Boletim nº 31
O Boletim IPPUR nº 31 destaca as desigualdades persistentes em contexto de pandemia, divulga o Ciclo de Lives da Empresa Jr Ânima Pública, do GPDES, e os Debates IPPUR. Uma entrevista sobre a privatização da CEDAE e um artigo de opinião sobre a classe média brasileira também estão na edição!
Tudo indica que estamos observando os efeitos de uma proteção desigual duradoura, disposta no tempo, continuada e capaz de marcar drasticamente a história social dos corpos de negros e pobres. Os primeiros dados sobre os impactos da desigualdade social e racial na pandemia vieram do exterior. O Centro para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA divulgou, em abril de 2020, que 33% das pessoas hospitalizadas com COVID-19 eram afro-americanos, enquanto apenas 13% da população dos EUA o são. Na França, nos meses de auge da epidemia, as mortes de imigrantes se elevaram numa proporção duas vezes maior do que a dos não-imigrantes em comparação com os mesmos meses do ano anterior. Negros e minorias étnicas, na Inglaterra, perfizeram, segundo relatório do mês de maio de 2020, um número de mortes hospitalares per capita quase três vezes maior que o da maioria branca.
Ciclo de Lives Ânima Pública: Saúde, Gestão Pública e os Desafios Futuros
A Ânima Pública finaliza seu “Ciclo de Lives” tratando da temática “Saúde, gestão pública e os desafios futuros”. O objetivo de discutirmos esse tema é compreender a relação atual entre a atuação do gestor público e a área de saúde nesse setor, apresentando diferentes perspectivas em relação ao que significa trabalhar com saúde pública e suas respectivas políticas públicas no país. O desenvolvimento desse tema tem como finalidade construir, através da fala dos especialistas, uma entendimento acerca dos maiores obstáculos, ainda não solucionados nos últimos anos, que influenciam na efetividade do serviço público na área de saúde, compreendendo quais serão os novos obstáculos apresentados para os futuros gestores públicos.
Debates IPPUR – Ciclo Orçamentário e Políticas Públicas
A procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, Élida Graziane, participará de mais um Debates IPPUR para conversar e tirar as dúvidas, em especial de nossos futuros gestores públicos e do público em geral. Será um bate-papo sobre as possibilidades de planejamento e sua relação com os ciclos orçamentários, em especial nos municípios. Em seu artigo “Inafastabilidade do controle de políticas públicas pelo MP”, Élida ressalta que “reduzir o controle à mera legalidade de algumas etapas, como licitação, desapropriação etc. é empobrecer a avaliação da complexa dinâmica das políticas públicas. O debate contará com a participação dos professores do IPPUR, Renata Bastos e Kaio Pimentel.
“Cidadão não, classe média brasileira, deformada, MUITO PIOR que você”
A reportagem do Fantástico, da Rede Globo, do dia 05 de julho, colocou em debate público o questionamento do casal que atacou fiscais da prefeitura, no bairro da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Um dos assuntos mais repercutidos no início do mês de julho foi a frase “cidadão não, engenheiro civil, formado, melhor do que você”. No momento em que ouvi pela primeira vez essa fala, me recordei automaticamente da análise de Milton Santos, quando versou sobre as cidadanias mutiladas no Brasil. Nesse texto clássico e muito atual sobre o debate do racismo, nosso grande geógrafo brasileiro questiona sobre o que é ser cidadão nesse país. Dentre as perguntas iniciais ele lança a seguinte: ser classe média é ser cidadão?
Evento LabEspaço – Inovação na Política e Espaço
O Laboratório Espaço do IPPUR está organizando o seminário/disciplina “Inovação na política e espaço” que acontecerá de 04 de agosto a 22 de setembro de 2020 nos dias de terça-feira das 16h às 19h. No dia 4 de agosto teremos a primeira sessão do seminário que contará com a conferência de abertura do prof. Nelson Maculan e a mesa de abertura com a reitora da UFRJ, Denise Carvalho, o vice-diretor do IPPUR, Edwin Gaviria, a professora e coordenadora do Labespaço, Tamara Egler, e a professora Cláudia Werner. O evento se concluirá com a sessão “Inovação na política” com a participação de Tamara Egler, Élika Takimoto, Fernando Peregrino e Maria Alice Costa. O objetivo da disciplina/seminário é revelar os resultados da inovação sobre o território e a consequente transformação das relações de poder.
Entrevista com Professora Suyá Quintslr para a Brasil de Fato
A entrevista da pesquisadora e professora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ, Suyá Quintslr, para o jornal Brasil de Fato, atribui o debate sobre os mitos e as verdades da privatização de estatais com destaque no que tange a sustentação dessas privatizações sobre a água e esgoto no estado do Rio de Janeiro.
Livro – Celso Furtado: os combates de um economista
O livro pretende descortinar a atualidade do pensamento de Celso Furtado em seu centenário, ancorado na perspectiva de um Brasil mais justo, humano, democrático, equitativo e soberano. Apresentado em quatro partes, o livro Celso Furtado: os combates de um economista recebeu a colaboração valorosa de diversos pesquisadores.
UFRJ lança orientações para ensino remoto emergencial
Informar e dar orientações para a comunidade acadêmica − docentes, estudantes e corpo técnico − são os objetivos do Guia para o Ensino Remoto Emergencial, lançado pela UFRJ em julho de 2020. O Guia apresenta diferentes ações de preparação para as mudanças impostas pela pandemia e oferece informações que podem ajudar a viabilizar a retomada das atividades de ensino, pesquisa e extensão durante os períodos de distanciamento.
Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de
Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de
Oliveira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro.