Boletim nº 28

O Boletim IPPUR nº 28 divulga a resenha sobre o documentário “Planet of the Humans”, que trabalha a temática de energias renováveis, mudanças climáticas e as relações com o capitalismo. Ainda, artigos, eventos, chamadas e muito mais!

 

Um elogio e duas críticas ao Planeta dos Humanos (Planet of the Humans), novo documentário de Jeff Gibbs e Michael Moore

Assisti ao filme repleto de expectativas. Por um lado, porque sou admirador dos trabalhos anteriores do diretor executivo, sempre presente um tom crítico e antissistêmico, sobretudo em relação às grandes corporações. Mas também porque envolve o tema das energias renováveis, objeto de estudo sobre o qual tenho me debruçado desde meados de 2012, e que culminou na dissertação de mestrado defendida em 2015 no IPPUR. Apesar do filme tratar de uma realidade encontrada em diferentes partes do mundo, a presente resenha não se presta a  buscar generalizações, mas a propor uma reflexão a partir das especificidades do caso brasileiro.

 

COVID-19: reflexão sobre o impacto do trabalho infantil e a evasão escolar

A questão da educação no Brasil é uma das principais pautas de discussão para estudiosos, frentes políticas e sociedade.  Um dos maiores desafios que a abrange é conter a evasão escolar, problema agravado diante do cenário de crise sanitária mundial vivido em 2020. O contexto socioeconômico do país também impacta diretamente na educação. Isso pode ser visto através de diversas perspectivas: uma delas é a evasão escolar como consequência da exploração do trabalho infantil, face a expressiva vulnerabilidade das famílias.

 

NIEM convida: “Leituras Migrantes: ´Americanah´, de Chimamanda Ngozi Adichie”

Mantendo a discussão sobre as migrações e as questões étnico-raciais a ela relacionadas, o NIEM, laboratório do IPPUR-UFRJ sob responsabilidade do professor Helion Póvoa Neto,  promoverá um debate do livro “Americanah”, de Chimamanda Ngozi Adichie, com a coordenação da professora Camila Daniel. Pesquisadora do NIEM, atua no campo interdisciplinar entre a Sociologia e a Antropologia, desenvolvendo pesquisa e extensão em temas relacionados a fluxos migratórios e relações étnico-raciais nas Américas.

 

8º Debates IPPUR  – Pela justa e plena reparação integral ao atingidos pelos desastres-crimes de Mariana e Brumadinho/MG 

O diálogo pretende apresentar como tem sido realizado o trabalho das assessorias técnicas aos atingidos pelos rompimentos das barragens de rejeitos em Mariana e Brumadinho/MG no sentido de garantir o direito à justa e plena das perdas materiais e imateriais impostos a indivíduos, famílias, comunidades, coletividades, instituições públicas e privadas. Serão expostos metodologias, referenciais teóricos e jurídicos utilizados nas construções das matrizes de danos das comunidades atingidas e relatada a batalha judicial pela sua aprovação. Haverá uma participação especial do Prof. Carlos Vainer, com uma exposição sobre o conceito de “atingido”, sua formulação original e repercussão no debate nacional e internacional.

Ciclo de Lives Ânima Pública: Segurança Pública e Violência no Rio de Janeiro

Dando enfoque a uma perspectiva local, buscamos compreender o que torna o Rio de Janeiro um caso tão único, tanto no Brasil quanto no mundo, em relação a questão da segurança pública e violência. Através da análise de três especialistas nessa temática, nossa live tem como um de seus objetivos fomentar uma discussão acerca do papel do Estado no combate à violência – através da segurança pública – ao mesmo tempo que usa desta para a perpetuação da própria violência. Assim, traremos a relevância da formulação de políticas públicas eficazes para a efetividade da implementação da segurança pública, levando em consideração seus impactos diretos aos moradores do Rio de Janeiro, em suas diversas esferas. Como os futuros gestores públicos podem se portar frente ao conjunto de ações, por parte do Estado, de combate à violência ao mesmo tempo que se utiliza desta institucionalmente?

ONDAS: Na defesa do saneamento para todos no Rio de Janeiro

Em 9 de junho de 2020 o governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou o Edital de Concessão dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário operados pela CEDAE, Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Estado do Rio de Janeiro, à iniciativa privada. Não é a primeira vez que a CEDAE é alvo de cobiça dos neoliberais de plantão que buscam, avidamente, efetivar sua privatização.

CHAMADA ABERTA: 10 anos do GPDES

Para comemorar os 10 anos do Curso de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES), a Agência IPPUR abre a Chamada Temática “10 ANOS do GPDES”, aceitando artigos de opinião, vídeos, exposição virtual de fotos, crônicas, poesias, músicas, entre outros. O material deverá ser enviado ao e-mail da Agência IPPUR.

A reconstrução da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano

O Ciclo de Debates IPPUR do dia 29/06/2020 teve a presença de Ana Paula Bruno, doutora em Arquitetura e Urbanismo e servidora pública federal, e de Marco Aurélio Costa, economista e técnico em Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que abordaram a temática do desenvolvimento urbano, no cenário político atual.

Através da união entre Arapyaú, República.org e RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, para promover conversas sobre o protagonismo dos profissionais públicos na agenda de inovação governamental. A série Capacidades para inovação em governos: ações para o presente e diálogos para o futuro buscará conectar profissionais e especialistas que trabalham com o tema, a fim de fortalecer saberes e práticas para as soluções dos desafios do setor público no século XXI.
A apresentação evidenciará as primeiras repercussões da pandemia no plano internacional e no Brasil e as medidas de política de resposta à crise sugeridas pela OIT, em quatro pilares: Estimular a economia e o emprego, através de políticas orçamentárias ativas e monetárias; Apoiar as empresas, o emprego e os rendimentos, através da ampliação da proteção social a todos, medidas de manutenção do emprego e de apoio às empresas; Proteger os trabalhadores e as trabalhadoras nos locais de trabalho; Utilizar o diálogo social para soluções.
Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de
Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de
Oliveira //  Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro.