Dicionário de Favelas Marielle Franco: WikiFavelas

Boletim nº 12 – 17 de março de 2020

 

No mês em que se completam dois anos do assassinado de Marielle Franco, o Boletim IPPUR evoca a data, sinônimo de luta, resistência e indignação, com a divulgação do Dicionário de Favelas Marielle Franco.

O Dicionário das Favelas, também chamado de WikiFavelas, foi renomeado paraDicionário de Favelas Marielle Franco carregando em seu nome o símbolo de luta antirracista, feminista, periférica e lésbica da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL/RJ), brutalmente assassinada, em 14 de março de 2018. Crime ainda sem resposta sobre quem mandou matar Marielle Franco e o porquê.

Dicionário de Favelas Marielle Franco é um projeto coordenado pela cientista política Sônia Fleury e foi lançado em 2019, na Biblioteca de Manguinhos, na Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O dicionário entrelaça as diversas produções acadêmicas e documentais já existentes sobre as favelas do Rio de Janeiro e de outras cidades do Brasil, juntamente com as reflexões de quem vivencia o cotidiano das favelas.  É uma plataforma digital de formato colaborativo que auxilia na coleta e construção coletiva do conhecimento existente sobre as favelas, por meio da articulação de uma rede de parceiros que já se dedicam a este tema, tanto na Academia, quanto nas instituições produtoras de conhecimento existentes nas próprias favelas.

Os textos são em formato de verbetes, com ou sem imagens, e qualquer pessoa pode colaborar, sendo necessário se inscrever como participante na plataforma. Também é possível fazer propostas sobre o tema das favelas. O IPPUR, juntamente com outras instituições, é membro do Conselho Editorial do Dicionário de Favelas Marielle Franco, que tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Para mais informações, acesse aqui.