Lançamento do livro Feminismurbana: um projeto teórico e político
Boletim nº 68, 29 de março de 2023
Feminismurbana um projeto teórico e político é o título do livro organizado pelas pesquisadoras Diana Helene Ramos e Rossana Tavares Brandão que marca a celebração de 10 anos do blog Feminismurbana. O lançamento da publicação está previsto para maio deste ano, durante o XX ENANPUR, em Belém (PA).
Criado em 2013, durante um período de grande ebulição dos movimentos sociais, inclusive feministas, o blog teêm sido o espaço onde as pesquisadoras vêm compartilhando textos próprios e de outras autoras, eventos e referências nacionais e internacionais do urbanismo e de outros campos disciplinares que tratam das desigualdades de gênero e dos feminismos a partir do território, em especial das cidades.
Diana e Rossana conceberam o projeto do blog durante o doutorado-sanduíche, quando ambas estavam na França envolvidas em pesquisas com abordagens feministas. A inspiração, como afirma Rossana Brandão, veio de um desafio em comum: “nós, como pesquisadoras, percebíamos e enfrentávamos naquela época um deserto de referências no campo da arquitetura, do urbanismo e do planejamento no Brasil. Pouca coisa chegava traduzida, havia poucos grupos de pesquisa, mesmo fora da nossa área, que dialogavam com pesquisadoras que estavam já há algum tempo se dedicando ao debate do espaço urbano e as mulheres”. O blog foi então criado como um espaço virtual para agregar pessoas que compartilhassem dos mesmos interesses de pesquisa e que estivessem enfrentando desafios semelhantes.
A publicação do livro Feminismurbana, um projeto teórico e político conta com recursos da FAPERJ e reúne versões revisadas e adaptadas de artigos e textos produzidos pelas autoras, tanto individualmente como em conjunto e com outras parcerias acadêmicas, entre elas a profa. Mariana Albinati, do IPPUR. A obra está sendo organizada em 3 sessões: “O feminismo no campo da Arquitetura e Urbanismo – uma conciliação necessária”, “Reflexões a partir do corpo e do lugar social das mulheres nas cidades capitalistas” e “As lutas urbanas dos movimentos de mulheres – entre a casa e a rua”.
O prefácio é da professora Raquel Rolnik (USP) e o posfácio da profa. Fernanda Sanchez (UFF). O Conselho Editorial é composto pelas professoras Gabriela Leandro Pereira (UFBA), Paula Freire Santoro (USP), Rachel Barros de Oliveira (Ong FASE e UERJ) e Tatiana Dahmer Pereira (UFF).
Importante destacar que a trajetória das duas autoras passa pelo IPPUR: Diana, hoje professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), lecionou no Instituto durante estágio de Pós-doc (2017-2018), depois de ter cursado o doutorado no IPPUR, tendo sua tese “Preta, pobre e puta” premiada no Prêmio CAPES de Teses 2016. Rossana, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), é mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo PPGPUR e este ano compôs a mesa de abertura da Semana 8M.
No texto de apresentação da obra, as autoras expressam sua expectativa com esta publicação: “Esperamos que o livro também dê suporte e inspire muitas outras intelectuais feministas para construirmos uma perspectiva ampla e transformadora de nossas práticas. E esse projeto é político, teórico e prático”.
Acompanhe informações sobre o lançamento no blog Feminismurbanas.