Boletim nº 29
O Boletim IPPUR nº 29 divulga o evento “Festival do Conhecimento”, promovido pela UFRJ, no qual estudantes do GPDES e do IPPUR irão participar e apresentar suas pesquisas e debates. Ainda, artigos, livros, comunicados e muito mais!
Participação do IPPUR no Festival do Conhecimento da UFRJ
Em um momento de incertezas, em que o mundo e o Brasil enfrentam uma pandemia que se reflete em todas as dimensões de nossas vidas, convidamos a comunidade acadêmica para refletir e agir no presente urgente, mas também para construirmos juntos mundos pós-pandemia. Em 2020, a UFRJ celebra 100 anos e quis a história que estivéssemos no front, combatendo uma crise na saúde de dimensões globais. Essa é a universidade viva em que acreditamos com uma inteligência coletiva e solidária, construindo bem comum. O Festival do Conhecimento faz parte dessa trajetória. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional participará do evento através da realização de diversas atividades ao vivo e gravadas.
O retorno à cena pública brasileira de ideias autoritárias e social-darwinistas nos remete a uma antiga discussão sobre as relações entre memória e História: a memória, por um lado, originada em fontes orais; a historiografia, por outro, tendo por base documentos escritos analisados por quem não necessariamente vivenciou a experiência histórica. Aos poucos, firmou-se a ideia de que história e memória se conectam e se complementam. Poderíamos acrescentar que quando, com medo do julgamento da História, os agentes de práticas violentas exercidas em regimes autoritários ocultam e destroem documentos.
Pandemia e Conflitos Urbanos: reinventando as formas de manifestar
A pandemia causada pelo novo corona vírus modificou bruscamente a dinâmica das cidades ao redor do mundo, e com a cidade do Rio de Janeiro não foi diferente. Exigindo uma rigorosa quarentena para evitar a propagação da doença e um número ainda maior de mortes, a população carioca se organizou para não sair de casa, e consequentemente pudemos atestar uma redução de conflitos que se expressavam em manifestações de rua. Panelaços foram registrados nas redes sociais e nas mídias convencionais a cada troca de ministros e declarações ou atos do presidente percebidos pela população como ofensivos, anti-democráticos ou desrespeitosos.
Introdução à Teoria Monetária Moderna (MMT)
O mini curso sobre Teoria Monetária Moderna (MMT) será organizado pelo CASA em parceria com o Grupo de Economia do Setor Público da UFRJ (GESP/UFRJ). O objetivo do curso é introduzir o aluno às finanças públicas a partir da abordagem da MMT, partindo de suas bases teóricas, discutindo suas críticas e a utilizando para pensar políticas públicas. As apresentações terão formato dinâmico e amigável para estudantes de todos os períodos e de outras áreas de interesse. Contará com a participação do professor do IPPUR, Kaio Pimentel.
CHAMADA ABERTA: 10 anos do GPDES
Para comemorar os 10 anos do Curso de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES), a Agência IPPUR abre a Chamada Temática “10 ANOS do GPDES”, aceitando artigos de opinião, vídeos, exposição virtual de fotos, crônicas, poesias, músicas, entre outros. O material deverá ser enviado ao e-mail da Agência IPPUR.
Debates IPPUR retornam em Agosto de 2020
No primeiro semestre de 2020, os Debates IPPUR desempenharam um importante papel na difusão das pesquisas do Instituto e na manutenção do diálogo entre os pesquisadores e o público externo, a despeito da suspensão das atividades presenciais. Ao todo foram 8 lives com temáticas diversas disponíveis em nosso canal do YouTube. Para tanto, contamos com o apoio dos estudantes da pós-graduação, da graduação, convidados externos, além do corpo técnico e docente do Instituto.
Ciclo de Debates: O Brasil no pensamento de Celso Furtado
Como pensar o Brasil a partir de Furtado? Esse módulo aborda do passado colonial à reversão no Brasil contemporâneo para compreender a crise e as raízes profundas da Revolução Brasileira no diagnóstico de Furtado sobre nossa formação social econômica. Com objetivo de localizar o debate teórico sobre as razões do atraso e as possibilidades de desenvolvimento na periferia esse módulo celebra o centenário de Celso Furtado como um pensamento voltado para ação.
Desenvolvimento Regional No Brasil Políticas, Estratégias e Perspectivas
Neste segundo volume da série “Desenvolvimento Regional No Brasil Políticas, Estratégias e Perspectivas”, os estudos retomam os questionamentos sobre as orientações territoriais predominantes no país; se as novas dinâmicas identificadas têm gerado mudança qualitativa no nível de desenvolvimento das regiões; se as disparidades regionais apresentam sinais de redução; ou, ainda, se processos de reversão da desconcentração mantêm-se em curso.
Este documento estabelece os procedimentos para implementação do Período Letivo Excepcional (PLE) que autorizou o ensino remoto, bem como de outras atividades pedagógicas não presenciais nos cursos de graduação da UFRJ. O calendário específico para o PLE foi aprovado pelo CEG e será registrado no SIGA, com atos acadêmicos, tais como previsão de turmas, pedidos de inscrição, trancamento, lançamento de notas. As datas do calendário estabeleceram que o PLE terá início em 10/08 e término em 31/10.