GPDES participa da Semana de Integração Acadêmica da UFRJ

Boletim nº 4 – 22 de outubro de 2019

 

Os alunos do GPDES participam, no período de 22 a 24 de outubro, da 10ª Semana de Integração Acadêmica (SIAC) da UFRJ, que contará com a apresentação de vinte e sete trabalhos de pesquisa vinculados à graduação do IPPUR. De caráter interdisciplinar, os trabalhos abordam temas como saneamento, organização do território, políticas públicas, crise econômica, mídias sociais e política, saúde pública, questões de gênero, entre outros.

A 10ª Semana de Integração Acadêmica (Siac) começou na segunda-feira (22/10) com uma homenagem à trajetória de mulheres na Universidade. O debate “Mulheres na Ciência” deu início ao evento, que segue até 27/10, reunindo trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação, além de atividades da extensão universitária.

A reitora, Denise Carvalho, e as pró-reitoras Gisele Pires (Graduação), Denise Freire (Pós-Graduação e Pesquisa) e Ivana Bentes (Extensão) estiveram presentes na abertura do evento e destacaram a importância da integração acadêmica no fortalecimento da instituição e da ciência.

Segundo Bentes, a edição atual da Siac teve aumento de trabalhos inscritos, mesmo em período de contingenciamento. “Queremos apresentar um festival para a cidade, uma virada universitária e acadêmica”, afirmou a pró-reitora.

Denise Freire, por sua vez, celebrou o crescimento de 12% do número de trabalhos de pesquisa inscritos em relação à edição anterior: “Esse evento ajudou a construir a pós-graduação na UFRJ e é muito significativo que ocorra em um grave período de ataques à pesquisa no país, com a perda de 109 bolsas de iniciação científica.”

Gisele Pires também ressaltou o importante papel da Siac na vida universitária. “Podemos observar, ao longo dessa semana, a homogeneidade, mas, acima de tudo, a integração dessa Universidade. É um momento de trocar conhecimento, apresentar trabalhos, trocar experiências e aplicar o conhecimento.”

A reitora iniciou sua fala celebrando a integração acadêmica e o ensino superior como instrumentos transformadores da sociedade, mas ponderou que ainda é necessário lutar para ampliar a inclusão. “Estamos muito aquém do número de vagas de um país desenvolvido. E só é possível nos afastarmos da ideia de Brasil Colônia a partir da educação laica e inclusiva que fazemos. Pode não ser a política do governo, mas é uma política institucional.”

Para maiores informações sobre a 10ª SIAC, acesse o site da UFRJ.

 

» Texto com colaboração de Kaio Pimentel (GPDES) e Cordcom/UFRJ.