Boletim nº 35

O Boletim IPPUR nº 35 discute, em seu destaque, o artigo sobre o autoritarismo mineral, escrito pelo professor Henri Acselrad. Ainda, traz uma reflexão sobre o Setembro Amarelo, outros artigos, eventos, chamadas e muito mais!

 

Autoritarismo mineral

Os momentos críticos que se seguem a eventos extremos como o da ruptura das barragens de rejeitos tendem a favorecer, nos instantes imediatos após os desastres, a ampliação do debate público sobre riscos ambientais. Assim ocorreu quando, dadas as proporções dos desastres da Samarco em 2015 e da Vale em 2019, foram trazidos à discussão elementos de análise mais substantivos do que de costume. Algumas vozes se fizeram ouvir então sustentando que não se tratou de um acidente, mas do resultado de decisões tomadas sob a égide de uma lógica econômica de curto prazo, com pouca consideração por suas implicações sociais e ecológica.

 

Setembro amarelo e saúde mental: uma reflexão de proteção à vida na pandemia

Diante de várias interpretações sobre a pintura expressionista do norueguês Edvard Munch, “O Grito” (1893), aos olhos de quem analisa a linguagem corporal do sujeito, se percebe o desespero e agonia que alimentam a alma do personagem[2]. As cores intensas e o cenário retratam um mundo que transparece a ausência de alegria, assemelhando-se a uma “prisão” externa e sua junção ao casulo interno dos sujeitos. Esta “prisão” externa pode ser ocasionada por diversos elementos que incidem no comportamento dos indivíduos, como a dimensão econômica, social, sanitária, política, cultural e ambiental.

 

Série História+Culturas Urbanas: Periferia tem história? As narrativas possíveis de Nova Iguaçu no século XX

A Série História e Culturas Urbanas é uma parceria entre a Fundação Casa de Rui Barbosa e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Organizadas pelo Setor de História da Casa e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), são palestras mensais que ocorrem desde 2003 na Sala de Cursos da FCRB. Para 2020, a temática é “A cidade e seus ‘outros’”. Em sua segunda sessão receberá a Professora Lucia Helena Pereira da Silva. Com a pandemia de Covid-19 estas palestras passarão a ser transmitidas remotamente através do Canal da Agência IPPUR.

 

Quando o desenvolvimento vai pelo ralo: como a pandemia do Covid-19 evidencia a importância de se pensar em saneamento básico

O setor de saneamento básico brasileiro, apesar das políticas públicas e de desenvolvimento, continua tendo uma abrangência desigual. No contexto pandêmico vivenciado em 2020, evidencia-se a importância da universalização desse setor para assegurar a saúde e o bem-estar da população. Desse modo, o presente briefing faz uma análise do saneamento básico no Brasil, evidenciando as desigualdades presentes nesse e a necessidade de um enquadramento desse setor aos Direitos Humanos.

 

Evento LabEspaço: 8ª sessão

O Laboratório Espaço do IPPUR está organizando o seminário/disciplina “Inovação na política e espaço” que acontece de 04 de agosto a 22 de setembro de 2020, às terças-feiras, das 16h às 19h. Na 8a e última sessão (22/9) o tema do debate será o modelo de cidades inteligentes e as consequentes transformações do território. O objetivo da disciplina/seminário é revelar os resultados da inovação sobre o território e a consequente transformação das relações de poder. Por isso, serão abordados temas relativos ao fenômeno da desinformação, do papel das redes sociotécnicas na participação política e na educação, assim como os efeitos da tecnologia no contexto urbano e seus resultados sobre a democracia.

UFRJ: 100 anos

A Universidade do Brasil foi criada em 7 de setembro de 1920 pelo presidente Epitácio Pessoa sob a alcunha “Universidade do Rio de Janeiro” e esse ano comemora 100 anos. Maior universidade federal do país, a UFRJ comemora uma história feita de desafios, mas inúmeros sucessos, ressaltando a importância de seu caráter público e gratuito que a tornaram, ao longo dos anos, mais democrática, diversa e inclusiva.

Revista Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)

A Revista Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), publicação do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), lançou o número 30 dedicado aos “Impactos e repercussões da Covid-19 na sociedade”. Os professores do IPPUR Fábio de Oliveira e Deborah Werner e a graduanda do GPDES Clarice Rocha participaram da edição.

Prêmio UniversInova 2020

Você concluiu seu curso de graduação entre 2014 e 2020 e o tema do seu TCC ou monografia tem relação com inovação no setor público? A rede Conexão Inovação Pública RJ quer conhecer e valorizar o seu trabalho acadêmico! Participe do Prêmio UniversInova 2020, uma ação do Conexão com o apoio da República.org e da WeGov! Inscrições gratuitas até 30 de setembro!

II Simpósio de Gestão de Cidades: Pandemia, Vulnerabilidades Urbanas e Gestão de Cidades

O Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (LaCITE/UFCA) vem convidá-los(as) a participarem do II Simpósio de Gestão de Cidades: Pandemia, Vulnerabilidades Urbanas e Gestão de Cidades, bem como solicitar que o evento seja divulgado ao corpo docente e discente dos respectivos cursos, grupos de pesquisas e laboratórios. Definido para ser realizado nos dias 07 e 08 de Outubro, o evento será totalmente virtual, respeitando as recomendações de distanciamento e isolamento social orientados pelas autoridades de saúde no combate ao Novo Coronavírus (COVID-19).

Curso: IRBæc (Instituto Rui Barbosa de Altos Estudos em Cultura) da Fundação Casa de Rui Barbosa, PUC-RIO e Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp/UERJ)

O IRBæc (Instituto Rui Barbosa de Altos Estudos em Cultura) da Fundação Casa de Rui Barbosa conseguiu viabilizar, por meio de parcerias com o Departamento de História da PUC-Rio e o Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp/Uerj), os seus cursos online ao longo deste segundo semestre de 2020. Para o primeiro curso, ministrado pelo professor Christian Lynch, a começar a 14 de setembro, as inscrições já estão abertas.

Celso Furtado: 100 anos

Um dos maiores economistas brasileiros de todos os tempos, Celso Furtado completaria 100 anos em 2020. Homenagem ao centenário de Celso Furtado e Florestan Fernandes. Participação: Wilson Vieira, do Instituto de Economia da  UFRJ; Carla Curty, do Instituto Três Rio, da UFRRJ; Jaime León, do Instituto Instituto de Economia da UFRJ e Gabriel Campos, discente do curso de graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social da UFRJ.

Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de
Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de
Oliveira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro.