Boletim nº 4

O Boletim IPPUR nº 4 divulga o artigo, escrito pelo Professor Henri Acselrad, que traz o processo de “desambientalização” do Estado brasileiro, a partir de 2018. Ainda, nesta edição, artigos, eventos e livros.

 

Amazônia, soberania e interesses

Neste artigo, o professor Henri Ascelrad aponta que com a vitória das forças do liberal-autoritarismo nas eleições de 2018 instaurou-se no Brasil um processo de “desambientalização” do Estado brasileiro, ou seja, a convergência, dentro do governo, entre um antiambientalismo liberal e um antiambientalismo autoritário. O primeiro busca desconstituir a questão pública do meio ambiente; já o segundo busca justificar a expropriação de povos indígenas e quilombolas, para que se faça uma espécie de privatização de fato do uso dos espaços comuns das águas, do ar e dos sistemas vivos, em favor das grandes corporações e em detrimentos dos mais despossuídos.

 

Direito à Favela: lineamento de um conceito

Neste artigo para a Revista Ciência & Trópico, o profº Alex Magalhães (IPPUR/UFRJ) analisa as dinâmicas internas dos assentamentos de baixa renda a partir de um ponto de vista sociojurídico. Tendo como eixo central o conceito do “direito à favela”, Magalhães aponta o potencial renovador que este debate possui em relação à teoria jurídica e à teoria social a respeito das favelas, bem como, suas repercussões de ordem teórico-prática.

 

Conceito, dimensões e medidas de capacidade burocrática

Por que alguns estados enfrentam maiores ou menores dificuldades de atingir objetivos variados? Durante a aula inaugural da Especialização em Gestão Pública do IPPUR, a profª Celina Souza destacou que o Brasil, de dimensões continentais, tem uma boa capacidade de penetração territorial. O resumo da aula trata de conceitos relacionados a temas como federalismo, governo local, políticas públicas, estados e capacidade burocrática.

 

GPDES participa da Semana de Integração Acadêmica da UFRJ

Os alunos do GPDES participam, no período de 22 a 24 de outubro, da 10ª Semana de Integração Acadêmica (SIAC) da UFRJ, que contará com a apresentação de vinte e sete trabalhos de pesquisa vinculados à graduação do IPPUR. De caráter interdisciplinar, os trabalhos abordam temas como saneamento, organização do território, políticas públicas, crise econômica, mídias sociais e política, saúde pública, questões de gênero, entre outros.

 

História e Culturas Urbanas

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promovem a nova edição da série História e culturas urbanas. A sexta palestra de 2019, intitulada “A beleza secreta do Rio de Janeiro”, será ministrada por Carlos Fernando de Moura Delphim (Comitê Rio Paisagem Cultural/Unesco, arquiteto da paisagem), dia 31 de outubro, às 18h.

 

O caso da República pensado a partir da gentrificação

Nas décadas de 1940/50, as quitinetes foram parte importante da verticalização no Centro de São Paulo. Sessenta anos depois, essa mesma região vive um boom imobiliário com os chamados “studios” voltados para a classe A. A pesquisadora Beatriz Diniz Kalichman analisa o processo de ressignificação da área central de São Paulo a partir do conceito de “gentrificação”. O seu trabalho é mais um resultado do IPPUR/UFRJ.

 

Direitos Humanos, Educação e o Campo de Públicas

A Editora UFS disponibiliza para download o livro “Direitos Humanos, Educação e o Campo de Públicas”. A coletânea reúne um conjunto de artigos relevantes para a formação de gestores públicos e educadores, ao abordar temas como promoção de direitos, política de atenção a saúde, avaliação de projetos sociais, integração entre estado e sociedade civil, entre outros.

 

13 instituições se posicionam contra fusão entre Capes e CNPq

A Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e outras 12 instituições divulgaram uma carta conjunta, no  dia 11 de outubro, em que se posicionam contrariamente à fusão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e à transferência do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para o Ministério da Economia e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

5ª Semana de Inovação — Governo para as Pessoas

A 5ª Semana de Inovação acontece no período de 4 a 7 de novembro de 2019 em Brasília. O evento é uma realização do Ministério da Economia, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Faculdade LatinoAmericana de Ciências Sociais (Flacso), com o apoio e a participação de diversas instituições do Governo Federal, além de organismos internacionais, grupos da sociedade civil, e representantes do setor privado.

 

Circuito Urbano 2019 — Cidades Inovadoras e Inclusivas

A terceira semana do Circuito Urbano 2019 já começou e vem com uma super programação recheada de eventos por todo Brasil! Com o tema “Cidades Inovadoras e Inclusivas”, cerca de 160 eventos ocorrerão em 23 estados e mais de 60 cidades em todo o Brasil, que irão debater sobre como a “inovação” pode contribuir para a construção de cidades mais inclusivas e sustentáveis.

 

Iº Seminário Internacional Questões de Risco, Arquitetura Humanitária e Gênero

Pesquisadores e professores de diversas instituições se somaram à ONG Building 4Humanity, com sede na cidade de Coimbra, em Portugal, para organizar o 1º Seminário Científico Latino-americano em questões de Risco, Arquitectura Humanitária e Gênero, no âmbito do evento Marielle Franco Community Design Award #2nd edition.

 

Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Jornalista responsável: Breno Procópio.