Posts Recentes

  • >> Histórias e Culturas Urbanas – 28/08/2025 – 18h

    Publicado em 25/08/2025

  • >> Ciclo de Diálogos em Planejamento Urbano e Regional – Asociativismo comercial e innovación organizativa. Estado, Desarrollo y Espacio en la escala regional – 29/08/2025 – 10h

    Publicado em 25/08/2025

  • >> Nota de Pesar: Professor Michel Misse (1951-2025)

    Publicado em 16/08/2025

  • >> Defesa de Tese de Mestrado – Carolina Trindade – 04/08/2025

    Publicado em 12/08/2025

Direitos Humanos, Educação e o Campo de Públicas

Publicado em 22/10/2019

CATEGORIAS: Sem categoria

Boletim nº 4 – 22 de outubro de 2019

 

A Editora UFS disponibiliza para download o livro “Direitos Humanos, Educação e o Campo de Públicas”. A coletânea reúne um conjunto de artigos relevantes para a formação de gestores públicos e educadores, ao abordar temas como promoção de direitos, política de atenção a saúde, avaliação de projetos sociais, integração entre estado e sociedade civil, entre outros.

A coletânea, organizada por Ilzver de Matos Oliveira, Gabriela Maia Rebouças e Edgilson Tavares de Araújo (org.), é fruto de profícuas discussões, diálogos e parcerias entre instituições e pesquisadores que atuam nas áreas de Direitos Humanos e Educação com intersecções no Campo de Públicas, área que desde 2012 atua na defesa da formação técnica e política dos emergentes cursos de graduação e pós-graduação em Administração Pública, Gestão Pública, Gestão de Políticas Públicas, Políticas Públicas, Gestão Social e congêneres.

O contexto do desmonte de sistemas de proteção social, da precarização da educação formal, dos sucessivos cortes orçamentários para a ciência e tecnologia, da extinção de políticas sociais, das reformas conservadoras que aniquilam direitos de cidadania historicamente conquistados, trazem maiores desafios para o Campo de Públicas e para os Direitos Humanos.

Segundo os organizadores, “afirmar e lutar pela garantia da formação dos gestores públicos e educadores, com base nos direitos humanos e na justiça social, é cada vez mais urgente. Entrecruzar visões sobre problemas de pública relevância e políticas públicas enquanto forma de minimizá-los deve ser um esforço constante dos governos e sociedade civil, no sentido de promover aprendizagens e inovações necessárias a garantia da dignidade humana. A diversidade de textos apresentados nessa obra trazem abordagens e casos sobre tais questões que levam à reflexão e à ação”.

 

Para fazer o download da coletânea, acesse a página da Editora UFS.

Compartilhar