O atendimento aos estudantes de graduação do GPDES é realizado pela Secretaria Acadêmica.

Contatos:

Jaqueline Ribeiro da Costa
secretariacoordenacao@gpdes.ufrj.br

Juliano D’Amato
ensino@gpdes.ufrj.br

Kariny Barbosa
requerimento@gpdes.ufrj.br

Horários de Atendimento:

Terça e quarta-feira:13h00 às 18h30
Sexta-feira:
13h00 às 17h00

Para agilizar o seu atendimento, veja os formulários disponíveis abaixo:

Formulários GPDES

Normas e regulamentos

A norma Deliberação 01/2018 dispõe sobre a aprovação, alteração e a publicação das normas do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, bem como a consolidação dos atos regulamentares que menciona.

O quadro abaixo apresenta um resumo das normas em vigência no IPPUR/UFRJ e suas versões digitais.

Programa de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social – GPDES

Deliberação Ano Origem Conteúdo
Deliberação nº02/2013 Regulamento GPDES 2013 Colegiado GPDES Fixa o Regulamento do Programa de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social 2013.
Deliberação nº 01/2017/GPDES/CD com alterações realizadas em 2022 2017 Colegiado GPDES Dispõe sobre as normas de atividades complementares (Requisitos Curriculares Suplementares – RCS) a serem cumpridas pelo corpo discente do Curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social – GPDES do IPPUR/UFRJ.
Deliberação IPPUR nº 01/2021 – GPDES 2021 Colegiado GPDES Aprova o Programa de Estágio Supervisionado para os estudantes do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social – GPDES.
Deliberação IPPUR nº 02/2021 – GPDES 2021 Colegiado GPDES Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso do Programa de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social

Normas do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – IPPUR

Deliberação Ano Origem Conteúdo
Deliberação nº01/2004 CD Grupos Laboratórios Pesquisa 2004 IPPUR/CD Normas sobres Grupos/Laboratórios de Pesquisa
Deliberação nº 01/2005 CD/Regras Rediscussão Temas CD 2005 IPPUR/CD Estabelece normas para a rediscussão e revisão de deliberações do CD
Deliberação nº01/2011 CD Regimento Interno IPPUR 2011 IPPUR/CD Regimento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ
Deliberação nº03/2011 – Submissão Ponto Pauta/CD 2011 IPPUR/CD Esta Resolução dispõe sobre a submissão, de pontos para efeito de inclusão na pauta das reuniões Ordinárias do Conselho Deliberativo do IPPUR/UFRJ.
Deliberação nº01/2014 CD Tabela Progressão Funcional 2014 IPPUR/CD Tabela e perfis para Progressão e Promoção IPPUR.
Deliberação nº02/2017 CD Afastamento Aperfeicoamento 2014 CD Procedimento de afastamento para capacitação e qualificação de docentes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ
Portaria nº12854 Estágio Probatório IPPUR 2019 CCJE Tabela de distribuição de pontos para avaliação docente em
estágio probatório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – IPPUR

Atos Acadêmicos

Matrícula

É a vinculação do aluno à Universidade por intermédio de um centro universitário.

Cancelamento
de Matrícula

É a cessação total do vínculo do aluno com a Universidade.

Inscrição
em Disciplinas

O curso, antes do início do período letivo, promove a inscrição em disciplinas. Este ato é a vinculação do aluno ao ensino de uma determinada disciplina.

Mudança
de Curso

O aluno que quiser mudar de curso deverá procurar o centro universitário em cujo âmbito se localiza o curso para o qual deseja se transferir.

Agendamento de Defesa de TCC 2022.2

Diretrizes para agendamento de Defesa de TCC 2022.2

Dispensa
em Disciplinas

A dispensa de disciplina deverá ser requerida ao Departamento correspondente, que deverá examinar sua correspondência quanto ao programa apresentado, a carga horária, data em que cursou e grau de aprovação da disciplina em questão.

Manutenção
de Vínculo

A matrícula na UFRJ poderá ser mantida para prosseguimento de estudos se o seu curso de graduação compreender diferentes habilitações. A opção pela nova habilitação ou modalidade deverá ser feita junto à Unidade por escrito e antes da colação de grau.

