Boletim nº 39

O Boletim IPPUR nº 39 destaca o tema da neoliberalização, aborda a questão regional e urbana no Divulga IPPUR, além dos 10 anos do GPDES e muito mais!

 

Neoliberalismo realmente existente, estruturas de poder e ação política: uma conversa com Jamie Peck

Peck debate, no âmbito da Geografia Econômica, a influência do neoliberalismo, cuja estruturação hegemônica se dá mediante arranjos político-diplomáticos diversos. O geógrafo aponta, na última década, para as consequências da crise neoliberal, que afetam, especialmente, governos populistas. Peck comenta, ainda, sobre o programa “Bolsa Família” e defende que a universalidade da renda básica – tendo o modelo brasileiro como referência – é imprescindível para fazer frente, em escala global, à neoliberalização.

DIVULGA IPPUR: Wilson Cano, intérprete da questão regional e urbana do Brasil

O artigo é uma homenagem de representantes de quatro gerações de pesquisadores formados e orientados pelo Professor Wilson Cano (1937-2020). O texto percorre uma trajetória acadêmica que legou contribuições fundamentais à compreensão da questão regional e urbana no Brasil. Procura ressaltar os aspectos mais distintivos dos seus estudos, com base em uma concepção histórico-dinâmica e contraditória do desenvolvimento capitalista e dos rebatimentos regionais e urbanos decorrentes de tal processo.

Livro: “Da cooperação na cidade à cidade cooperativa”

Baseada em projetos universitários de extensão e movimentos sociais, a compilação de artigos presentes no livro “Da cooperação na cidade à cidade cooperativa”, organizado por Luciana Lago, professora aposentada do IPPUR/UFRJ, Irene Mello, mestre pelo IPPUR/UFRJ e Fernanda Petrus, do Soltec/Nides, tem como objetivo explicar a ressignificação do conceito de trabalho autônomo no lócus urbano, no sentido da criação de uma economia solidária.

Diversidade na Unidade

No começo do mês de novembro, 03/11, ocorreu a segunda mesa do evento comemorativo pelos dez anos do GPDES, intitulada “Expansão Universitária e Reforma Administrativa”, que contou com a presença da professora Maria Abreu (IPPUR/UFRJ) e do professor Fernando Coelho (EACH/USP). Tratando da multidisciplinaridade do campo e do avanço do perfil de gestor público, a Live apresentou as nuances e complexidades das políticas públicas, através do domínio em diversas áreas do conhecimento relevante à gestão e da ressignificação do burocrata padrão do século passado.

V Seminário GEPD – UFRN

No mês de novembro, acontece o V Seminário Grupo de Pesquisa em Economia Política do Desenvolvimento (GEPD), promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e transmitido no canal do Youtube do Grupo. O encontro questiona a relação causal entre crises ambientais e capitalismo, determinando, entre outros aspectos, a posição das tecnologias digitais na precarização dos serviços sociais e do mercado de trabalho.

Live: “Para não deixar a boiada passar: ruralidade e meio ambiente no Brasil”

No último dia 04/11 aconteceu a live “Para não deixar a boiada passar: ruralidade e meio ambiente no Brasil”, no canal do Youtube da Rede de Estudos Rurais, que contou com a participação do professor Henri Acselrad (IPPUR/UFRJ). Esta foi a primeira de um conjunto de atividades virtuais mensais feitas em parceria com os coordenadores das ações de trabalho da Rede. O debate foi uma preparação para o 9° Encontro da Rede de Estudos Rurais, que acontecerá entre os dias 4 e 8 de outubro de 2021, e teve por objetivo explorar os temas que serão apresentados pelo grupo no próximo ano.

Convocatória Revista INVI: Dossier Movilidades

No cenário contemporâneo mundial, está cada vez mais claro para a população que o planejamento urbano, sob a ótica  da mobilidade, é primordial para que se possa alcançar um adequado fluxo de pessoas e mercadorias, levando a um espraiamento de redes urbanas otimizadas. Além disso, devido ao contexto pandêmico do Covid-19, explicita-se que o deslocamento vai muito além do que os simples movimentos de idas e vindas.

2º Seminário de Teses e Dissertações: As estratégias de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) como práticas (in)civilizatórias

No dia 26/10, transmitida ao vivo pelo canal da Agência IPPUR no YouTube e mediada pela profª Lalita Krauss (IPPUR/UFRJ), ocorreu a 2º sessão do ciclo de seminários de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação do IPPUR (PPG-IPPUR/UFRJ), com apresentação do trabalho do Doutorando Leandro C. Juárez Liberatori, intitulado “As estratégias de RSC como práticas (in)civilizatórias: construindo sociedades a partir das corporações (O caso da Norsk-Hydro no Brasil e na Europa)”. O debate contou com a participação dos professores do IPPUR Alberto de Oliveira e Frederico de Araújo.

Congresso Internacional Celso Furtado 100 anos

Entre os dias 03 e 07 de novembro, realizou-se o Congresso Internacional Celso Furtado, em comemoração aos 100 anos do economista. O evento foi transmitido pelo canal do Youtube da Tv UERJ Oficial. Teve como objetivo valorizar a memória do teórico cepalino, ressaltando o debate político sobre atraso e desenvolvimento regional, bem como críticas ao neoliberalismo.O congresso contou com a participação de ilustres personalidades como a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-ministro de Relações Internacionais Celso Amorim, além de pesquisadores da Europa, África e Américas.

Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de
Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro.