Fapesp: Bolsas de PD em Gestão Costeira e Conflitos Socioambientais
Boletim nº 34 – 03 de setembro de 2020
Título do projeto: Caminhos de sustentabilidade do oceano para a transformação de conflitos.
Duas vagas de Pós-Doutorado para jovens pesquisadora(e)s, brasileira(o)s ou estrangeira(o)s, estão abertas em projeto sobre processos participativos para resolução de conflitos em comunidades pesqueiras e uso da comunicação científica a fim de fortalecer a interface entre ciência e políticas públicas na promoção da economia azul.
A equipe é formada por pesquisadores multidisciplinares, sociedade civil e gestores de Áreas de Proteção Ambiental e faz parte de um consórcio internacional em que estão representados Brasil, EUA, Noruega, Suécia, Índia e África do Sul. A(o)s bolsistas ficarão sediada(o)s no Instituto do Mar da UNIFESP (Santos), contribuindo com a troca de conhecimentos no consórcio internacional. Atividades de campo serão realizadas no litoral de São Paulo e sul do Rio de Janeiro.
Além dos requisitos exigidos pela FAPESP, são desejáveis, porém não excludentes:
– Habilidades para trabalho em grupos multidisciplinares, multissetoriais e multinacionais;
– Liderança na produção de conhecimento em gestão costeira e desenvolvimento sustentável;
– Fluência em inglês (requerida) e português (desejável);
– Experiência com comunidades tradicionais, quilombolas ou indígenas.
Interessada(o)s devem enviar a Súmula Curricular no modelo FAPESP, carta de motivação e duas cartas de referência. Após seleção inicial com base nos documentos, haverá uma entrevista para a seleção final.
O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Para mais informações, acesse aqui.