Trancamento
de Inscrição

O aluno só poderá desistir da Inscrição em Disciplina com autorização do Professor Orientador, desde que ainda não tenha decorrido um quarto do período letivo.

Trancamento de Matrícula

Se o aluno precisar interromper as atividades acadêmicas por motivo de viagem, doença, dificuldade financeira, insatisfação com relação ao curso escolhido, horário de trabalho e problemas familiares, ele poderá solicitar trancamento de matrícula, na Unidade, através do preenchimento de formulário específico, a qualquer época, salvo na última metade do período letivo.

Colação de Grau

A Colação de Grau é o último ato acadêmico oficial do qual o graduando participa. É uma cerimônia simples, realizada no próprio IPPUR, na qual a participação do aluno é obrigatória.

Na cerimônia o formando assinará o livro de registro de concluintes e receberá uma Certidão de Colação de Grau, que servirá como comprovante de conclusão de curso até a expedição de seu diploma.

O aluno somente estará habilitado a solicitar participação na cerimônia de Colação de Grau após ter concluído o curso, com aprovação em todas as disciplinas e requisitos curriculares suplementares constantes da grade curricular.

Para solicitar participação na cerimônia de Colação de Grau é necessário que o aluno apresente na Secretaria do curso os seguintes documentos (originais e cópias legíveis):

  • 1

    Certidão de nascimento ou casamento;

  • 2

    Carteira de identidade;

  • 3

    CPF;

  • 4

    Nada Consta (obtido na biblioteca integrada EBA/FAU/IPPUR);

  • 5

    Título de eleitor;

  • 6
    Comprovante da votação na última eleição (1º e 2º turnos, quando houver) ou Certidão de Quitação Eleitoral emitida através do site do TSE;
  • 7

    Cópia do documento de identificação do estudante, e

  • 8

    Certificado de Conclusão do Ensino Médio (frente e verso), com a informação de publicação no Diário Oficial, a partir de 1985 (exceto os obtidos em Instituições Federais ou fora do Estado do Rio de Janeiro);

  • 9

    Relação de alunos concluintes do ensino médio publicada no Diário Oficial (com o nome devidamente identificado com caneta ou marca texto)

Diploma

Diploma de Dignidade Acadêmica

A UFRJ concede dignidade acadêmica aos alunos que concluíram a graduação e atendem ao conjunto dos seguintes requisitos:

  • Possuir um número de créditos superior a 80% de seu curso;

  • Ter completado o curso dentro do período de tempo previsto como duração normal;

  • Não ter sofrido qualquer sanção disciplinar.

A UFRJ concede dignidade acadêmica aos alunos que concluíram a graduação e atendem ao conjunto dos seguintes requisitos:

A concessão do diploma de dignidade acadêmica, nas suas respectivas modalidades, é feita aos alunos que alcançarem, durante todo o curso, os coeficientes de rendimento abaixo relacionados, levando-se em consideração as notas de aprovação final do aluno em todas as disciplinas:

  • “Summa cum laude”: CR igual ou superior a 9,5;

  • “Magna cum laude”: CR igual ou superior a 9,0; e

  • “Cum laude”: CR igual ou superior a 8,0.

Os alunos que atenderem aos requisitos devem entrar com o pedido diretamente na Divisão de Registro de Estudante (DRE), situada no prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). Contato através do e-mail direcao@dre.ufrj.br ou do telefone 3938-9407.

Os diplomas de dignidade acadêmica são entregues em solenidade especial, estabelecida pela UFRJ.

Formulários GPDES

Prazo de resposta

Recebimento:

Documentação para colação de grau (conforme calendário) No site do IPPUR após 20 dias (apto ou não apto)
Relatório de estágio Não tem retirada
Relatório de monitoria Não tem retirada
Documentação de horas complementares Não tem retirada

Pedido:

Inclusão e exclusão de disciplinas Não tem retirada
Alteração de grau e frequencia (AGF) Não tem retirada
Equivalência Não tem retirada
Trancamento de Matrícula Não tem retirada
Declaração e Histórico Oficial Retirada em 48 horas úteis