Debates IPPUR, ocorrida no último dia 15, no canal da Agência IPPUR no YouTube, contou com a participação da profa. Fania Fridman e o prof. Carlos Henrique Ferreira Jr sobre o tema “Epidemia e Ordem Pública: A cidade do Rio de Janeiro no Século XIX”. A palestra mediada por Rafael Vidal tratou da perspectiva histórica da cidade do Rio de Janeiro no século XIX, no que diz respeito à relação entre os problemas de saúde pública decorrentes de diversas epidemias da época e o território.

 

O IPPUR participa do lançamento do Comitê Popular da Crise

Na sexta, dia 19 de junho, foi lançado o Comitê Popular de Crise. A iniciativa reúne profissionais de saúde, pesquisadores, movimentos de favelas e partidos políticos em busca de ações de solidariedade e de preservação da vida. O manifesto do CPC foi assinado por mais de 160 organizações e no dia 24 de junho aconteceu a primeira plenária. O IPPUR é uma das entidades que compõem o comitê.

 

CLACSO – Boletín N° 1 Género y (des)igualdades: Tensiones en debate del Grupo de Trabajo Género, (des)igualdades y derechos en tensión

O grupo de trabalho Género, (des)igualdades y derechos en tensión publicou onúmero 1 do boletim “Género y (des)igualdades. Tensiones en debate”. O boletim traz reflexões sobre aspectos críticos da pandemia, o aumento das desigualdades e questões de gênero, entre outros.

 

Chamada: Revista Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) convida para submissão de artigos

A revista CCSA tem submissão contínua e vem avançando a cada dia. Com o empenho da equipe da Revista, temos conseguido manter a periodicidade regular, aprimorando os processos de submissão, ampliando nosso alcance na divulgação do periódico e recebendo, cada vez mais, artigos de diversas localidades do Brasil.

 

Dossiê Temático – Direito da Cidade: conflitos e soluções durante a pandemia de Covid-19

A Revista de Direito da Cidade (Qualis A1) é uma publicação eletrônica trimestral vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A Revista foi criada em 2006 a partir da necessidade de estudos do Direito a partir de matrizes multidisciplinares. Neste sentido, enquadrando-se no atual cenário global em que uma doença afeta amplamente a vida, o fluxo e o direito da cidade, a Revista convida autores para submissão de artigos e ensaios.

Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de
Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de
Oliveira // / Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro.