
Posts Recentes
>> Edital UFRJ nº 1025/2025 – Concurso Professor Substituto – GPDES/UFRJ
Publicado em 02/12/2025
>> Defesa de Dissertação de Mestrado – Maria Tereza Aguiar Parreira – 28/11/2025
Publicado em 27/11/2025
>> Defesa de Dissertação de Mestrado – Tainá Farias da Silva Maciel – 25/11/2025
Publicado em 27/11/2025
>> Edital UFRJ 1025/2025 – Concurso de Professor Substituto GPDES/IPPUR
Publicado em 26/11/2025
Dossiê com organização de professor Gustavo de Souza é publicado na Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais
Publicado em 20/10/2025
CATEGORIAS: Boletim IPPUR, Notícia PPGPUR, Notícias IPPUR
Boletim nº 90, 20 de outubro de 2025
Renata Antão
Professora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ)

A Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais (RPPI), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da UFPB, publicou em julho deste ano seu primeiro número de 2025.
A edição se destaca por ser um dossiê temático “Inovações sociais e experimentações democráticas na governança e nas políticas públicas”, organizado pela Profa. Dra. Carolina Andion (UDESC), pelo Prof. Dr. Danilo Melo (UDESC), pela Profa. Dra. Flávia Duque-Brasil (FJP) e pelo Prof. Dr. Gustavo de Souza, do IPPUR. O dossiê resulta de trabalhos apresentados em sessões temáticas do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas (ENEPECP, 2021 e 2023) e traz contribuições teóricas e empíricas sobre a relação entre inovação social e democracia.
Entre os artigos, temos o texto de Christopher Ansell (UC Berkeley) e Jacob Torfing (Universidade de Roskilde), que introduzem a noção de co-criação como fundamento de uma governança generativa. Essa perspectiva dialoga com o estudo de Valeria Giannella e Adriane Ferrarini, que examinam a co-criação e o experimentalismo democrático a partir de uma experiência em Porto Alegre.
A edição também contempla trabalhos sobre os Observatórios de Inovação Social, como as pesquisas de Fabiana Witt, Carolina Andion e André Manoel, que analisam a atuação da sociedade civil em Florianópolis; de Anderson do Espírito Santo e colaboradores, que abordam a experiência do Observatório de Inovação Social da Fronteira a partir da perspectiva do Bem Viver; e de Gustavo de Souza, Reginaldo Braga Silva Júnior e Gopala Miron, que apresentam o ecossistema de inovações sociais em Petrópolis.
Outros artigos ampliam o olhar para diferentes contextos e desafios: Jéssica Silva, Mariana Mazzini e Jeanne Teixeira investigam capacidades institucionais para políticas inclusivas no Rio Grande do Norte; Maria de Nazaré Soares analisa criticamente a noção de governança pública à luz da redução sociológica de Guerreiro Ramos; Cauana Costa e Sergio Fonseca estudam os impactos da pandemia no ecossistema da economia solidária em Araraquara; e Lúcia Karine de Almeida e Armindo Teodósio discutem o direito à cidade a partir do caso de Brumadinho. Por fim, Mônica Silva, Camila Catão, Flávia Duque-Brasil e Jessyka Martins examinam as experimentações democráticas representadas pelas candidaturas e mandatos coletivos em Belo Horizonte (2016–2022).
Esse conjunto de artigos revela a riqueza e a diversidade de abordagens sobre inovação social, governança e democracia, trazendo contribuições relevantes tanto para o campo acadêmico quanto para a gestão pública, sendo imprescindível a leitura e divulgação do dossiê.



