Enap lança em português um clássico sobre políticas públicas

Boletim nº 1 – 11 de setembro de 2019

 

O livro “Burocracia de Nível de Rua”, de Michael Lipsky, é um dos clássicos na área de políticas públicas. Agora a obra ganha a sua primeira versão em português no lançamento da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O lançamento do livro “Burocracia de Nível de Rua no Brasil” é mais um marco importante para a crescente literatura nacional sobre políticas públicas.

Originalmente publicado em 1980 em inglês, o livro se tornou rapidamente uma referência importante nos estudos sobre políticas públicas, lançando luz sobre atores essenciais mas muitas vezes invisibilizados: os burocratas, ou funcionários, que interagem com os usuários na implementação das políticas.

Essa categoria, brilhantemente proposta por Lipsky, incorpora a grande maioria dos funcionários próprios ou terceirizados da administração pública mundial: são todos os professores, policiais, assistentes sociais, profissionais de saúde, profissionais dos serviços carcerários, das agências de atendimento, das agências de serviço social e encaminhamento para o emprego. São todos aqueles que cotidianamente, interagem com os usuários dos serviços entregando serviços e políticas públicas.

Segundo Gabriela Spanghero Lotta, que assina o Prefácio do livro, no Brasil, assim como nos demais países, os burocratas de nível de rua ocupam o maior contingente de profissionais do setor público.

“São milhões de professores, policiais, assistentes sociais, profissionais de saúde e outros funcionários que realizam encontros cotidianos com os usuários. E é por meio deles que os direitos são, ou não, adquiridos, que a eficiência é, ou não, conquistada, que as desigualdades são, ou não, reduzidas. Olhar para eles é, portanto, tarefa primordial para quem pensa e gerencia o Estado. E é um locus fundamental de estudos para quem se preocupa com as políticas públicas”, escreve e completa:

“Esperamos, assim, que este livro possa continuar contribuindo para a construção de uma agenda de pesquisas nacional preocupada em desvendar o mundo cotidiano da implementação das políticas públicas. E que possa contribuir para a formação de gestores públicos nos mais diversos entes federativos preocupados com o efeito de suas decisões em termos de acesso e qualidade de serviços aos usuários”, afirma Gabriela Spanghero Lotta.

A publicação “Burocracia em Nível de Rua” está disponível aqui para download no Repositório da Enap.