Boletim nº 43
O Boletim IPPUR nº 43 divulga o artigo “A divisão do trabalho reacionário”, escrito por Henri Acselrad (IPPUR/UFRJ), que desconstrói a dicotomia entre as políticas nacionalista e liberal frente ao sucateamento dos direitos trabalhistas, no Brasil. Ainda, são divulgados outros artigos, congressos, lives e chamadas.
A divisão do trabalho reacionário
O artigo, escrito por Henri Acselrad (IPPUR/UFRJ), publicado no site “A Terra é redonda”, versa sobre a situação da política brasileira e mundial na atualidade e suas peculiaridades quanto à concomitância de um “programa ultraliberal do capital financeiro” e de uma agenda nacionalista autoritária da esfera militar do governo. O autor desconstrói a visão de que ambas estas pautas, nacionalista e neoliberal, sejam contraditória e propõe, no entanto, que elas sejam “duas faces da mesma moeda”. O artigo perpassa por temas como a condição de sucateamento dos direitos trabalhistas, em âmbito nacional e internacional e a expropriação de terras indígenas e quilombolas.
O artigo, publicado na Revista Fronteiras e Debates, tem como argumento central a participação feminina do pensamento moderno durante a era do iluminismo, apresentando a trajetória de duas mulheres: Olympe de Gouges e Mary Wollstonecraft. Ambas são escritoras contemporâneas, apesar da distância geográfica, e foram importantes para a desconstrução feminista do discurso patriarcal intrínseco ao pensamento iluminista, na época das revoluções burguesas, reforçando a consolidação do nascente Estado de Direito.
Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social – GPDES na história do tempo presente
O artigo traz a história do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde sua criação por intermédio do REUNI ao devido reconhecimento por uma instituição reguladora, o Conselho Federal de Administração (CFA). Além de contar a trajetória do curso, os autores também explicam o motivo da escolha do título do artigo, o qual deriva da historicidade das lutas enfrentadas, uma vez que é preciso continuar batalhando para que se alcance os objetivos almejados para a graduação e seu corpo acadêmico.
Mulheres na Fiocruz: Pioneiras
A inserção significativa de mulheres no mercado de trabalho ocorreu, principalmente, após a Segunda Guerra Mundial. Contudo, apesar da ocupação feminina em diversos segmentos da sociedade, havia o desafio de conquistar o espaço profissional no ambiente laboratorial. Em 2015, a ONU instituiu a visibilidade do papel das mulheres na ciência e na tecnologia. A Fiocruz integra a comemoração em seu calendário, desde 2019. Neste ano, o Instituto Oswaldo Cruz realizou, em 11 de fevereiro, o lançamento do documentário “Mulheres na Fiocruz: Pioneiras”, homenageando as pesquisadores da primeira geração da Fiocruz, a contribuição e o legado dessas pioneiras no campo técnico-científico.
Congresso Virtual UFBA: Mesa “Descolonizar o Pensamento”
Entre os dias 22 e 26 de fevereiro, acontecerá o Congresso Virtual da UFBA. O evento será transmitido no canal do YouTube da TV UFBA e em sua página no Facebook. Serão emitidos certificados para os participantes inscritos, apesar do evento ser aberto e gratuito ao público. No dia 25/02, será apresentada a mesa: “Descolonizar o pensamento”, promovida pela Universidade da Cidadania Resiste e pelo Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza (ETTERN/IPPUR/UFRJ), contando com a moderação de Carlos Vainer (IPPUR/UFRJ).
No dia 17/02, ocorreu a live “Pandemia e ‘novas narrativas’ para os negócios: da modernização ecológica à modernização socioecológica do capitalismo”, através do Youtube, durante o 44º Encontro Anual da ANPOCS. A discussão teve como foco a relação entre autoritarismo e neoextrativismo no Brasil e como a dicotomia entre modernidade ambiental em países centrais e as explorações territoriais em países exportadores de commodities impacta na democracia. A mesa contou, ainda, com a presença de diversos professores doutores formados no IPPUR/UFRJ, dentre eles o professor da pós-graduação, Henri Acselrad (IPPUR/UFRJ).
Seminário: “Recordar para não (re)viver: Lutas urbanas no contexto da ofensiva neoliberal”
Entre os dias 02 e 11 de março, acontecerá o Seminário “Recordar para não (re)viver: Lutas urbanas no contexto da ofensiva neoliberal”, promovido pelo Grupo de Trabalho de Urbana, da Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB-RIO). A transmissão será pelo canal da AGB RIO, no YouTube, e a programação inclui temas que vão dos processos de expropriação na Cidade do Rio de Janeiro até movimentos sociais e luta por resistência. Contará com diversos convidados, desde vereadores a sindicalistas, além da presença dos professores Carlos Vainer e Orlando Alves Jr. (IPPUR/UFRJ).
Chamada: Bolsas de Estudos Erasmus+
Estão abertas as inscrições para bolsas de estudos no segundo semestre de 2021, na Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, financiadas pelo projeto europeu Erasmus+ de mobilidade acadêmica. As inscrições, que vão até o dia 28/02, são franqueadas a todos os estudantes da UFRJ regularmente matriculados em cursos de pós-graduação em nível de doutorado, além de membros do corpo docente da UFRJ. A seleção se dará autonomamente pela Universidade de Sapienza, cabendo à UFRJ nomeação formal de pré-candidatos.
Expediente – Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // IPPUR: João Pedro Prates e Maria Fernanda Fontenele