Dossiê: Migrações Internacionais e Infâncias
Boletim nº 49 – 04 de agosto de 2021
Publicada em março deste ano, a última edição da revista Zero-a-Seis, editada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, traz uma coletânea de artigos, intitulada “Dossiê: Migrações Internacionais e Infâncias”. A edição, organizada por Flávio Santiago (UNICAMP) e Katia Cristina Norões (UFES), conta também com contribuição do Professor Helion Póvoa Neto (IPPUR/UFRJ).
A carta aos leitores, escrita por Neto, suscita o papel recorrente que, incumbido aos jovens e às crianças que participam de processos de migração, comumente é tido como símbolo da adaptação e das expectativas futuras da família no novo território, apesar da estigmatização que a sociedade local tende a conservar. Reitera-se, portanto, que as faixas etárias mais baixas necessitam de uma atenção maior, no que se refere à socialização e ao aprendizado idiomático, a fim de promover um sentimento de estabilidade.
Os artigos que compõem o Dossiê exprimem uma ampla gama de considerações, e abordam desde a visibilidade da criança refugiada e os desafios contemporâneos à proteção de crianças migrantes, ao acesso à educação e relações à distância. Além dos artigos, há relatos, uma entrevista e uma resenha, e a coletânea se mostra fiel à proposta de expor o protagonismo das crianças nos fluxos migratórios internacionais.
Para ler os artigos na íntegra, acesse aqui.
Aproveitamos para divulgar a nova chamada de artigos para o próximo Dossiê, intitulado “A arte da pergunta: as crianças como propositoras de sentidos estéticos”, que vai até o dia 15/08.